Esportes

BRASILEIRÃO

Com erro de Cássio, Fluminense derrota Corinthians no Mané Garrincha

Com erro de Cássio, Fluminense derrota Corinthians no Mané Garrincha

Continue lendo...

Com uma "ajuda" do goleiro Cássio, o Fluminense derrotou o Corinthians por 1 a 0, neste domingo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Paulo Henrique Ganso marcou o único gol do jogo no primeiro tempo, após uma falha grosseira de Cássio. Na última rodada, no empate por 2 a 2 contra o Ceará, o goleiro já teve atuação contestada, após sofrer um gol olímpico nos acréscimos.

O Corinthians encerra o primeiro turno com 32 pontos, dez atrás do líder Flamengo, ainda na briga pelas primeiras posições. A vitória leva o Fluminense para 18 pontos, na 16ª posição, e tira o clube carioca da zona do rebaixamento.

A derrota encerrou uma invencibilidade de dez partidas do Corinthians no Brasileirão (cinco vitórias e cinco empates). O time ainda não havia sido derrotado desde o retorno da competição após a disputa da Copa América.

Na 20ª rodada, a primeira do returno, o Corinthians enfrenta o Bahia, sábado, 19h, em Itaquera. Antes disso, porém, o time de Carille entra em campo na quarta-feira, também em seu estádio, para enfrentar o Independiente del Valle, pela primeira partida das semifinais da Copa Sul-Americana. Já o Fluminense encara o Goiás, no domingo, no Serra Dourada.

O JOGO - A condição ruim do gramado do Mané Garrincha quase tirou Cássio do jogo. Durante o aquecimento, a bola tocou o solo na grande área e acertou o rosto do goleiro, que caiu no gramado e precisou de atendimento médico.

Com a bola rolando, Corinthians e Fluminense fizeram um primeiro tempo movimentado, mas de pouca criatividade e chances de gols. O lado direito corintiano com Fagner e Pedrinho, ponto forte do time de Carille, não funcionou.

Diante de um cenário de poucas chances e equilíbrio, a vantagem parcial do time carioca se deu por uma falha individual do goleiro Cássio.

A melhor chance do Corinthians na primeira etapa veio através da bola parada. Aos 7, após cobrança de escanteio, Gil cabeceou e acertou a trave de Muriel. O Fluminense também respondeu com uma jogada de bola parada. Aos 29, Nenê cobrou falta com perigo sobre o gol.

Quando a primeira etapa caminhava para o empate sem gols, Ganso arriscou um chute de fora da área, Cássio tentou encaixar a bola, mas ela bateu nos braços do goleiro e foi para as redes. Falha do goleiro corintiano.

"Fui fazer o movimento e infelizmente a bola saiu do meu braço. Foi uma falha que não pode acontecer. Mas faz parte do jogo", reconheceu o goleiro, que negou que a bolada sofrida no rosto antes do início da partida tenha influenciado na falha que originou o gol do Fluminense. "Lógico que tomei a bolada ali, mas não tenho problema (de admitir), foi falha minha, tomei o gol e não tem o que justificar".

No segundo tempo o Corinthians se lançou ao ataque em busca do empate e deu espaços para os contRa-ataques do Fluminense, que não aproveitou a chance de ampliar o placar.

Mesmo com maior tempo de posse de bola, o time de Carille continuou encontrando dificuldades na criação das jogadas, a ponto de o goleiro tricolor Muriel não ter praticado nenhuma defesa importante.

Carille ainda tentou aumentar o volume ofensivo com as entradas de Vagner Love e Boselli, mas não chegou ao gol de empate.

Nos acréscimos, após cobrança de falta de Jadson, Gil subiu livre de marcação, mas cabeceou para fora, acabando com as chances do empate.

