Criticados por pilotos, dirigentes e promotores desde sua adoção nesta temporada da Fórmula 1, os motores V6 turbo estão passando por testes para que os ruídos dos propulsores fiquem mais altos. Nesta semana, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) levou a Barcelona um grupo de engenheiros acústicos, e a Mercedes foi a responsável por conduzir a primeira experiência nesta quarta-feira. Com uma peça batizada de “megafone” acoplada ao carro, Nico Rosberg deu voltas na pista para que a novidade fosse avaliada.
- Estamos totalmente envolvidos e engajados neste trabalho liderado pela FIA. A Mercedes compartilhou os resultados iniciais de seu equipamento, e a FIA tem alguns consultores que nos visitaram e acessaram nossos resultados, incluindo as medidas sonoras. Eles estão fazendo outro trabalho em nossa fábrica. Estamos em uma fase exploratória, tendo atender à demanda – disse o diretor técnico da Renault, Rob White, enfatizando a integração entre as equipes neste processo, em entrevista ao site da revista “Auto Sport”.
De acordo com alguns técnicos presentes, ainda serão feitas análises mais detalhadas, mas a impressão geral no autódromo é que o equipamento pouco mudou o som dos motores. Para White, a única preocupação das equipes deve ser manter a preocupação com fatores como aerodinâmica, velocidade e segurança acima de questões como o ruído.
- Minha preocupação a curto e médio prazo é que não fiquemos em uma situação em que nossos concorrentes tenham melhor desempenho, indireta ou diretamente, porque nos focamos neste assunto. Estamos determinados a construir nosso caminho de volta a uma posição competitiva, e é importante que a questão do “barulho” não se torne uma prioridade ou um fardo a esta altura do projeto.


