Esportes

UNIÃO FAZ A FORÇA

Judô une e ajuda irmãos a evoluírem

Os três irmãos da família Demarco vêm representando Mato Grosso do Sul em competições nacionais da modalidade

Continue lendo...

O incentivo ao esporte desde cedo proporcionou para os irmãos José, Milena e Ana Clara Demarco a união familiar por meio do judô. Os atletas estão envolvidos com a modalidade desde que o irmão mais velho ingressou nos treinos.

José Marco Pereira Leite Demarco, 19 anos, é atleta Sub-21 até 88 kg e foi o precursor da família no caminho do judô. Aos sete anos de idade, José, que já se interessava por diversos esportes, começou a ter aulas de judô na escola. 

Depois de disputar as primeiras competições da modalidade, o jovem virou aluno da academia Judô Moura, onde ele e suas irmãs, Milena e Ana Clara, treinam e representam o clube nos principais torneios juniores estaduais e nacionais.

Milena e Ana Clara, antes de subirem no tatame, tinham aulas de balé na escola, mas as aulas foram encerradas. O fim do balé fez com que as meninas se interessassem pelo esporte praticado pelo irmão.
“Eu fui o primeiro a treinar judô na família, logo em seguida a Ana [irmã mais nova] me acompanhava nos treinos e decidiu começar também. E depois de um tempo a Milena [irmã mais velha] se juntou a nós”, conta José Demarco. 

Medalhista em circuito mundial de judô na Espanha, o qual já disputou por quatro vezes, e com experiência em convocação para a seleção brasileira, José foi a inspiração para suas irmãs entrarem na modalidade. 

Mas, vendo o progresso de Milena e Ana Clara no esporte, o jovem reconhece o orgulho que tem delas. “No começo, elas me tinham como espelho, sempre procurei ajudá-las no judô, e hoje, ver elas em ascensão me deixa orgulhoso também”, declara.

Vivendo um grande momento no judô, Milena Maria Pereira Leite Demarco, 18 anos, atleta Sub-21 de 57 kg, começou a treinar na academia Judô Moura aos 10 anos. Em pouco tempo de treinamento, conseguiu bons resultados, ficando na terceira colocação no Brasileiro Regional na primeira vez que disputou a competição.

Milena ressalta a importância do apoio do irmão nas arquibancadas em duas de suas conquistas recentes, a Taça Brasil de Interclubes Sub-21, na qual foi medalhista de ouro, e o Brasileiro Sub-21, na qual ficou com a prata. 

“Eu conversava com o meu sensei [Marco Moura] que tinha duas pessoas o tempo todo falando comigo na luta, o meu sensei, que estava próximo do tatame, e o meu irmão, que estava na arquibancada”, conta.

APOIO MÚTUO

Ana Clara Demarco, 15 anos, está no Sub-18 até 66 kg e, dos irmãos, foi a atleta que começou mais cedo na modalidade, com cinco anos. Apoiada pela família, Ana já disputou, em sua categoria, competições de nível sul-americano, nacional e estadual. 

Sobre a ajuda que tem dos irmãos, Ana destaca o apoio que recebe. “Meus irmãos me ajudam bastante nos treinos físicos e também no mental, me motivando quando ganho ou quando perco”. 
E acrescenta: “Como eles são mais velhos, já viajaram e competiram mais vezes que eu, então eles me ajudam com a vivência deles, com bons conselhos”. 

Milena também explica como é a conversa entre os irmãos em tempo de competições importantes. “Nós conversamos bastante durante a competição, cada adversário nosso a gente estuda junto e nos ajudamos em todos os aspectos. Cada vitória de um de nós a gente compartilha, ficamos felizes um pelo outro”.

Dentro e fora dos tatames, a família consegue se entender em diversos sentimentos que o judô proporciona. “Treinamos diariamente juntos, já temos uma conexão e conhecemos um ao outro, percebemos quando um de nós não está bem, então é muito legal quando competimos juntos no mesmo dia”, explica José Marco.
Mesmo nas dificuldades, o apoio vindo dos irmãos é um incentivo para superar os obstáculos. “Eu venho de lesão, de duas cirurgias recentes e, durante a recuperação, pensei em parar com o judô, não estava querendo mais, mas elas me incentivaram todos os dias para não parar e continuar meu processo de adaptação a uma categoria nova”, relata o atleta.

BRASILEIRO SUB-21

Os três atletas representaram Mato Grosso do Sul neste mês, no campeonato Brasileiro Sub-21, que foi realizado no Rio de Janeiro (RJ).

Entre os irmãos Demarco, Milena foi a medalhista da vez, garantindo o segundo lugar e ficando com a prata, depois de chegar à final da categoria de 57 kg.

Essa foi a segunda vez que os irmãos viajaram juntos para a disputa do Brasileiro Sub-21. Em 2019, os atletas também conseguiram a classificação ao torneio. Mesmo 
ficando em fases eliminatórias anteriores à final, José e Ana Clara aumentaram a torcida por Milena no tatame carioca.

“Eu e a Ana não avançamos, mas, depois dos nossos resultados, já fomos para a arquibancada apoiar a Milena na disputa da final”, conta José. Milena também comenta sobre o apoio mútuo entre os irmãos. 

“Eles dois ali comigo, mesmo não tendo avançado, a gente fica chateado, porque sei o quanto eles querem também, mas eles ficaram todo o tempo ali comigo, apoiando nas lutas”, completa.

SAIBA

José e Ana Clara Demarco estão treinando para o Qualifying: Seletiva Nacional Projeto Paris 2024. A competição começa hoje, 
em Curitiba (PR). Os vencedores se classificam para a seletiva nacional da Olimpíada.

