Esportes

decisão

Di María treina e deve reforçar a Argentina na final da Copa

Por outro lado, o técnico Lionel Scaloni não poderá contar com Papu Gómez

Continue lendo...

Em clima descontraído, a Argentina treinou visando a decisão com a França na final da Copa do Mundo, neste domingo, às 11h (de MS), no Lusail Stadium.

O técnico Lionel Scaloni abriu apenas 15 minutos para a imprensa, o suficiente para ver Di María trabalhando com bola e notar a ausência de Papu Gómez, que é a principal dúvida para a final.

Titular durante a fase de grupos, Di María ficou fora das oitavas contra a Austrália por lesão, jogou apenas dez minutos contra a Holanda por causa de uma sobrecarga muscular e não foi acionado diante da Croácia por precaução, até porque a vitória foi encaminhada ainda no primeiro tempo.

Apesar de ter treinado normalmente, o atacante da Juventus deve ficar como opção no banco de reservas, já que o meio de campo formado por Paredes, Enzo Pérez, De Paul e Mac Allister agradou ao treinador. No ataque, Julián Álvarez confirmou a titularidade ao fazer dois dos três gols diante dos croatas.

Papu Gómez, que já havia ficado de fora da semifinal, não treinou novamente. O meia está com uma lesão muscular e já vinha com dores no tornozelo durante toda a primeira fase do Mundial. Scaloni faz mistério, mas dificilmente contará com o atleta na final.

Durante as atividades, chamou atenção a presença de Sérgio Agüero, que, inclusive, vestiu o uniforme de treino e ficou no banco de reserva com jogadores e comissão técnica. Ele teria grandes chances de estar no grupo se não fosse um problema cardíaco que o obrigou a encerrar a carreira.

Para a partida, Scaloni poderá contar com os laterais Montiel e Acuña, que desfalcaram a seleção na vitória sobre a Croácia, na semifinal, por 3 a 0, por acúmulo de cartões amarelos. A tendência é de que apenas o último volte a ser titular, na vaga de Tagliafico.

A expectativa é de que Scaloni mande a Argentina em campo com: Emiliano Martínez; Molina, Cristian Romero, Otamendi e Acuña; Paredes, Enzo Fernández, De Paul e Mac Allister; Messi e Julián Álvarez.
A Argentina chega embalada à final, após fazer 3 a 0 na Croácia, que havia acabado de eliminar o Brasil.

A equipe sul-americana passou também por Holanda (nos pênaltis) e Austrália (2 a 1). Na fase de grupos, classificou em primeiro em uma chave com Polônia, México e Arábia Saudita, para quem sofreu seu único revés no torneio.

FRANÇA 

Dois jogadores chegam para o confronto em evidência: enquanto os argentinos pensam em como parar Mbappé, os franceses quebram a cabeça para tentar segurar Lionel Messi.

Em entrevista após a classificação para a final, conquistada com vitória de 2 a 0 sobre Marrocos, o técnico Didier Deschamps, técnico dos Le Bleus no título de 2018, admitiu que há um plano para tentar conter Lionel Messi na grande decisão.

“Nosso plano anti-Messi consiste em limitar sua influência em campo a favor da Argentina”, afirmou em coletiva pós-jogo.

Deschamps elogiou Lionel Messi e chegou a fazer uma análise sobre a diferença de função do craque argentino nas duas Copas.

“Messi tem sido incrível desde o começo da Copa do Mundo. Quatro anos atrás, ele atuou como um centroavante contra nós. Agora ele está dividindo o ataque com um homem de referência, tendo mais liberdade para receber a bola e fazer as jogadas que sabe fazer”, pontuou.

Assine o Correio do Estado

 

 

Futebol de MS

Desejo de se tornar SAF cresce entre clubes de MS

Conforme informações apuradas pela reportagem, o Operário Futebol Clube, o Esporte Clube Comercial e o Dourados Atlético Clube iniciaram conversas para entender como funciona a transição para a gestão empreendedora sob o modelo da SAF

12/11/2024 17h00

Operário Futebol Clube é um dos clubes que está em processo para se tornar SAF

Operário Futebol Clube é um dos clubes que está em processo para se tornar SAF Divulgação/ Operário FC

Continue Lendo...

Após a oficialização do FC Pantanal SAF como novo modelo de gestão no estado, mais três clubes de Mato Grosso do Sul demonstraram interesse em abandonar o modelo associativo para se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol. Os clubes que iniciaram as conversas foram: Operário Futebol Clube, Esporte Clube Comercial e Dourados Atlético Clube (DAC).

