Esportes

LUTO

Começa o velório de Pelé; súditos entram na Vila Belmiro para se despedir do Rei

Corpo do ex-jogador, morto na última quinta-feira (29), chegou ao estádio que o projetou ao futebol às 4h54

Continue lendo...

O adeus ao Rei do Futebol necessitou paciência e protetor solar. Quatro filas em zig-zag em uma das laterais do estádio da Vila Belmiro, em Santos, marcaram o início do velório de Pelé, às 10h desta segunda-feira (2). Amigos e parentes foram os primeiros a entrar.

O corpo do ex-jogador, morto na última quinta-feira (29), chegou ao estádio que o projetou ao futebol as 4h54, após duas horas de cortejo desde o Hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo.

Integrantes de uma torcida organizada soltaram fogos na chegada do corpo em carro funerário escoltado por batedores e carros da polícia. Ao redor do estádio há várias faixas em comércios e casas em homenagem a Pelé.

Desde então, a fila foi crescendo lentamente até torcedores e fãs chegarem em peso, a partir das 8h30.
Há cerca de mil jornalistas credenciados entre brasileiros e estrangeiros, como ingleses, italianos, mexicanos e de países sul-americanos.

O caixão foi colocado em uma tenda no meio do gramado por volta das 9h30. O ex-atacante Pepe, parceiro histórico de Pelé com a camisa do Santos, foi um dos primeiros a se aproximar.

Pouco antes, o sistema de som da Vila tocou o hino do Santos e uma música cantada pelo Rei, em que ele dizia que era o Pelé e que havia vindo de Três Corações (MG).

O gari Saulo Duarte Soares, 36, de Juquiá (SP), chegou a Santos na sexta-feira (30) exclusivamente para participar do funeral.

Antes de entrar na fila, viu a homenagem com drones ao Rei na virada do ano, na Praia do Gonzaga
Nesta terça iria ver Pelé pela segunda vez. A primeira foi quando era ainda adolescente, na inauguração de um ginásio em sua cidade

"Vou entrar na fila quantas vezes conseguir até amanhã [terça]", afirmou o gari, que disse contar com a colaboração de vizinhos da Vila para ir ao banheiro, comer e tomar banho.

O velório vai sem interrupção, até as 10h desta quarta (3), quando sairá o cortejo pelas ruas de Santos, passando pelo Canal 6, onde mora dona Celeste, mãe de Pelé.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, foi a primeira autoridade a chegar nesta segunda.
Pouco depois, chegou ao local o presidente da Fifa, Gianni Infantino. Também estão confirmadas as presenças do chefe da CBF, Ednaldo Rodrigues, do governador Tarcísio de Freitas (Podemos) e do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), além de ex-jogadores do Santos, que têm uma entrada exclusiva no estádio.

Muitos anônimos vieram de longe, como a servidora pública Adriana Bonfim, 53, que pegou um voo no início da noite de domingo em Brasília, alugou um carro em São Paulo e passou madrugada à espera do início do velório.
"Fiz isso pelo que ele representou ao Brasil", disse.

NOVOS ARES

Guardiola quer campo-grandense para substituir melhor do mundo, diz portal inglês

Após lesão no ligamento cruzado anterior (LCA), Rodri deve perder o restante da temporada europeia e Éderson é um dos alvos do Manchester City para substituir o espanhol na posição

16/11/2024 11h00

Éderson (à esquerda) é um dos queridos de Guardiola (centro) para substituir Rodri (à direita)

Éderson (à esquerda) é um dos queridos de Guardiola (centro) para substituir Rodri (à direita) Foto: Montagem

Continue Lendo...

Após quatro derrotas seguidas e perder o melhor do mundo (eleito pela France Football/UEFA dia 28 de outubro) Rodri pelo restante da temporada, o Manchester City deve ir às compras na próxima janela de transferências europeia e já definiu seus alvos para substituir o volante espanhol, um deles é o campo-grandense Éderson, da Atalanta (Itália), segundo informação do portal inglês Football Insider.

No dia 22 de setembro, no clássico entre Manchester City e Arsenal, o meio-campista Rodri rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito, uma das lesões mais graves do futebol, quando o tecido que liga o fêmur à tíbia sofre uma ruptura, tendo a necessidade de intervenção cirúrgica.

Com isso, foi constatado que o volante ficará de fora do restante da temporada e retornar somente em junho de 2025, para a disputa do novo Mundial de Clubes da FIFA.

Peça-chave do esquema utilizado por Pep Guardiola, a perda de Rodri vem sendo um pesadelo para o time inglês. Nas últimas quatro partidas em todas as competições, o City perdeu todas, feito inédito na carreira do condecorado treinador espanhol. 

Vendo a necessidade de um volante com as mesmas características do melhor do mundo, o clube de Manchester listou opções para a posição, entre eles, o sul-mato-grossense Éderson, que pode vestir a camisa do atual campeão inglês já em janeiro, quando abre a próxima janela de transferência europeia.

Essa não é a primeira vez que o volante da Atalanta é apontado como um dos interesses do clube inglês. Em outubro, quando a lesão de Rodri ainda era recente, o veículo espanhol Fichajes colocou que o Manchester City já monitorava as atuações do brasileiro. 

