Esportes

Esportes

Clubes e federação recebem notificação por inadimplência no FGTS

As equipes da A.A. Portuguesa e Costa Rica E.C. têm 10 dias para apresentar sua defesa à notificação da Superintendência Regional do Trabalho. A federação foi multada em R$ 1.415,01 e deve recorrer à Caixa Econômica Federal.

Continue lendo...

Em meio às mudanças de gestão no futebol de Mato Grosso do Sul, os clubes Associação Atlética Portuguesa e Costa Rica Esporte Clube foram pegos de surpresa nesta terça-feira (13) com uma notificação da Superintendência Regional do Trabalho sobre inadimplência em relação ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e à Contribuição Social.

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) também foi notificada e multada em R$ 1.415,01, mas deve recorrer com a Caixa Economica Federal. 

Os clubes e a entidade têm 10 dias para apresentar a defesa de forma eletrônica. Conforme o documento assinado por Marcelo Nantes de Oliveira, chefe da Seção de Multas e Recursos, as defesas que não atenderem aos requisitos de admissibilidade, legitimidade e representação não serão aceitas.

Além dos 10 dias para apresentar as defesas, a FFMS precisa correr contra o tempo para regularizar o pagamento.

Caso o débito não seja quitado, o processo poderá ser encaminhado à Procuradoria da Fazenda Nacional para inscrição na Dívida Ativa da União, o que pode resultar em uma cobrança judicial. No entanto, ainda cabe recurso contra a decisão.

Em contato com o presidente Gilmar Ribeiro, da A.A. Portuguesa, ele informou ao Correio do Estado que não tinha conhecimento da dívida. No entanto, já entrou em contato com o setor jurídico e o escritório de contabilidade para entender o assunto e atualizar a situação o mais rápido possível. 

Na mesma linha, o presidente do Costa Rica, André Baird, relatou à reportagem que foi pego de surpresa, mas já entrou em contato com o escritório de contabilidade para entender a situação.

Ele também afirmou que o clube espera resolver o problema o mais rápido possível e, caso se trate de uma falha humana, buscará soluções para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro.

Em contato com a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), a entidade informou que está trabalhando com os setores jurídico e de contabilidade para resolver a situação o mais rápido possível. Segundo a FFMS, foram pegos de surpresa com a notificação, pois, de acordo com o conhecimento da entidade, não há pendências com a Caixa Econômica Federal. 

Federação afirma que não tem pedências com a Caixa, por isso deve recorrer da multa/ Divulgação


O que acontece se o FGTS não for regularizado? 

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) corresponde a 8% do salário do funcionário, valor que o empregador deve repassar à União mensalmente.

O dinheiro depositado é devolvido ao trabalhador em caso de demissão sem justa causa, compra de imóvel, doença grave ou aposentadoria.

A ausência do recolhimento dos depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é considerada uma falta grave por parte do empregador e pode levar à rescisão indireta do contrato.

Isso significa que o trabalhador pode romper o contrato de trabalho e a empresa terá que pagar as verbas rescisórias devidas, como se fosse uma dispensa sem justa causa.

Assine o Correio do Estado

 

Decisão

Saiba onde assistir Vasco x Corinthians pela final da Copa do Brasil

Segundo jogo da decisão acontece no próximo domingo (21), no Maracanã

19/12/2025 14h15

Foto: Agência/ Estadão Conteúdo

Continue Lendo...

Após o empate sem gols no jogo de ida, Vasco e Corinthians voltam a se enfrentar neste domingo (21) para decidir o campeão da Copa do Brasil de 2025. A grande final será disputada a partir das 17h (de MS), no Maracanã, com transmissão ao vivo na TV aberta e em múltiplas plataformas. Em caso de novo empate no tempo regulamentar, a decisão do título será definida nas cobranças de pênaltis.

Além da taça, a partida vale uma vaga direta na Libertadores de 2026. Esta é a única oportunidade para as duas equipes alcançarem a competição continental, já que terminaram o Campeonato Brasileiro nas 13ª e 14ª colocações, respectivamente. O Maracanã, que tem capacidade para mais de 78 mil espectadores, deve receber público próximo da lotação máxima. 

A decisão será a 109ª vez na história em que Vasco e Corinthians se enfrentam. O retrospecto é amplamente favorável ao clube paulista, que soma 49 vitórias contra 25 do time carioca, além de 34 empates. No recorte das últimas 20 partidas entre as equipes, Vasco conseguiu apenas um resultado positivo.

O Corinthians busca o tetracampeonato da Copa do Brasil, após os títulos conquistados em 1995, 2002 e 2009. O clube ainda chegou às finais de 2018 e 2022, mas acabou ficando com o vice-campeonato. Já o Vasco, campeão em 2011 ao vencer o Coritiba, disputa sua terceira final e tenta o bicampeonato. Em 2006, o Cruzmaltino ficou com o vice após perder a decisão para o Flamengo.

Prováveis escalações

Vasco:
Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Puma Rodríguez; Thiago Mendes, Cauan Barros e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Andrés Gómez e Rayan.

Corinthians:
Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, André Ramalho e Matheus Bidu; Raniele, José Martínez, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto.

Arbitragem

Árbitro principal: Wilton Pereira Sampaio
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira

Onde assistir

TV Globo (TV aberta)
SporTV (TV fechada)
Premiere (pay-per-view)
Ge TV (YouTube)
Amazon Prime Video

Assine o Correio do Estado

Esportes

Cruzeiro inicia reformulação e confirma saídas de Gamarra, Eduardo e Bolasie

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro

18/12/2025 23h00

Bolasie, Eduardo e Gamarra

Bolasie, Eduardo e Gamarra Montagem

Continue Lendo...

O Cruzeiro oficializou a saída de três jogadores do elenco principal e deu mais um passo no planejamento para a temporada de 2026, sob o comando do técnico Tite. Bolasie, Eduardo e Gamarra não seguem no clube, decisão que já vinha sendo indicada nos bastidores e foi confirmada por meio das redes sociais.

Contratados para a temporada atual, os três atletas tiveram trajetórias distintas no clube mineiro. O meia Eduardo foi quem mais atuou, sendo frequentemente utilizado como opção no banco de reservas ao longo do ano. Já o atacante Bolasie e o zagueiro Gamarra enfrentaram maior dificuldade para ganhar espaço entre os titulares.

Emprestado pelo Athletico-PR, Gamarra teve poucas oportunidades com o até então técnico Leonardo Jardim. Em outubro, o defensor chegou a revelar publicamente o desejo de deixar o Cruzeiro, mas acabou permanecendo até o fim da temporada. Agora, ele será repassado pelo clube paranaense ao Olimpia, do Paraguai, com contrato até dezembro de 2026.

Bolasie, por sua vez, alternou momentos de participação com longos períodos fora das partidas. O atacante chegou a ficar cerca de 45 dias sem entrar em campo entre agosto e setembro, retornando apenas nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Na temporada, contribuiu com quatro gols e três assistências.

Apesar da passagem curta, Bolasie ganhou identificação com a torcida pelas comemorações após as vitórias, frequentemente registradas em vídeos nas redes sociais. O atacante também protagonizou provocações ao Atlético-MG durante confrontos da Copa do Brasil, o que ajudou a ampliar sua visibilidade entre os torcedores.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).