Esportes

sul-mato-grossense

Novo tem nova casa no Estadual e agora representa Sidrolândia

Segundo a diretoria do clube, motivo da migração foi a falta de apoio do poder público da Capital

Continue lendo...

Equipe conhecida pelas mudanças de identificação, o Novo Futebol Clube deixa Campo Grande e migra para o município de Sidrolândia para a disputa do Campeonato Sul-Mato-Grossense deste ano.

De acordo com o presidente do Novo, Éder Cristaldo, o motivo da saída do clube de Campo Grande se deu pela falta de apoio do poder público ao time fundado na Capital no ano de 2010.

“A mudança para Sidrolândia foi única e exclusivamente por falta de apoio de poderes públicos e privados na Capital”, informou o presidente do Novo Futebol Clube.

De casa nova, a equipe jogará neste ano como mandante no Estádio Municipal Sotero Zarate, que fica na cidade de Sidrolândia e normalmente recebe partidas de campeonatos amadores, mas que no ano passado foi sede de jogos oficiais do Estadual de clubes da Capital por causa da interdição do Morenão.

Ao contrário do que a diretoria observava em Campo Grande, no interior do Estado, o Novo está recebendo mais atenção do município de Sidrolândia, que ganhou um representante no Campeonato Estadual. “Agora temos o apoio total da prefeitura local, com alojamento, estadia, viagens, entre outros benefícios”, declarou Éder Cristaldo. 

De volta ao futebol no ano passado, o Novo foi vice-campeão da Série B do Sul-Mato-Grossense de 2022 e um dos três clubes classificados para a elite do futebol estadual.

Mesmo com o acesso conquistado, o clube não renovou com nenhum remanescente do vice-campeonato, contratando para este ano jogadores que foram adquiridos por meio de parcerias com clubes paulistas.

“Os treinos iniciaram nesta segunda-feira, e por enquanto 20 jogadores integram a equipe”, afirmou Cristaldo.

PRÓXIMO DA ESTREIA

Faltando 12 dias para a estreia no Campeonato Sul-Mato-Grossense, o Novo começou os treinamentos para a disputa da competição, com o comando técnico de Aílton Silva, 56 anos.

O treinador do clube tem diversas passagens pelo futebol do interior paulista, como Santo André, São Caetano, Ferroviária e Portuguesa, acumulando experiência no Campeonato Paulista A1 e A2 e também no Campeonato Brasileiro, na segunda e na terceira divisões.

Aílton Silva chega a Mato Grosso do Sul após passagens por equipes da Tailândia.

“Participei diretamente com a diretoria na montagem do elenco. Teremos uma mescla de jogadores mais experientes e jogadores mais novos. Nosso objetivo é fazer um grande campeonato aqui em MS, é uma oportunidade para todos mostrarem seu valor”, declarou.

Sobre os treinamentos, que iniciaram nesta semana, o técnico informou que o trabalho neste momento é de preparação física dos atletas.

“Nosso maior foco, nessa primeira semana, é cuidar da parte física dos atletas, pois o grupo está heterogêneo nesse momento e precisamos equilibrá-lo, mas também queremos trabalhar a parte técnica para a estreia da equipe daqui a 12 dias”, detalhou.

Pelo pouco tempo que resta para o Novo antes do início do campeonato, segundo a diretoria do clube, não haverá amistosos preparatórios.

A estreia do Novo Futebol Clube no Campeonato Sul-Mato-Grossense está marcada para o dia 21 de janeiro, às 15h, contra o Operário de Caarapó, em Sidrolândia. A partida é uma reedição da final da Série B do Estadual do ano passado.

CAMPANHA NA SÉRIE B

O Novo Futebol Clube estava na disputa do acesso à Série A desde o primeiro rebaixamento do time, na edição de 2019.

No ano passado, o clube brigou pela vaga contra outras cinco equipes na fase de grupos. O time ganhou duas partidas em cinco jogos disputados, terminando na segunda colocação da primeira fase.

O Novo disputou a final da Série B contra o Operário de Caarapó. Em jogo único, a equipe foi derrotada por 3 a 1, no Estádio Municipal Carecão, na cidade de Caarapó, mas, ainda assim, subiu para a primeira divisão.

Saiba: O Novo Futebol Clube foi fundado com o nome de Novoperário, no ano de 2010, isso porque seus criadores eram torcedores do Operário de Campo Grande.

Para quebrar o vínculo com o Galo da Capital, o Novo mudou as cores da camisa, adotando o verde e branco, e depois deixou de ser Operário, ficando apenas com o nome Novo. Apesar da criação recente, a equipe já foi vice-campeã do Estadual Série A, em 2017, quando chegou à final contra o Corumbaense.

Assine o Correio do Estado

TRABALHO

Garro terá tratamento especial no Corinthians para ser o 'grande reforço' do clube em 2026

Meio-campista adiantou após a conquista da Copa do Brasil que não sente mais o problema no joelho que o afastou de muitas partidas no começo da temporada passada

25/12/2025 21h00

Rodrigo Garro é um dos principais jogadores do Corinthians há duas temporadas

Rodrigo Garro é um dos principais jogadores do Corinthians há duas temporadas Foto: Corinthians / Rodrigo Coca

Continue Lendo...

Não estranhe se Rodrigo Garro estiver fora dos planos de Dorival Júnior nos primeiros jogos do Corinthians na próxima temporada - time estreia no Paulistão dia 11 de janeiro diante da Ponte Preta. Depois de um 2025 com poucos jogos em campo por causa de problema no joelho direito (tendinopatia patelar) e carência de ritmo, o meia argentino terá atenção especial na pré-temporada para ser o 'grande reforço' do clube em concorrido 2026.