FICHA TÉCNICA:

FLUMINENSE 1 x 0 CORINTHIANS

FLUMINENSE: Muriel; Gilberto, Nino, Digão e Caio Henrique; Yuri Lima (Dodi), Allan (Frazan), Ganso (Pablo Dyego), Nenê e João Pedro; Yony González. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Carlos Augusto; Gabriel (Vagner Love), Júnior Urso (Jadson), Janderson, Mateus Vital, Pedrinho; Gustavo (Boselli). Técnico: Fábio Carille

GOLS - Ganso, aos 39 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO - Jean Pierre Gonçalves Lima (RS).

CARTÕES AMARELOS - Júnior Urso, Nino, Yuri Lima, Muriel, Gilberto.

RENDA - R$ 1.444.560,00.

PÚBLICO - 15.733 pagantes.

LOCAL - Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).

"ERROS GRAVES"

Pantanal vai à FFMS e pede exclusão de árbitro que apitou semifinal

Através de documento enviado à Federação, o clube relatou dois lances capitais que poderiam ter mudado o resultado do jogo; assista as polêmicas

17/03/2025 12h05

Operário e Pantanal empataram em 2x2 pelo jogo de ida da semifinal

Operário e Pantanal empataram em 2x2 pelo jogo de ida da semifinal Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

Neste domingo (16), Operário e SAF Pantanal empataram em 2x2 no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Sul-Mato-Grossense, mas o time visitante reclamou e muito de algumas decisões da arbitragem de Raphael Cosmo.

Em documento enviado à Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) e acessado pelo Correio do Estado, o clube se manifestou oficialmente e pediu exclusão do árbitro da partida pelo restante do campeonato, além de um pedido de desculpas da entidade que controla o futebol sul-mato-grossense.

Segundo o Pantanal, dois lances capitais mudaram a história do jogo. O primeiro aconteceu logo no início da partida, aos 11 minutos da primeira etapa, quando o zagueiro Fell atingiu o atacante Léo Itaperuna em entrada descrita pelo clube campo-grandense como “violenta, temerária e absolutamente desproporcional”, o que o faria receber o cartão vermelho, mas recebeu apenas o cartão amarelo.

 

Já o outro lance foi no final da partida, quando já estava empatado em 2x2. Aos 37 minutos do segundo tempo, o atacante Robinho foi atingido pelo goleiro Elisson ao tentar driblá-lo dentro da grande área, o que seria pênalti para a equipe visitante.

 

“Além da óbvia necessidade de exclusão do Sr. Raphael Cosmo do campeonato como punição pelos graves erros cometidos, o pedido de desculpas não é um mero gesto simbólico, mas sim uma prática estabelecida pelas principais federações brasileiras e ligas internacionais em casos de erros graves cometidos pela arbitragem”, disse a SAF em documento enviado à FFMS.

Ainda, o clube solicita que as duas demandas sejam atendidas até o dia 21 de março, um dia antes do jogo de volta da semifinal, que será disputado novamente no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, mas com mando do Pantanal.

Nas redes sociais, Glauber Caldas, treinador da antiga Portuguesa, divulgou vários momentos em que federações e entidades esportivas se “desculparam” e admitiram erros de arbitragem em jogos.

Dentre eles, quando a CBF reconheceu que houve uma decisão equivocada no jogo entre Operário (MT) e Novorizontino (SP), que acarretou no gol do clube paulista e, consequentemente, eliminação da equipe mato-grossense, pela segunda fase da Copa do Brasil deste ano.

“Parabéns, CBF! Mas é o mínimo que uma confederação ou federação deve fazer. A não ser que seja conivente com o erro, que haja conflito de interesse, que tenha lado, tenha torcida ou que não seja profissional”, disse o treinador do Pantanal no Instagram, em tom de indireta para a FFMS.

O JOGO

Logo aos 4 minutos, Tássio abriu o placar para os visitantes, após escorar a bola de cabeça entre os zagueiros operarianos. Dois minutos mais tarde, Bambello empatou para o Galo. Após falha da zaga adversária, o operariano bateu cruzado de perna direita e superou o goleiro Zuba.