Durante a coletiva de imprensa na tarde de ontem (11), o assessor de interesses esportivos do governo do estado, Júlio Brant, explicou à reportagem que três clubes o procuraram para entender como funciona o projeto. Sobre o DAC, houve conversas iniciais, mas Operário e Comercial demonstraram maior interesse, e as conversas com esses clubes seguem mais intensas.

"Operário e Comercial me procuraram para entender o processo. Sobre o Dourados, houve conversas iniciais também. Mas posso afirmar que, além do Pantanal SAF, Comercial e Operário estão mais avançados nesse tema", relata Brant à reportagem.

Júlio Brant, além de empresário, é uma figura conhecida e tem ligações diretas com o Vasco da Gama. Ao ser questionado sobre como vê o apoio empresarial nos clubes de Mato Grosso do Sul, Brant foi enfático ao dizer que as gestões ruins nos últimos anos têm afastados os empresários do estado e que o setor empresarial precisa fazer parte do dia a dia dos clubes.

"O mercado hoje responde muito rápido e os clubes precisam pensar de forma empresarial. Eles precisam parar com essa dependência de pedir dinheiro ao governo do estado e conseguir andar sozinhos, com as próprias pernas. Esse dinheiro que é destinado aos clubes poderia ser melhor utilizados em áreas como saúde, educação, habitação e saneamento. Por isso, vemos que os clubes precisam adotar uma mentalidade empresarial e, com o investimento no modelo SAF, os clubes de Mato Grosso do Sul poderão ter uma estrutura digna e enfim, pensar alto. ', relatou Júlio Brant.


O Modelo SAF é a única solução para MS? 

Para muitos dirigentes, a solução para sair do buraco é o pagamento das dívidas para conseguir montar um elenco forte.

A reportagem entrou em contato com o presidente do Operário, Nelson Antônio da Silva, que confirmou as conversas iniciais para a transição de modelo SAF, informação também divulgada pelo assessor do governo do estado, Júlio Brant. 

Atualmente, o Operário Futebol Clube enfrenta enormes dificuldades financeiras para montar uma equipe competitiva para o estadual de 2025. Com dívidas em torno de R$ 2 milhões, reconhecidas pela Procuradoria Geral da Fazenda, o maior clube de Mato Grosso do Sul, com 13 títulos estadual, sendo a última conquista em 2024 ao vencer o Dourados Atlético Clube por 3 a 1, confirmou a entrega de documentos e o início do processo para mudança de gestão governativa.

"Virar SAF é a única solução para que o Operário consigam competir. Quem não seguir esse caminho vai fechar as portas. Estamos em processo de entrega de documentação, mas o caminho é longo, pois é necessário pagar taxas diversas à CBF e à federação, além de realizar o registro em cartório e outros detalhes, como a abertura de um CNPJ, mas posso confirmar que sim, o Operário precisa olhar para o futuro', explicou o presidente do Operário à reportagem.

Outra grande equipe do estado, com 9 títulos estaduais e que também enfrenta enormes dificuldades financeiras, é o Esporte Clube Comercial.

De acordo com o presidente Claudio Barbosa, que confirmou o seu afastamento por motivos de saúde e familiar, disse que também há conversas para o Colorado se tornar SAF no futuro. Mas antes, as atenções atualmente estão nas eleições para escolha do novo presidente. 

"Houve, sim, conversas para entender a mudança para SAF, mas estamos, neste momento, organizando as eleições do clube, e somente o novo presidente e a nova diretoria poderão falar sobre o assunto. Eu mesmo vejo que a SAF é a única solução para o Comercial, por isso acredito que a próxima gestão estará aberta para ouvir novos investidores que sejam sérios, com contratos de investimentos financeiros tanto no profissional, na base, quanto no futebol feminino', afirmou o presidente." 

O atual vice-presidente Marlon Brandt foi o único a demonstrar interesse em ser o próximo presidente do Comercial. Neste final de semana, ele esteve presente no Fórum de Gestão Esportiva, ouvindo dirigentes de clubes que compartilhavam projetos vencedores que deram certo em clubes de futebol no país.

 

Em conversas .... 
 
O terceiro clube que demonstrou interesse em adquirir um investidor é o Dourados Atlético Clube.  

No último dia 2 de novembro, o jornalista Pedro Reis revelou em suas redes sociais que um empresário de Presidente Prudente (SP), em conjunto com ex-técnico da Seleção Boliviana, Antônio Carlos Zago, manifestou interesse em investir no clube, com auxilio do empresário prudentino, Thiago Dantas.

A reportagem conseguiu contato com o empresário, que possui investimentos em criptomoedas e no setor de informática, e confirmou as conversas, mas não avançou até o momento. 

"Quem abriu mesmo as negociações com o DAC foi o Zago, que tem familiares em Dourados e negócios comigo em Presidente Prudente. Eu sou o homem do dinheiro, mas o projeto está nas mãos do Zago, que vem conversando com diversas equipes em busca de investimentos."

