Esportes

ESPORTES

Por aclamação, Alexandre Farias é eleito presidente da Confederação Brasileira de Tênis

Farias encabeçou chapa única inscrita na eleição, batizada de "Juntos por todos os Tênis"

Continue lendo...

Alexandre Farias foi eleito neste sábado por aclamação, em São Paulo, para comandar entre o quadriênio 2025-2029 a Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Ele terá Aristides Barcellos e Eduardo Gordilho como vice-presidentes a partir de 6 de março de 2025, data do início da nova gestão.

Farias encabeçou a chapa única inscrita na eleição, batizada de "Juntos por todos os Tênis".

Sem concorrentes, ele foi eleito por aclamação durante a Assembleia Geral Eletiva (AGE), na capital paulista, local onde está sendo disputado o confronto entre Brasil e Argentina pelos playoffs da Billie Jean King Cup.

O nome da chapa faz referência às três modalidades sob gestão da CBT: tênis, beach tennis e tênis em cadeira de rodas.

"A melhor forma de desenvolvermos os nossos esportes é capilarizá-los por todo o Brasil, o que já tem acontecido durante a gestão do Rafael Westrupp. Então, é importante levar o tênis, o tênis em cadeira de rodas e o beach tennis a mais cidades", afirmou o novo presidente.

Farias vai substituir Rafael Westrupp, presidente da CBT por dois mandatos consecutivos - assumiu o cargo em março de 2017.

O novo mandatário da confederação conta com o apoio do atual dirigente. E tem trajetória semelhante. Assim como Westrupp, Farias é catarinense e liderou a Federação Catarinense de Tênis.

Os dois trabalhavam bem próximos uma vez que a sede atual da CBT se localiza no mesmo prédio da federação estadual.

Advogado há 31 anos, Farias tem ligação com o tênis desde 1997, quando foi diretor de tênis da Sociedade Recreativa Mampituba.

O dirigente também tem atuação no futebol. Desde 2021, é vice-presidente administrativo do Criciúma Esporte Clube, sendo responsável pelo planejamento estratégico.

Além dos cargos executivos da CBT, também foram eleitos os novos membros do Conselho Fiscal:

  • Elizângela Moreira,
  • Wilson Leite e
  • José Mauro Chagas.

Já os membros suplentes do Conselho Fiscal são Rodrigo Gargiulio, Luis Eduardo Nunes e Anderson Richa.

 

Assine o Correio do Estado

TÊNIS

Brasil bate Suíça e avança na Copa Davis

Orlando Luz e Rafael Matos carimbam vaga no Rio de Janeiro

19/09/2026 22h00

Orlando Luz e Rafael Matos

Orlando Luz e Rafael Matos Foto: LUIZ CANDIDO/CBT

Continue Lendo...

A dupla brasileira de Orlando Luz e Rafael Matos confirmou o favoritismo diante dos suíços Jakub Paul e Dominic Stricker, venceu por 2 sets a 0, e fez o terceiro ponto da equipe brasileira. Com o resultado, o time nacional fez 3 a 0 nl duelo contra os europeus e avançou no Grupo Mundial 1 da Copa Davis. As parciais do jogo no Rio de Janeiro foram 7/6(1) 6/2 após 1h45 de encontro.Orlando Luz e Rafael MatosOrlando Luz e Rafael Matos

As outras vitórias foram de João Fonseca e Gustavo Heide em simples, na sexta-feira.

Com o resultado, o Brasil está classificado para os Qualifers, e tem chances de brigar por vaga na fase final na temporada 2027.

ESPORTE

Brasil vence Venezuela e está no mundial de vôlei masculino

Seleções brasileira e argentina decidem vaga olímpica no domingo

19/09/2026 13h38

O resultado mantém o time com 100% de aproveitamento e na liderança brasileira na competição.

O resultado mantém o time com 100% de aproveitamento e na liderança brasileira na competição. Divulgação: CBV

Continue Lendo...

A seleção masculina de vôlei venceu a equipe da Venezuela por 3 sets a 0 na manhã deste sábado (19) na quarta rodada do Sul-Americano da modalidade. A partida foi disputada no ginásio do Maracanazinho e valeu a vaga para o Brasil no mundial de 2027.O resultado mantém o time com 100% de aproveitamento e na liderança brasileira na competição.O resultado mantém o time com 100% de aproveitamento e na liderança brasileira na competição.

As parciais foram 25/19, 25/14 e 25/19 para mais de 7200 pessoas. 

O resultado mantém o time com 100% de aproveitamento e na liderança brasileira na competição. O oposto Bryan foi novamente o maior pontuador em quadra, desta vez com 13 acertos. 

Neste domingo (20), às 10h, o time do técnico Bernardinho enftenta a Argentina, valendo o título e a vaga nos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).