Esportes

Esportes

Pai de campeão do UFC dá aula de karatê em Campo Grande

Mestre Yoshizo Machida ministrará curso de atualização técnica, exames de graduação e credenciamento

Continue lendo...

Mestre Yoshizo Machida, pai do lutador de artes marciais mistas e ex-campeão do Ultimate Fighting Championship (UFC) Lyoto Machida, ministrará curso de atualização técnica, exames de graduação e credenciamento, reunindo praticantes de karate em Campo Grande, neste final de semana.

Junto dele, Kazuo Nagamine, diretor técnico da JKA no Brasil, também com mais de 50 anos de dedicação à arte marcial e experiência como técnico de seleções brasileiras e professor universitário.

Reconhecido internacionalmente, Yoshizo Machida possui mais de cinco décadas de experiência no karatê Shotokan e é o instrutor-chefe da JKA-Brasil.

A iniciativa é organizada pela JKA-MS e oferece oportunidades tanto para faixas graduadas quanto para iniciantes interessados em aprimorar suas técnicas.

Lyoto Machida 

O cartel de Lyoto Machida no UFC é de 24 vitórias e 8 derrotas, com 11 vitórias por nocaute, 2 por finalização e 13 por decisão. Ele é ex-campeão dos meio-pesados do UFC e é reconhecido por seu estilo técnico baseado no karatê tradicional. Machida também possui um cartel profissional geral de 26 vitórias e 12 derrotas, incluindo lutas fora do UFC, como no Bellator MMA. 

Título

Lyoto Machida estreou no UFC em 2007, no UFC 67, enfrentando Sam Hoger, e em seguida derrotou David Heath, Kazuhiro Nakamura, Rameau Thierry Sokoudjou, Tito Ortiz e Thiago Silva. Suas vitórias o levaram a conquistar a oportunidade de disputar o cinturão dos pesos-meio-pesados contra Rashad Evans, um adversário que jamais havia sido nocauteado e vinha em grande fase, após conquistar o título ao vencer Forrest Griffin, e também triunfar sobre Michael Bisping (decisão dividida) e Chuck Liddell, este último com um nocaute devastador, marcando o início do declínio de um dos maiores ícones da história do UFC.

A chance de Machida disputar o cinturão surgiu após a luta entre Frank Mir e Brock Lesnar, que originalmente encerraria o evento, ser transferida para o UFC 100, e também devido à lesão na mandíbula de Quinton "Rampage" Jackson, que seria o adversário de Evans na disputa do título. Machida aproveitou a oportunidade e conquistou o cinturão dos pesos-meio-pesados com um nocaute impressionante no dia 23 de maio de 2009.

Detalhes do evento

Datas e horários:

Sexta-feira, 24/10: 15h às 17h (curso voltado para faixas marrom e preta)

Sábado, 25/10:

9h às 11h30: curso aberto a todas as graduações e ao público em geral

Tarde: exame de faixa para graduados (evento fechado)

Local: Associação Médica de Mato Grosso do Sul

Endereço: Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 155 – Jardim Veraneio

Público: Aberto a todos, independentemente da escola de karatê ou entidade federativa

Informações e inscrições:
Email: [email protected]
WhatsApp: (67) 99984-6419

FUTEBOL

Presidente da CBF celebra Copa do Mundo Feminina no Brasil

Logomarca oficial da competição foi lançada neste domingo (25), no Rio de Janeiro

25/01/2026 23h00

competição vai acontecer entre 24 de junho e 25 de julho de 2027.

competição vai acontecer entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. Reprodução/Divulgação/FIFA

Continue Lendo...

Em 2027, a Copa do Mundo Feminina será na América do Sul. No Brasil. Pela primeira vez. A logomarca oficial da competição foi lançada neste domingo, no Rio de Janeiro, e o presidente da CBF, Samir Xaud, entende que o torneio pode catapultar o desenvolvimento da modalidade no País.

"Em primeiro lugar, (prego aos clubes) que acreditem no futebol feminino. Essa nova gestão vem com um pensamento diferente de investimento e valorização. Por tudo que elas vêm fazendo durante anos", destacou o dirigente.

"Elas começaram lá atrás, sem apoio, sem investimento. Agora chega um momento ímpar, divisor de águas com esse evento grande que vai ter aqui no Brasil. O recado que eu posso dar é que os clubes invistam e apoiem o futebol feminino", completou.

Xaud assumiu no último mês de maio o cargo antes ocupado por Ednaldo Rodrigues. Já a Copa do Mundo vai acontecer entre junho e julho do ano que vem. E, em termos de preparação, o técnico Arthur Elias entende que a equipe está num bom caminho para a competição que vai ocorrer entre junho e julho do ano que vem.

"Um ano e meio no futebol é muita coisa. Tem jogadoras jovens, tem jogadoras que retornaram à seleção. O Brasil está na etapa que tinha que estar. Se a Copa fosse hoje, jogaríamos hoje. Estou confiante. Temos tempo de preparação e vamos usá-lo da melhor maneira", afirmou o treinador.

Ambos estavam no hotel em que o lançamento da logomarca ocorreu. Quem também esteve no local foi Jiil Elis. Diretora da Fifa e, anteriormente, bicampeã do mundo como treinadora, ela projeta que a seleção anfitriã da Copa vai chegar forte para a disputa.