Futebol

Estilo agressivo do Flamengo preocupa técnico do Paris Saint-Germain: 'Não estamos acostumados'

Times se enfrentam nesta quarta-feira pela final do Mundial

16/12/2025 23h00

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Continue Lendo...

O estilo agressivo do Flamengo preocupa o técnico do Paris Saint-Germain para a disputa da final da Copa Intercontinental, nesta quarta-feira, às 14h, em Al Rayyan, no Catar.

Luis Enrique fez até uma comparação entre a forma de jogar do rubro-negro com a do Botafogo, que venceu o time francês, por 1 a 0, no Mundial do meio do ano nos Estados Unidos.

"Jogamos contra o Botafogo, que fez um jogo muito fechado, defendendo no próprio campo. É o tipo de partida ao qual estamos acostumados, contra equipes que se defendem muito e atacam pouco O Flamengo não vai jogar assim", afirmou o treinador espanhol.

Luis Enrique aproveitou para fazer uma análise profunda do Flamengo.

"É um time que joga muito bem com a bola, sai jogando desde trás e, sem ela, pressiona muito bem. É um time muito interessante, fisicamente forte, com jogadores experientes e de muita qualidade, que sabem disputar jogos grandes. Acho que será uma final apaixonante, porque os dois times têm estilos parecidos."

O treinador também ratificou a importância da competição, quebrando o estereótipo de que os times europeus não dão valor aos 'torneios mundiais'.

"Estamos totalmente cientes da importância deste jogo. Isso representa muito para nós. Marcar a história do PSG foi um objetivo na temporada passada e continua sendo nesta. É a primeira vez que temos a chance de conquistar esse troféu. Antes, havia diferenças claras nesse tipo de competição, mas hoje é muito importante para o Flamengo e também é muito importante para nós."

Por fim, Luis Enrique explicou o fato de ter tido de que preferia o Pyramids - time derrotado na semifinal - na final ao Flamengo.

"Fui entrevistado por uma TV brasileira e disse que preferia que o Flamengo não fosse à final. Naquele momento, não tive a oportunidade de analisar o Pyramids, mas eu conheço muito bem o Flamengo. Eu não queria enfrentá-los em uma final e reafirmo isso agora. Não é uma boa notícia jogar uma decisão contra um time brasileiro."

ESPORTES

PSG chega ao Catar e Luís Enrique se preocupa com desgaste físico

O time desembarcou em Doha por volta das 17h. O zagueiro Marquinhos e o atacante Dembélé, que são dúvidas para as partidas, estão com a delegação

14/12/2025 20h00

Com 22 jogadores relacionados, o PSG enfrenta o Flamengo na quarta-feira, às 14h (de Brasília).

Com 22 jogadores relacionados, o PSG enfrenta o Flamengo na quarta-feira, às 14h (de Brasília). Reprodução: rede social

Continue Lendo...

Adversário do Flamengo na decisão da Copa Intercontinental, o Paris Saint-Germain viajou, com 22 jogadores relacionados, neste domingo para Doha, no Catar, onde enfrenta o campeão da Libertadores na quarta-feira, às 14h (de Brasília). O time parisiense busca o quinto título de 2025, após as conquistas do Francês, da Copa da França, da Supercopa da França e da Champions League, e a agenda cheia preocupa o técnico Luis Enrique

"Espero que isso não gere muita fadiga, viajamos muito neste fim de ano. Mas não queremos procurar desculpas, viajamos nas melhores condições, ainda que isso possa cansar", afirmou o treinador antes do compromisso no Francês no sábado, para o qual a delegação viajou a Metz enfrentar o time local. "Mas, pelo que vejo nos treinos, a equipe está pronta para encarar esse belo fim de ano que nos espera."

Luis Enrique escalou uma formação alternativa e venceu o Metz por 3 a 2. O goleiro russo Matvey Safonov jogou e foi o titular pela terceira partida consecutiva. Contratado a pedido de Luis Enrique para substituir Donnarumma, Lucas Chevalier ficou no banco pela primeira vez desde que chegou ao clube. O goleiro de 24 anos sofreu uma contusão no tornozelo direito no dia 29 de novembro, contra o Monaco, e perdeu duas partidas, contra Rennes e Athletic Bilbao.

A possibilidade de Safonov ser o titular contra o Flamengo não surpreende a imprensa francesa, que considera que o russo deu conta do recado na ausência de Chevalier. "Ele (Chevalier) está de volta conosco. Pudemos ver Matvey Safonov em ação, e ele mostrou coisas muito boas. E muito profissionalismo. Fico feliz em ver que todos estão prontos para responder quando necessário", afirmou Luis Enrique sobre suas opções para o gol.

O time desembarcou em Doha por volta das 17h. O zagueiro Marquinhos e o atacante Dembélé, que são dúvidas para as partidas, estão com a delegação.

Confira os relacionados e a numeração do PSG para a viagem ao Catar:

4 - Lucas Beraldo

5 - Marquinhos

6 - Illia Zabarnyi

7 - Khvicha Kvaratskhelia

8 - Fabian Ruiz

9 - Gonçalo Ramos

10 - Ousmane Dembélé

14 - Désiré Doué

17 - Vitinha

19 - Lee Kang-In

21 - Lucas Hernandez

24 - Senny Mayulu

25 - Nuno Mendes

29 - Bradley Barcola

30 - Lucas Chevalier

33 - Warren Zaïre-Emery

39 - Matvey Safonov

47 - Quentin Ndjantou

49 - Ibrahim Mbaye

51 - Willian Pacho

87 - João Neves

89 - Renato Marin
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).