Mesmo com o forte interesse das partes inglesas em contar com o futebol do sul-mato-grossense, a Atalanta deve fazer “jogo duro” para liberá-lo. Segundo o site especializado em transferências Transfermarkt, o volante é avaliado em 40 milhões de euros (R$ 245,2 milhões de reais na cotação atual) e também interessa outros clubes gigantes do velho continente. 

Além disso, o clube italiano é a segunda colocada no Campeonato Italiano e não está disposta a liberar mais uma peça-chave da equipe nesta temporada, já que em agosto perdeu o holandês Koopmeiners para a rival Juventus. Diante desses obstáculos, o Manchester City pode ir atrás de outro volante espanhol: Martín Zubimendi, da Real Sociedad (Espanha).

Mesmo tendo a mesma idade de Éderson, o espanhol é avaliado em 20 milhões de euros a mais do que o brasileiro e é considerado um plano B, justamente pelo seu alto preço. Porém, a dificuldade para tirar Zubimendi do atual clube não deve ser tanta, já que a Real Sociedad é um clube financeiramente e esportivamente mais instável do que a Atalanta.

Destaque continental

O campo-grandense Éderson parece estar vivendo o auge da sua curta carreira nesta atual temporada, fato constatado através de suas atuações nestes primeiros jogos, sendo o 11º melhor brasileiro na Liga dos Campeões (Champions League) e o 3° melhor brasileiro no Campeonato Italiano.

Segundo dados do Sofascore, aplicativo especializado em estatísticas esportivas, o volante da Atalanta (Itália) tem nota média de 7.15 na competição continental, o que lhe rende a 11ª maior nota entre os brasileiros e na frente de jogadores mais badalados, como Marquinhos, do Paris-Saint-Germain (França), Gabriel Jesus, do Arsenal (Inglaterra), e o xará Éderson, do Manchester City (Inglaterra).

Até este momento, sua equipe acumula duas vitórias e dois empates em quatro jogos na competição e Éderson foi titular em todas, além de ocupar a 9ª posição na classificação geral, à frente de equipes como Real Madrid (Espanha), Milan (Itália), Bayern de Munique (Alemanha) e Manchester City. Na última rodada, que aconteceu na quarta-feira (06), a Atalanta venceu o Stuttgart (Alemanha) por 2x0, fora de casa.

Ainda, em setembro deste ano, na 1ª rodada da Champions League, o volante foi eleito o melhor jogador da partida contra o Arsenal, confronto que terminou empatado em 0x0, mas sua valência em campo e o pênalti sofrido durante o jogo foram os destaques entre os jogadores que atuaram.

Além de boas atuações na Liga dos Campeões, o clube italiano também é destaque no campeonato nacional, onde está na terceira colocação, com 22 pontos, três atrás do líder Napoli, do qual a Atalanta "passou o carro" no último domingo (3), ao vencer por 3x0, em Nápoles (Itália). Neste jogo, o campo-grandense recebeu nota 8 e ficou no time da semana da competição.

Éderson acumula uma nota média 7.26 na competição, com um gol, uma assistência, 10 desarmes e 89% de precisão no passe, sendo assim, é o terceiro melhor brasileiro na liga, atrás dos compatriotas Bremer, da Juventus, e Dodô, da Fiorentina. Amanhã, domingo (10), a Atalanta volta a campo no Italiano e vai enfrentar a tradicional Udinese, atual oitavo colocado.

Fora da última convocação

O volante Éderson foi convocado para a seleção brasileira para a disputa da Copa América, em junho. Porém, o campo-grandense só atuou em poucos minutos, na última partida da equipe na fase de grupos, no empate contra por 1x1 contra a Colômbia.

Na última convocação para a Data FIFA de novembro, o técnico da seleção brasileira Dorival Júnior não "lembrou" do sul-mato-grossense e chamou outros jogadores da mesma posição, foi o caso de Gerson, do Flamengo, André, ex-Fluminense e atualmente no Wolverhampton (Inglaterra), Bruno Guimarães, do Newcastle (Inglaterra), e Andreas Pereira, do Fulham (Inglaterra).

Atual campeão continental

Em maio deste ano, a Atalanta venceu o time sensação da Europa na temporada passada Bayer Leverkusen (Alemanha) por 3x0 e foi campeão da Europa League, o que marca também o primeiro título continental da equipe italiana.

Trajetória

Aos 13 anos, Éderson começou a ser construído como jogador na escolinha de futebol do bairro Tiradentes, na região leste de Campo Grande. Pouco tempo depois, foi levado para o clube Desportivo Brasil (SP), para então seguir a sua carreira profissional.

Em julho de 2019, o Cruzeiro (MG) se interessou pelo jogador e pagou cerca de R$ 1,6 milhão pelo futebol do volante. Em apenas sete meses no clube mineiro, Éderson se transferiu para o Corinthians (SP) a custo zero. 

No clube alvinegro, atuou em 25 jogos e marcou 3 gols, fazendo parte do elenco vice-campeão do Campeonato Paulista em 2020. Em março de 2021, foi emprestado ao Fortaleza (CE), sendo um dos destaques do Campeonato Brasileiro naquele ano.