Ao ser questionado sobre quais seriam esses investimentos, o empresário prudentino foi enfático ao dizer que a pretensão é divulgar seus atletas em diversos clubes espalhados pelo país.

"Eu e o Zago somos gerentes da Genius Football Agency, uma academia que gerencia atletas para equipes do país. Estamos conversando com equipes no interior de São Paulo e cinco em MS, mas posso afirmar que ainda não apresentei nada, apenas consultamos possibilidades. Há uma possibilidade inicial de enviarmos atletas para competir em Dourados, assim, nos aproximaríamos e evoluiríamos em um possível investimento maior, mas, por enquanto, são apenas conversas iniciais', relatou."

Antônio Carlos Zago, conforme informações da assessoria de imprensa, ele não falará sobre o assunto neste momento.

Assine o Correio do Estado.

FUTSAL FEMININO

Sem patrocínio, Serc busca apoio para representar MS na Taça Brasil

Para disputarem a competição sediada no Espírito Santo, atletas e técnicos estão organizando uma rifa

12/11/2024 09h45

Fixa e capitã do time salesiano, Bruna Elisbão será uma das atletas de MS na disputa da Taça Brasil

Fixa e capitã do time salesiano, Bruna Elisbão será uma das atletas de MS na disputa da Taça Brasil Foto: Mauricio Moreira/CBFS

Continue Lendo...

A equipe feminina da Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Serc) vai representar Mato Grosso do Sul em mais uma edição da Taça Brasil de Futsal Feminino, mesmo precisando custear as despesas por conta própria.

A competição ocorrerá no município de Serra (ES) e reunirá 12 equipes participantes, as quais se enfrentarão do dia 22 a 28. Essa será a quinta edição que a Serc disputará. 

Em 2022, quando a taça foi sediada em Campo Grande, a equipe foi vice-campeã.

Mesmo mantendo a tradição de participar na principal competição do futsal feminino brasileiro, a Serc disputará a Taça Brasil sem o apoio de patrocinadores ou parcerias. Por esse motivo, atletas da equipe e da comissão técnica organizam uma vaquinha para arcar com os custos da viagem, além de hospedagem e alimentação.

PARCERIA SERC/UCDB

A parceria vitoriosa entre a Serc e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) se fez presente nos últimos cinco anos, mas teve fim no início deste ano.

Desde então, a equipe de futsal feminino – que é formada por atletas da UCDB – disputou a Liga Nacional de Futsal e a Supercopa com extremas dificuldades financeiras, precisando levantar recursos com rifas e vendas de balas para conseguir frequentar 
as competições quando as partidas eram fora do Estado.

Já a equipe salesiana, nesses últimos anos, figurou entre as principais do País no futsal feminino, disputando a Supercopa, a Taça Brasil, a Copa do Brasil, a Copa do Mundo de Futsal e a Liga Nacional de Futsal (LNF).

Sem manter a parceria neste ano, a UCDB focou neste segundo semestre nas competições universitárias. No mês passado, por exemplo, ficou entre as quatro melhores equipe do Brasil pelo segundo ano consecutivo nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs).

TRANSIÇÃO

Sem apoio proveniente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) neste ano, a equipe da UCDB conseguiu garantir um aporte financeiro por meio de um edital dedicado ao esporte local, a fim de continuar disputando as competições nacionais em 2025.
Tendo esse aporte financeiro para o ano que vem, até o fim de 2025, a equipe salesiana disputará apenas o Estadual de futsal e deverá focar na melhoria da equipe com a contratação de novas atletas, a fim de reforçar o elenco.

TAÇA BRASIL

A Taça Brasil de Futsal, competição organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), será disputada na Arena Jacaraípe, que têm capacidade para mil pessoas. 

As equipes participantes jogam a primeira fase divididas em três grupos, com três equipes cada.

No grupo A estão Taboão Magnus (SP), Adef (DF), Boa Esperança (ES) e Balsas (MA). Já no grupo B jogam Telêmaco Borba (PR), Resenhas (GO), Conceito/Estrelas (BA) e Acel (ES). Pelo Grupo C, Celemaster (RS), Praia Clube (MG), Amazonas (AM) e a Serc se enfrentam.

O líder e o vice-líder de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados, avançam às quartas de final. O mata-mata será com jogo único até a grande final. As duas equipes finalistas carimbam vaga para a Supercopa 2025, em busca do sonho de representar o Brasil na Libertadores de futsal.

Saiba

A equipe paulista Taboão Magnus conta no seu elenco com uma jogadora de MS: Julia Name, ex-Serc/UCDB.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).