Esportes

vôlei masculino

Das quadras de escola pública de Campo Grande para o mundo

Aos 24 anos, o central Judson Nunes vive momento de ascensão na carreira, com convocação para a seleção brasileira

Continue lendo...

Entre as novidades na convocação da seleção brasileira, o campo-grandense Judson Amabel Nunes da Cunha Júnior foi um dos destaques da primeira semana de Liga das Nações de Voleibol Masculino. Com início na modalidade aos 14 anos, o central do Suzano Vôlei começou a praticar o esporte na equipe da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, em Campo Grande, durante o Ensino Médio.

Ao Correio do Estado, o atleta contou como surgiu o seu interesse pelo vôlei de quadra. “Iniciei minha trajetória no vôlei quando eu estava no 2º ano do Ensino Médio. Minha irmã indicou para os meus pais para eu poder estudar e jogar na escola dela, o Maria Constança”, disse.

No colégio, Judson ficou um ano e meio treinando e jogando pela equipe escolar, pela qual disputava competições em Campo Grande, chegando até a final dos jogos escolares.

O interesse do atleta pela modalidade aumentou a ponto de se mudar de Campo Grande e iniciar uma carreira no Paraná, ainda no vôlei de base, no qual Judson chamou atenção das equipes paulistas, conquistando a Taça Paraná de Voleibol.

“Minha primeira oportunidade de jogar em São Paulo foi após o título do campeonato de base, da Taça Paraná. Recebi um contrato para jogar pela equipe juvenil Suzano”, declarou o atleta.

O central também chegou a atuar, aos 18 anos, no clube campo-grandense Radio Clube/AVP, em que jogou pela primeira vez a Superliga B de 2017. 

Após a disputa da Superliga, Judson seguiu a sua carreira no vôlei no interior paulista, onde foi atleta do Sesi Bauru Sub-21(2018), Vôlei Itapetininga (2018/2019) e Pacaembu Ribeirão Preto (2019/2020).

Em ascensão na carreira, Judson foi contratado em 2020 pelo Montes Claros América, para disputar a Superliga.

Judson ainda jogou pelo Vôlei Renata (2021/2022) e pelo clube atual, Suzano Vôlei. Desde então, o central sul-mato-grossense se manteve frequentemente classificado para os playoffs da Liga.

O jogador teve o seu melhor desempenho na última edição da Superliga, terminando a campanha com o Suzano Vôlei nas semifinais da competição e sendo eleito o melhor central da Superliga 2022/2023, liderando o ranking de bloqueadores da Liga, com 76 pontos conquistados no fundamento.

“Desde que cheguei a Montes Claros, e nesses últimos anos, quando joguei em Campinas e Suzano, foram anos de crescimento e evolução. Sempre analisando no fim da temporada o que foi feito de bom, o que poderia melhorar para o outro ano, para ir progredindo e acho que deu certo”, relatou.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Judson Nunes (camisa 30), comemorando ponto contra a Argentina, pela Liga das NaçõesJudson Nunes (camisa 30), comemorando ponto contra a Argentina, pela Liga das Nações

Após ser um dos atletas destaque na Superliga deste ano, Judson, que nunca havia defendido a seleção brasileira de vôlei nem mesmo nas categorias de base, foi convocado pelo técnico da seleção brasileira, Renan Dal Zotto, para a disputa da Liga das Nações, na qual esteve com o grupo que disputou a primeira etapa em Ottawa, no Canadá, do dia 7 até o dia 11 de junho.

“Sobre a convocação, foi um momento muito especial da minha vida, foi um ano incrível que tive no Suzano e, depois de tudo o que eu vivi lá nesta temporada, a convocação veio para coroar este ano abençoado, que foi de muito trabalho”, analisou.

A confiança que Judson teve na temporada da Liga deu lugar, inicialmente, ao nervosismo no primeiro coletivo com a seleção no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema, no Rio de Janeiro.

“Minha mulher diz que eu sempre falo que estou de boa e tranquilo, mas nesse momento foi uma sensação diferente, aquele frio na barriga. Mas foi muito especial. No primeiro coletivo, senti que estava nervoso na hora em que lancei a bola para sacar. Aí pensei: tenho que dar uma aquietada no coração e focar. Depois disso, deu tudo certo e consegui me soltar”, disse.

Nas quatro partidas que o Brasil disputou nesta primeira semana de Liga das Nações, Judson começou no banco em três delas, contra a Alemanha, que terminou na vitória do Brasil por 3 sets a 1, contra a Argentina (3 a 2 para o Brasil) e no jogo contra a Cuba (3 a 2 para o rival).

Porém, na última disputa, contra a poderosa seleção dos Estados Unidos, o central sul-mato-grossense teve a oportunidade de estrear como titular, contribuindo com 12 pontos na vitória brasileira por 3 sets a 1.

O ponteiro Lucarelli foi o maior pontuador da partida, com 19 acertos, e o oposto Alan marcou 17 pontos.
Os resultados deixaram a seleção brasileira na quinta colocação da Liga das Nações, que é disputada por 16 países.