Em janeiro do ano seguinte, por necessidade financeira, o Corinthians deu fim ao empréstimo e acertou a venda do atleta ao Salernitana (Itália) por 6,5 milhões de euros. 

No clube italiano, se destacou rapidamente e em menos de seis meses no clube, despertou o interesse da Atalanta, também da Itália, que pagou cerca de 22,9 milhões de euros pelo jogador. Até então, ainda veste as cores da equipe azul e preta.

Assine o Correio do Estado

SÉRIE A

Com 4 mudanças em 10 anos, Estadual terá premiação em 2025

Federação anunciou prêmio de R$ 80 mil para o campeão e o vice da competição

16/11/2024 09h45

A final do Estadual deste ano foi entre Operário e Dourados, com a vitória do campo-grandense

A final do Estadual deste ano foi entre Operário e Dourados, com a vitória do campo-grandense Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Reunião com presidentes dos clubes da primeira divisão define um novo formato de disputa já para o Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025. A competição passou pela quarta mudança de regulamento em 10 anos.

Segundo a definição em Conselho Arbitral da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), a primeira fase da competição voltará a ser disputada no formato de pontos corridos, em que as 10 equipes participantes se enfrentam em 9 rodadas.

No Estadual deste ano, a competição ocorreu no formato mais utilizado da década, com as equipes divididas na primeira fase em dois grupos com cinco equipes, classificando quatro clubes de cada grupo para as quartas de final e rebaixando os últimos para a segundona.

Na edição do ano que vem, após as nove rodadas, os dois últimos colocados serão rebaixados e os dois primeiros avançam direto para as semifinais.

Os clubes que ficarem da terceira à sexta colocação disputam a segunda fase no formato mata-mata, que vale a classificação para ocupar as outras duas vagas que restarem para a fase semifinal.

As equipes que vencerem o confronto direto das semifinais, além de garantir as vagas para a disputa da Copa do Brasil de 2026, também vão receber uma premiação inédita em dinheiro. De acordo com a FFMS, 
o campeão vai embolsar R$ 45 mil, enquanto o vice-campeão vai receber R$ 25 mil.

De acordo com o presidente interino da FFMS, Estevão Petrallás, a proposta de mudança no formato da competição partiu dos clubes e deve proporcionar uma competição diferenciada.

“Tenho a certeza de que a competição vai ganhar muito com isso, principalmente agora que serão 10 clubes na mesma chave, todo mundo se enfrentando, e isso é muito interessante e atrativo para nós e para o torcedor”, afirmou.

O diretor de Competições da FFMS, Marcos Antônio Tavares, também comentou sobre a mudança que, para ele, deve melhorar a disputa competitiva entre os clubes.

“Houve uma evolução na questão de motivar a competição. Primeiro porque todo mundo vai brigar para ser primeiro ou o segundo colocado na primeira fase e pular direto para a semifinal”, disse.

“Além disso, há a disputa natural para se manter na zona de classificação e evitar o rebaixamento. Na sequência, terão os confrontos eliminatórios até a fase final, que sempre chama atenção do torcedor”, complementou.

Outro formato de disputa que foi utilizado no Estadual nos últimos 10 anos foi o hexagonal final, que ocorria após o fim da primeira fase, em que seis equipes classificadas da fase de grupos disputavam 10 jogos para definir o campeão. Esse modelo se manteve em apenas dois anos (2021 e 2022).

PARTICIPANTES

Com a definição dos dois times que subiram da Série B para a primeira divisão, seguem abaixo os clubes que vão disputar o Estadual de 2025:

  • Aquidauanense Futebol Clube;
  • Associação Futebol Clube Pantanal;
  • Costa Rica Esporte Clube;
  • Corumbaense Futebol Clube;
  • Coxim Atlético Clube;
  • Dourados Atlético Clube;
  • Ivinhema Futebol Clube;
  • Operário Futebol Clube;
  • Esporte Clube Águia Negra;
  • Clube Esportivo Naviraiense.

A definição da tabela do próximo Estadual foi montada por meio de sorteio realizado no arbitral, apontando a ordem de jogos dos clubes e quais farão cinco jogos como mandantes e quais fazem quatro partidas em casa nas primeiras nove rodadas.

A primeira rodada, que está marcada para ocorrer entre os dias 18 e 19 de janeiro, serão disputadas as seguintes partidas: Pantanal vs. Dourados, Aquidauanense vs. Ivinhema, Operário vs. Águia Negra, 
Naviraiense vs. Corumbaense e Costa Rica vs. Coxim.

O atual campeão do Estadual é o Operário, que já anunciou a volta do técnico Leocir Da’llastra, vencedor do Sul-Mato-Grossense 2024 com o clube.

Em 2025, o Galo representa o Estado na Copa Verde, no Brasileiro Série D e na Copa do Brasil em conjunto ao Dourados, que foi o vice-campeão na última edição.

SAIBA

Apenas os mandos de jogos e os confrontos foram definidos para o Estadual 2025. A FFMS ainda não divulgou os estádios que vão receber as partidas.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).