Esportes

Copa do Mundo

Inglaterra goleia o Irã, e protestos entram em campo no Qatar

O confronto marcou, também, a primeira vez desde o Mundial de 1950 que o hino oficial da Inglaterra tocado no torneio foi "God Save the King"

Continue lendo...

Primeira seleção campeã mundial a entrar em campo nesta Copa do Mundo, a Inglaterra fez valer as expectativas em torno da partida tanto no aspecto esportivo quanto no político.
Momentos antes de a bola rolar para o confronto contra o Irã, no estádio internacional Khalifa, em Doha, os jogadores ingleses ajoelharam-se em campo em um protesto contra o racismo.
Quando a bola rolou, a seleção europeia dominou a partida e goleou o adversário por 6 a 2, com cinco gols marcados por jogadores negros: Jude Bellingham, Saka (duas vezes), Sterling e Rashford. Grealish fechou a goleada. Mehdi Taremi marcou os dois do Irã.
Os jogadores iranianos também protestaram. Eles optaram por não cantar o hino nacional do país, em uma aparente demonstração de apoio aos manifestantes em seu território. Os protestos foram desencadeados pela morte de uma jovem sob custódia da polícia moral.
Já os jogadores ingleses se ajoelham, como fazem antes de todas as partidas desde o assassinato de George Floyd, em junho de 2020, nos EUA. A morte do homem negro, asfixiado por agentes policiais, impulsionou uma série de protesto ao redor do mundo, sob a bandeira do movimento "Black Lives Matter".
Na Inglaterra, os times também fazem protestos antes dos jogos da Premier League, assim como atletas ingleses de outros esportes, como o piloto de F1 Lewis Hamilton.
Em março deste ano, a seleção inglesa recebeu um relatório com acusações de abusos e desrespeitos cometidos contra mulheres, a comunidade LGBTQIA+ e trabalhadores imigrantes no país-sede do Mundial. Na ocasião, o volante Jordan Henderson, vice-capitão do elenco, disse que a situação era "horrenda".
A partir daí, o time inglês já começou a traçar os planos para os protestos que faria durante o torneio. Um deles, no entanto, acabou sendo vetado pela Fifa.
O capitão Harry Kane foi expressamente proibido pela entidade de usar uma braçadeira com as cores do arco-íris e o slogan "One Love", de apoio aos membros da comunidade LGBTQIA+. A determinação ocorreu após um encontro entre representantes da Fifa e da seleção inglesa, segundo jornal The Telegraph.
Ao todo, 10 das 32 seleções que estão na Copa pretendiam usar a braçadeira, mas foram alertadas de que isso poderia resultar em punições, como cartão amarelo para os seus jogadores. Na Copa do Mundo, com dois cartões acumulados, um atleta já deve cumprir um jogo de suspensão.
Nesta segunda (21), sete dessas equipes anunciaram que seus capitães não usariam mais a braçadeira.
"Como federações nacionais, não podemos colocar nossos jogadores em uma posição na qual poderiam enfrentar sanções esportivas, incluindo cartões", disseram em nota conjunto as seleções da Inglaterra, País de Gales, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Holanda e Suíça.
Pela seleção inglesa, o capitão Harry Kane jogou com uma braçadeira dada pela própria entidade máxima do futebol. A peça tinha a inscrição "no discrimination" ("não à discriminação").
O jogador teve boa atuação na partida, mas foram ingleses negros que tiveram o maior destaque.
Só no primeiro tempo, foram três gols. Jude Bellingham marcou aos 35 minutos, Saka fez o primeiro dele aos 43 e Sterling balançou a rede nos acréscimos.
A etapa inicial ficou marcada ainda pela primeira substituição extra da história das Copas do Mundo por concussão. A nova regra foi adotada pela Fifa justamente a partir desta edição. Em caso de substituições por suspeita de concussão, os técnicos podem fazer até uma substituição sem descontar das cinco que eles têm direito.
A regra foi usada pelo Irã, que precisou substituir o goleiro Beiranvand após ele se chocar com o zagueiro e companheiro de time Majid Hosseini.
O goleiro caiu no gramado, ficou sangrando e precisou ser atendido por médicos. O jogador ainda tentou continuar na partida, mas acabou substituído por Hossein Hosseini.
Depois do intervalo, a Inglaterra ampliou aos 17 minutos, novamente com Saka. O Irã conseguiu fazer um gol com Mehdi Taremi, aos 20, mas Rashford, aos 26, e Jack Grealish, aos 45, ampliaram para os ingleses na sequência.
Antes do fim, já no minuto final, o zagueiro Stones cometeu um pênalti. O árbitro brasileiro Raphael Claus conferiu o lance no VAR (árbitro de vídeo) e Mehdi Taremi converteu a cobrança.
O confronto marcou, também, a primeira vez desde o Mundial de 1950 que o hino oficial da Inglaterra tocado no torneio foi "God Save the King" ("Deus Salve o Rei"). A versão foi novamente mudada neste ano, após a morte da rainha Elizabeth 2ª, aos 96 anos. Até então, a versão tocada era "God Save the Queen" ("Deus Salve a Rainha")