"Eu conheço a pressão. Acho que o Brasil fez um grande trabalho unindo jogadoras jovens com experientes. Penso que vai ser um time duro e, com a torcida em casa, quem sabe (tem sucesso)", analisou a Elis.

Logomarca oficial

Agora, a Copa do Mundo de Mulheres de 2027 passou a ter uma logomarca oficial, imagem revelada no fim da manhã deste domingo (25), num hotel na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A explicação técnica para o visual não foi detalhada no palco, mas apresenta o nome da competição em português com um "W" e um "M" por trás do troféu a ser disputado. As letras citadas podem representar as "mulheres" em português e em inglês: "women".

A competição vai acontecer entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, esteve presente e valorizou a realização da competição no Brasil. Será também a primeira vez que o evento vai acontecer na América do Sul.

"O futebol feminino vai passar para um outro nível graças ao Brasil. E esta vai ser uma festa para o Brasil", exaltou o italiano.

Além do presidente da Fifa, o evento contou com outros dirigentes da entidade, representantes de outras confederações e instituições, ex-jogadores e ex-jogadoras. Além do presidente da CBF, Samir Xaud; do ministro do esporte, André Fufuca; do técnico da seleção brasileira feminina, Arthur Elias; e o da masculina, Carlo Ancelotti.

Assine o Correio do Estado

FUTEBOL

Após primeira rodada, Operário lidera Campeonato Sul-Mato-Grossense

Apesar de ficar no 0 x 0 com o Corumbaense, Operário lidera a tabela do campeonato, em 1º lugar, com 4 pontos

25/01/2026 15h50

Corumbaense e Operário ficaram no 0 x 0

Corumbaense e Operário ficaram no 0 x 0 Foto: Ayrton Benites/Felipe Surto

Continue Lendo...

Cinco jogos movimentam a primeira rodada do Campeonato Sul-Mato-Grossense neste sábado (24).

Aquidauana e Costa Rica empataram (1 x 1). Já Águia Negra venceu o Pantanal por 2 x 1. Corumbaense e Operário ficaram no 0 x 0. Bataguassu venceu o Naviraiense por 2 x 0. Já Ivinhema e Dourados empataram em 1 x 1.

Operário lidera a tabela do campeonato, em 1º lugar, com 4 pontos. Bataguassu ficou em 2º lugar, com 3 pontos. Águia Negra está no 3º lugar, com 3 pontos. Ivinhema em 4º, com 1 ponto. Aquidauana pegou o 5º lugar, com 1 ponto.

Já Dourados está em 6º lugar, com 1 ponto. Costa Rica pegou o 7º lugar, com 1 ponto. O Corumbaense pegou o 8º lugar, com 1 ponto. Naviraiense e Pantanal Saf não pontuaram e pegaram os dois últimos lugares da tabela.

Confira a tabela da primeira fase da Série A do campeonato Sul-Mato-Grossense:

Corumbaense e Operário ficaram no 0 x 0

Confira os detalhes de cada partida deste sábado (24):

Clube de Regatas Aquidauana x Costa Rica

Placar: 1 x 1

Horário: 16h
Local: Estádio Noroeste
Arbitragem: Guilherme Augusto Hickmann, auxiliado pelos assistentes Marcelo Grando e Fabiana Nunes Fabrão.

Pantanal x Águia Negra

Placar: 1 x 2 (Água Negra)

Horário: 16h
Local: Estádo Jacques da Luz (Moreninhas)
Arbitragem: Paulo Henrique Salmázio auxiliado por Cláudio Henrique Verão e Adanclei Neves Barros.

Corumbaense x Operário

Placar: 0 x 0

Horário: 17h
Local: Estádio Arthur Marinho
Arbitragem: Marcos Mateus Pereira, auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz e Renan Faustino Corrêa.

Bataguassu x Naviraiense

Placar: 2 x 0 (Bataguassu)

Horário: 18h
Local: Estádio Pereirão
Arbitragem: Paulo Henrique Vollkopf, auxiliado por Elita Maria e Wescley da Silva Marques.

Ivinhema x Dourados

Placar: 1 x 1

Horário: 18h
Local: Estádio Saraivão
Arbitragem: Raphael de Souza Cosmo, auxiliado por Luiz Felipe de Oliveira e Ana Paula dos Santos.

CAMPEONATO ESTADUAL

No total, dez times participam do Campeonato Sul-mato-grossense, onde três representam o Estado nas competições nacionais: Operário, Pantanal e Ivinhema, vice-campeão em 2025 e que busca a segunda vitória da história do time. 

Entre os participantes, também já levaram o primeiro lugar o Corumbaense, Costa Rica, Naviraiense e Águia Negra. 

Dourados, Bataguassu e Clube de Regatas Aquidauana seguem em busca do título inédito.

A edição de 2026 é disputada entre 18 de janeiro e 29 de março, com quartas de final nos dias 4 e 8 de março, semifinais em 11 e 15, e a grande decisão marcada para os dias 22 e 29.

A primeira fase é classificatória, com todas as equipes se enfrentando entre si, onde avançam os seis melhores colocados. Os dois primeiros garantem vaga direta na semifinal, enquanto do 3° ao 6° disputam as quartas de final, em confrontos de ida e volta.

A partir daí, semifinal e final seguem no sistema de mata-mata, também com dois jogos e decisão por pênaltis em caso de empate no placar agregado. Na final, o mando do jogo de volta será da equipe com melhor campanha ao longo da competição.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).