A seleção masculina volta a jogar a Liga das Nações na terça-feira, quando começa a segunda etapa em Orléans, na França. O time verde-amarelo enfrenta a Bulgária, às 14h30min (de MS).

SAIBA

Aos 24 anos, Judson Nunes já conquistou em sua carreia no vôlei a Copa Sesi e a Copa São Paulo, foi campeão paulista, vice-campeão da Copa Brasil e vice-campeão da Taça Paraná Juvenil.

ESPORTE

Campo Grande recebe medalhistas olímpicos para discutir formação esportiva

Fórum de Formação Esportiva das Capitais 2026 ocorrerá nas 27 capitais do Brasil até o fim de 2028

14/09/2026 12h15

André Heller e Magic Paula integram o Comitê Brasil de Clubes

André Heller e Magic Paula integram o Comitê Brasil de Clubes Montagem

Continue Lendo...

No dia 21 de outubro, Campo Grande recebe o ex-jogador André Heller, campeão olímpico, em 2004, e mundial de voleibol, e a também campeã mundial e medalhista olímpica de basquetebol, em 1996, Magic Paula. Ambos integram o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e participarão do Fórum de Formação Esportiva das Capitais 2026.

O evento reunirá representantes de clubes, federações, confederações, ligas, associações e gestores públicos para discutir a formação de atletas e políticas públicas para o esporte sul-mato-grossense. A Fundação Municipal de Esportes (Funesp) será responsável pela realização, em parceria com o CBC. O fórum integra um circuito nacional que passará pelas 27 capitais brasileiras até o final de 2028.

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 9 de outubro. As vagas são limitadas e os interessados em participar do evento devem se inscrever através deste link (clique aqui). A programação será realizada das 8h30 às 15h30, no Gran Murano Buffet, com palestras, painéis e almoço de networking.

A Funesp será representada pelo diretor-presidente, Maicon Mommad, que participa como palestrante com o tema “A formação esportiva e as políticas públicas de esporte no município de Campo Grande/MS”.

“Para a Funesp, fazer parte desse evento é muito importante porque a gente consegue, juntamente com o CBC, fomentar os clubes da capital para que possam ter melhores estruturas para ofertar aos seus atletas condições de treino, participação em eventos. Isso fortalece a política pública do esporte do município. Representa também colocar o Centro-Oeste, principalmente o Mato Grosso do Sul, nesse cenário, das grandes competições, da formação de grandes clubes e atletas. Campo Grande fica muito feliz em receber esse evento e com certeza será de grande valia”, afirmou o diretor-presidente.

A programação inclui ainda palestra sobre a atuação do CBC no cenário nacional, painel sobre história e legado do esporte, discussão sobre políticas esportivas para entidades públicas e privadas e apresentação do Programa de Formação de Atletas do CBC.

Serviço

Fórum de Formação Esportiva das Capitais 2026

  • Data: 21 de outubro
  • Horário: 8h30 às 15h30
  • Local: Gran Murano Buffet – Avenida Mato Grosso, nº 5.046
  • Inscrições: gratuitas, com vagas limitadas. Para participar, realize a inscrição clicando aqui até 9 de outubro.

esportes

Grêmio demite Luís Castro após sequência ruim do Brasileirão; Felipão assume interinamente

Treinador de 65 anos balançava no cargo e não resistiu à sequência ruim do time gaúcho no Brasileirão

13/09/2026 22h00

Foto: Reprodução Instagram/luis_castro_official

Continue Lendo...

Um dia após a derrota em casa para o Vasco, o Grêmio anunciou neste domingo, 13, a demissão do técnico português Luís Castro. O treinador de 65 anos balançava no cargo e não resistiu à sequência ruim do time gaúcho no Brasileirão.

Também deixam o clube os auxiliares Vítor Severino e Pedro Mané, o preparador de goleiros Daniel Correia, o analista de desempenho Nuno Baptista e os preparadores físicos Nuno Cerdeira e Betinho.

""O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense comunica oficialmente que o técnico Luís Castro e sua comissão deixam o comando da equipe profissional", diz nota divulgada pelo clube. "O Grêmio agradece aos profissionais pelo trabalho realizado e deseja sucesso na continuidade de suas carreiras."

A diretoria do Grêmio está no mercado em busca de um novo treinador. Por ora, "o coordenador técnico Luís Felipe Scolari dirigirá a equipe na partida diante do Botafogo na próxima quarta-feira, no Rio de Janeiro", informou o clube. O jogo atrasado é válido pela 21ª rodada.

Castro chegou ao Grêmio no início do ano e comandou a equipe tricolor em 50 jogos na temporada. Sob o comando do português, o time gremista acumulou 19 vitórias, 15 empates e 16 derrotas, com um aproveitamento de 47%.

Com Castro, o Grêmio foi campeão gaúcho e está na semifinal da Copa do Brasil. Contudo, a equipe soma apenas 28 pontos em 26 rodadas no Brasileirão e está próxima da zona de rebaixamento.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).