INGLATERRA


Pickford; Trippier, Stones, Maguire (Dier) e Shaw; Rice e Bellingham; Saka (Rashford), Mount (Foden) e Sterling (Grealish); Kane (Wilson). T,: Gareth Southgate

 

IRÃ


Beiranvand (Hossein Hosseini); Moharrami, Pouraliganji, Majid Hosseini e Mohammadi (Tohabi); Cheshmi (Kanaani), Nourallahi (Azmoun) e Hajsafi; Karimi (Ezatolahi), Jahanbakhsh (Gholizadeh) e Taremi. T.: Carlos Queiróz.

 

Onde: Estádio Khalifa International, em Doha, no Qatar
Quando: Às 10h (de Brasília), desta segunda-feira (21)
Árbitro: Raphael Claus (BRA)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo (BRA) e Danilo Manis (BRA)
Cartões amarelos: Jahanbakhsh e Pouraliganji (IRA)
Gols: Bellingham (ING), aos 35min, Saka (ING), aos 43min, e Sterling (ING), aos 46min do primeiro tempo; Saka (ING), aos 17min, Taremi, aos 20min, Rashford, aos 26min, Grealish, aos 45min, Taremi, aos 57min do segundo tempo

Esportes

Super Bowl 2026: onde assistir ao vivo e horários dos shows de Bad Bunny, Green Day e mais

A partida acontece no Levi's Stadium, em Santa Clara, na Califórnia, e está marcada para começar às 20h30 (horário de Brasília)

08/02/2026 19h00

Super Bowl 2026: onde assistir ao vivo e horários dos shows de Bad Bunny, Green Day e mais

Super Bowl 2026: onde assistir ao vivo e horários dos shows de Bad Bunny, Green Day e mais Divulgação

Continue Lendo...

A programação musical do Super Bowl LX vai reunir nomes populares do rock e do pop latino neste domingo, 8, com apresentações espalhadas ao longo da noite. Além da final da NFL entre New England Patriots e Seattle Seahawks, o evento terá shows no pré-jogo e o tradicional espetáculo do intervalo, que neste ano ficará por conta de Bad Bunny.

A partida acontece no Levi’s Stadium, em Santa Clara, na Califórnia, e está marcada para começar às 20h30 (horário de Brasília).

Onde assistir ao Super Bowl ao vivo

O jogo será transmitido pelos canais ESPN e SporTV 2 e pelos streamings DAZN e Disney+, com pré-jogo a partir das 19h30. O ge tv também acompanha o evento ao vivo no YouTube, com cobertura desde as 18h30.

Já a TV Globo exibirá os melhores momentos do confronto e deve mostrar o show do intervalo completo após o BBB 26, às 0h15.

Green Day abre a noite de apresentações

Antes da bola oval rolar, o Super Bowl começa a aquecer o estádio com uma apresentação do Green Day, escalado para comandar a cerimônia oficial de abertura. O grupo sobe ao palco às 20h, abrindo a sequência musical do evento.

Charlie Puth canta o hino nacional

A programação segue com um momento tradicional da final da NFL: o hino dos Estados Unidos. A performance será feita por Charlie Puth, cantor e produtor que coleciona sucessos como Attention, We Don’t Talk Anymore e See You Again.

Brandi Carlile e Coco Jones completam o pré-jogo

Outras duas apresentações estão previstas antes do início do jogo. Brandi Carlile interpreta America the Beautiful, enquanto Coco Jones canta Lift Every Voice and Sing, música que também costuma integrar cerimônias esportivas no país

Que horas começa o show do intervalo do Super Bowl?