No fim da primeira etapa, Raphinha marcou aos 41’ e colocou os mandantes em vantagem após bater de perna direita na entrada da área e não dar chances para o goleiro pantaneiro. A equipe alvinegra desceu para o intervalo com a vantagem no placar.

No segundo tempo, o Pantanal criou mais oportunidades e chegou ao empate aos 11’ com Léo Itaperuna, que marcou novamente de cabeça para os visitantes.

Os dois finalistas garantem vaga na Copa do Brasil do próximo ano, do qual, nesta edição, participaram Operário e Dourados como representantes do Mato Grosso do Sul. Já a classificação à Série D do Campeonato Brasileiro fica apenas com o campeão.

Assine o Correio do Estado

SUL-MATO-GROSSENSE

Ivinhema vence fora de casa e coloca "um pé" na final do Estadual

Com gol de Wendel, aos 11 minutos da segunda etapa, o Azulão fica bem próximo de voltar à decisão do Sul-Mato-Grossense após 10 anos, já que agora decide em casa

17/03/2025 09h45

Ivinhema bate o Águia Negra por 1x0 e fica próximo de final do Sul-Mato-Grossense

Ivinhema bate o Águia Negra por 1x0 e fica próximo de final do Sul-Mato-Grossense Foto: Marcelo Berton

Continue Lendo...

Após liderar a fase inicial, o Ivinhema saiu na frente no primeiro jogo da semifinal e está próximo de voltar à decisão do Campeonato Sul-Mato-Grossense após 10 anos.

Com o primeiro jogo no Estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante, o Azulão do Vale tinha uma difícil missão, vencer o Águia Negra fora de casa, onde, até o jogo de ontem, o adversário tinha cinco vitórias e um empate em seis jogos na competição.

Porém, com certo favoritismo ao seu favor, o Ivinhema não se acovardou por jogar em território inimigo e foi para cima. No início da segunda etapa, após lançamento pelo lado direito, Wendel ganhou dos defensores na corrida e bateu no canto do goleiro para fazer o único gol da partida.

Após o tento, o Águia Negra ensaiou uma pressão, mas nada aconteceu. E o 1x0 permaneceu até o final.

Essa foi a primeira derrota do Águia Negra em casa na temporada e, do outro lado, o Ivinhema colocou “um pé” na final do Estadual, fase que não chega desde 2015, quando foi vice-campeão para o Comercial.

O jogo de volta acontece no próximo domingo (23), às 17h, no Estádio Saraivão. Ambas as equipes já se enfrentaram na casa do Ivinhema pela fase de grupos, partida com vitória do time mandante por 2x0.

NA OUTRA SEMIFINAL...

Na tarde deste domingo (16), pelo jogo de ida do outro lado da chave, Operário e SAF Pantanal empataram em 2x2, no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas.

Logo aos 4’ Tássio abriu o placar para os visitantes, após escorar a bola de cabeça entre os zagueiros operarianos. Dois minutos mais tarde, Bambello empatou para o Galo. Após falha da zaga adversária, o operariano bateu cruzado de perna direita e superou o goleiro Zuba.

No fim da primeira etapa, Raphinha marcou aos 41’ e colocou os mandantes em vantagem após bater de perna direita na entrada da área e não dar chances para o goleiro pantaneiro. A equipe alvinegra desceu para o intervalo com a vantagem no placar.

No segundo tempo, o Pantanal criou mais oportunidades e chegou ao empate aos 11’ com Léo Itaperuna, que marcou novamente de cabeça para os visitantes.

O jogo da volta será no sábado (22), às 16h, novamente no Estádio das Moreninhas, mas desta vez com o Pantanal como mandante.

SAIBA

Os dois finalistas garantem vaga na Copa do Brasil do próximo ano, do qual, nesta edição, participaram Operário e Dourados como representantes do Mato Grosso do Sul. Já a classificação à Série D do Campeonato Brasileiro fica apenas com o campeão.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).