Garro adiantou após a conquista da Copa do Brasil que não sente mais o problema no joelho que o afastou de muitas partidas no começo da temporada passada. Mas o ritmo de jogo não era o esperado, tanto que foi reserva contra o Cruzeiro em Belo Horizonte e também no Maracanã, na partida decisiva.

Para iniciar 2026 'voando', o clube vai fazer uma programação diferenciada para deixar o camisa 8 em totais condições físicas. Garro é considerado o cérebro corintiano e todos confiam que ele pode desequilibrar estando 100% fisicamente. Não à toa o clube recusou proposta do Racing pelo meia.

Considerado um dos 'intocáveis' do elenco, Garro terá uma processo de preparação semelhante ao vivido por Renato Augusto em 2014, quando voltou voando e foi o líder do Corinthians na conquista do Brasileirão do ano seguinte, livre das constantes lesões que o incomodavam - na ocasião, o fisioterapeuta Bruno Mazziotti cuidou especialmente do jogador.

O argentino admitiu que não viveu um 2025 como esperava por causa dos problemas clínicos, físicos e pessoais - acidente com vítima fatal nas férias -, mesmo assim foi campeão do Paulista e da Copa do Brasil. Empolgado por jogar a Libertadores, ele não esconde sua ansiedade.

"Sei que não foi meu melhor ano tecnicamente, mas dentro de mim, sei que meu ano terminou muito bom e venci. Passei por momentos muito difíceis que só eu, Deus e minha família sabem. Mas, no final, deu tudo certo e ano que vem vou jogar a Libertadores. Representar essa camisa nesta competição será especial", disse Garro após a conquista da Copa do Brasil, descartando uma transferência.

Com a possível saída de Maycon e a ideia de Dorival Júnior de usar esquemas mais ofensivos sobretudo na Neo Química Arena, ter Garro 'inteiro' virou obsessão dos profissionais corintianos.

TRISTE HISTÓRIA

Reforço do Operário é irmão de jogador vítima de acidente aéreo da Chapecoense

O lateral-direito Gabriel Biteco, de 26 anos, foi revelado pelo Grêmio e é um dos 24 novos jogadores que vão integrar o elenco do Galo para a próxima temporada

25/12/2025 15h15

Matheus (à esquerda) e Gabriel (ao centro) em 2013, quando todos ainda estavam no Grêmio

Matheus (à esquerda) e Gabriel (ao centro) em 2013, quando todos ainda estavam no Grêmio Foto: Reprodução/Facebook

Continue Lendo...

O lateral-direito Gabriel Biteco, novo reforço do Operário para a próxima temporada, é irmão do volante Matheus Biteco, uma das vítimas do acidente aéreo da Chapecoense de 2016.

O mais novo de três irmãos futebolistas, Gabriel viveu um dos piores momentos da vida há pouco mais de nove anos. Em novembro de 2016, seu irmão Matheus Biteco, considerado uma das maiores revelações do futebol brasileiro na época, morreu junto com outras 70 pessoas (dentre elas, jogadores, jornalistas e comissão técnica) que iam à Colômbia pela final da Copa Sul-Americana.

Para piorar a situação, Matheus tinha acabado de se tornar pai quando o avião caiu. Nascido em 1999, o agora jogador do Operário tinha apenas 17 anos quando Matheus morreu, e já estava nas categorias de base do Grêmio, que também revelou seus outros dois irmãos.

Guilherme Biteco, que foi descoberto junto com Matheus, era muito próximo do irmão justamente pela semelhança na carreira e idade.

"Não tem o que dizer, é muita tristeza, ninguém quer acreditar, enquanto não vermos o corpo, não vamos acreditar", disse ao UOL Esporte um dia após o acidente.

Hoje, Guilherme ajuda jovens nas categorias de base e interrompeu a carreira profissional no mês passado.

Com a morte, o caçula Gabriel chegou a pensar em desistir da carreira, mas retomou o foco com ajuda do irmão Guilherme. Ao Globo Esporte em 2017, o irmão do meio contou como foi convencer Gabriel a não desistir.

"Ele também tomou um susto. No início, falou que não queria mais jogar. Eu não pensei em parar, só me desliguei totalmente do mundo. Não via televisão, não mexia no telefone, não fazia nada. Quando fui acordar já estava no final de janeiro, quando acertei com o Paraná. Falei com ele, abracei, falei que a gente tinha que jogar pelo Matheus. Aí ele botou a cabeça no lugar, ficou mais tranquilo. Esses tempos fez um gol no Gre-Nal, está começando a dar o passinho dele, um de cada vez, fazendo a história dele", disse.

Anunciado no dia 9 de dezembro como terceira contratação do clube - uma das primeiras na era Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Galo, Gabriel também nasceu em Porto Alegre. Depois do Grêmio, ele já jogou em oito equipes diferentes: Esportivo (RS); Mogi Mirim (SP); Rio Branco (PR); América T.O (MG); União Frederiquense (RS); GE Brasil (RS); Concórdia (SC); e Bagé (RS).

ACIDENTE AÉREO

Em 2016, uma tragédia abalou o mundo do futebol. O avião que levava a delegação da Chapecoense caiu na madrugada do dia 29 de Novembro na Colômbia, local onde ocorreria o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana. Além dos jogadores e comissão técnica, havia jornalistas e tripulantes. Dos 77 passageiros que estavam a bordo do voo, somente 6 sobreviveram.

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).