A atração mais aguardada da noite será o show do intervalo, comandado por Bad Bunny, que terá cerca de 13 minutos de apresentação. O cantor deve levar ao palco faixas do álbum DeBÍ TiRAR MáS FOToS, vencedor do Grammy de Álbum do Ano de 2025.

O show do intervalo, no entanto, não acontece no horário fixo do início do evento. Ele só começa depois do segundo tempo, já que as partidas da NFL são divididas em quatro períodos de 15 minutos.

Como o cronômetro do futebol americano não é corrido e costuma parar diversas vezes, o tempo total do jogo pode se estender. Em média, dois períodos levam cerca de 1h30 para serem concluídos. Por isso, quem quiser assistir apenas ao intervalo pode ligar a TV por volta das 22h (horário de Brasília).

Bad Bunny está em turnê mundial e fez uma pausa na agenda para participar do Super Bowl. Na sequência, ele vem ao Brasil para dois shows marcados para os dias 20 e 21 de fevereiro, no Allianz Parque, em São Paulo.

FUTEBOL

Operário empata com o Dourados, mas garante liderança isolada do Campeonato Estadual

Jogo terminou em 1 a 1, com o gol de empate marcado pelo Dourados já nos acréscimos do segundo tempo

08/02/2026 18h00

Operário e Dourados empataram 1 a 1

Operário e Dourados empataram 1 a 1 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O Operário garantiu a continuidade na liderança do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol ao empatar com o Dourados AC (DAC) por 1 a 1, em partida válida pela 5ª rodada do Estadual, na tarde deste domingo (8).

Com o empate, o Operário soma 12 pontos, mas se mantém isolado na liderança, já que a Associacao AtlÉtica Bataguassu tem 8 pontos e pode chegar a no máximo 11 caso vença o jogo contra o Ivinhema Futebol Clube na noite de hoje.

Na partida deste domingo, no Estádio Douradão, o Operário abriu o placar nos minutos finais do primeiro tempo. Em um contra-ataque, Danilinho recebeu o passe de Robinho e bateu para o gol aos 42 minutos.

O empate também veio nos minutos finais, já nos acréscimos do segundo tempo. Em cobrança de falta aos 54 minutos, Denilton chutou direto no gol e deixou tudo igual.

O DAC soma seis pontos no campeonato e ocupa a sétima posição na tabela.

Em outra partida da 5ª rodada neste domingo, o Costa Rica  recebeu o Águia Negra no Estádio Laertão. Valber Badia abriu o placar para o Costa Rica no início do segundo tempo, mas Lucas Formiga deixou tudo igual ao marcar o gol de empate para o Águia Negra nos acréscimos.

No sábado (7), no Estádio Mário Pinto O CR Aquidauana empatou com o Corumbaense. Ambos estão empatados com o mesmo número de pontos, sendo 3 casa, mas o Aquidauaba ocupa a última posição da tabela nos critérios de desempate.

Em Campo Grande, no Estádio Jacques da Luz, o Naviraiense venceu o Pantanal SAF por 3 a 2. Momentaneamente, o Naviraiense ocupa a segunda posição, com 10 pontos, mas pode perder o lugar a depender do resultado do jogo entre Bataguassu e Ivinhema.

Campeonato Estadual

No total, dez times participam do Campeonato Sul-mato-grossense, onde três representam o Estado nas competições nacionais: Operário, Pantanal e Ivinhema, vice-campeão em 2025 e que busca a segunda vitória da história do time. 

Entre os participantes, também já levaram o primeiro lugar o Corumbaense, Costa Rica, Naviraiense e Águia Negra. 

Dourados, Bataguassu e Clube de Regatas Aquidauana seguem em busca do título inédito.

A primeira fase é classificatória, com todas as equipes se enfrentando entre si, onde avançam os seis melhores colocados. Os dois primeiros garantem vaga direta na semifinal, enquanto do 3° ao 6° disputam as quartas de final, em confrontos de ida e volta.

A partir daí, semifinal e final seguem no sistema de mata-mata, também com dois jogos e decisão por pênaltis em caso de empate no placar agregado. Na final, o mando do jogo de volta será da equipe com melhor campanha ao longo da competição.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).