Esportes

campeonato paulista 2011

Peruano 'Cachito' faz golaço e salva Corinthians

Peruano 'Cachito' faz golaço e salva Corinthians

Gazeta Press

30/01/2011 - 23h35
Continue lendo...

Com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tribuna, o time reserva do Corinthians arrancou empate por 2 a 2 contra o São Bernardo neste domingo, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo, pela quinta rodada do Campeonato Paulista.

O técnico Tite poupou os titulares de olho no duelo decisivo da próxima quarta-feira, contra o Tolima, da Colômbia, pela Pré-Libertadores, e viu o estreante peruano Luis "Cachito" Ramirez evitar a derrota com um golaço aos 35min do segundo tempo.

Alheio à escalação da equipe alvinegra, Lula marcou presença na partida em São Bernardo e foi a estrela da cerimônia da reinauguração oficial do estádio da cidade, que passou por reformas em 2010 e tem novos camarotes e holofotes, além de uma capacidade maior (passou de 13.400 para 15.800 pessoas).

O ex-presidente tem forte ligação com o município do ABC paulista. Foi justamente no estádio, aliás, que ele fez um histórico discurso em maio de 1979 para cerca de 60 mil trabalhadores em greve. Vestidos com uma camisa personalizada dos dois clubes, Lula e sua mulher, Marisa Letícia, foram homenageados antes do jogo com uma faixa com os dizeres "presidente Lula e dona Marisa, é com muito carinho que os recebemos de volta".

Eufórico, o petista cobrou do Corinthians a classificação à fase de grupos da Libertadores, mas disse que preferia que o jogo desta noite na cidade em que mora terminasse empatado. E os jogadores atenderam. Júnior Xuxa marcou para o São Bernardo e Danilo empatou. Na etapa final, Cauê colocou o time do ABC novamente na frente, até que Ramirez decretou a igualdade.

O jogo

Com o objetivo de fazer bonito diante do torcedor ilustre e de mostrar serviço antes da decisão contra os colombianos, os reservas do Corinthians tiveram muita vontade, mas sentiram a falta de entrosamento no primeiro tempo. Os donos da casa dominaram o início do jogo, quase abrindo o placar com Danielzinho, que chutou forte e exigiu grande defesa de Júlio César aos 9min.

Pouco depois, aos 15min, o goleiro alvinegro nada pôde fazer depois que Júnior Xuxa recebeu de Danielzinho na área e tocou com precisão no canto para colocar o São Bernardo em vantagem. A partir daí, o Corinthians passou a tomar mais iniciativa, mas deixava espaço na defesa. Aos 28min, Wilian Favoni recebeu sozinho, mas bateu fraco e facilitou o trabalho de Júlio César.

Ao poucos, porém, a equipe alvinegra tomou o controle da partida e administrou melhor a posse de bola. Com isso, o gol de empate não demorou muito para sair. Depois de boa troca de passes no ataque, Danilo recebeu na área e tirou de Marcelo Pitol com um lindo toque por cobertura aos 38min.

O jogo ficou equilibrado na etapa final. Ramirez quase deixou sua marca aos 23min em uma bomba de fora da área, mas Marcelo Pitol defendeu. Três minutos depois, Cauê aproveitou rebote de Júlio César e deixou o São Bernardo na frente. Por pouco tempo. Aos 35min, o peruano recebeu na intermediária, escapou de dois marcadores ocm um belo giro e acertou o ângulo, arrancando aplausos de Lula na tribuna.

O resultado mantém os dois times fora da zona de classificação ao mata-mata do Campeonato Paulista. O Corinthians, com um jogo a menos que a maioria dos rivais, soma seis pontos, um a mais que o rival do ABC. No próximo final de semana, a equipe de Tite faz clássico contra o Palmeiras. Antes, decide o futuro na Libertadores contra o Tolima. Vitória ou empate com gols na Colômbia garantem a classificação.

 

São Bernardo 2 x 2 Corinthians

Gols

São Bernardo:
Júnior Xuxa, aos 15min do primeiro tempo, e Cauê, aos 26min do segundo tempo
Corinthians:
Danilo, aos 39min do primeiro tempo, e Ramirez, aos 35min do segundo tempo

São Bernardo: Marcelo Pitol; Régis (Henrique), Leandro Camilo, Amarildo e Kauê; William Favoni, Dirceu, Lucas e Júnior Xuxa (Guto); Romarinho (Nenê) e Danielzinho. Técnico: Ruy Scarpino

Corinthians: Júlio César; Moradei, Wallace, Diego Sacoman e Fábio Santos; Paulinho, Marcelo Oliveira (Ralf), Luis Ramirez e Danilo (Bruno César); Morais (Willian) e Edno. Técnico: Tite

Cartões amarelos
São Bernardo: Danielzinho, Marcelo Pitol, Guto e Lucas

Árbitro
Vinicius Furlan (SP)

Renda/Público
R$ 363.100,00/15.159 pagantes

Local
Estádio 1º de Maio, em São Bernardo (SP)

Paris-2024

Yeltsin Jacques compete por ouro nos Jogos Paralímpicos nesta sexta-feira

O sul-mato-grossense representará o Brasil no atletismo de 5.000 metros, na madrugada de hoje 4h, com transmissão em TV fechada e canais de streamings.

29/08/2024 15h00

Yeltsin estreia na madrugada desta sexta-feira, atletismo de 5.000 metros nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Yeltsin estreia na madrugada desta sexta-feira, atletismo de 5.000 metros nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 Fotos: Divulgação

Continue Lendo...

O atleta sul-mato-grossense Yeltsin Jacques estreia nas pistas na madrugada desta sexta-feira (30), às 4h (horário de MS), representando o Brasil no atletismo de 5.000 metros nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Yeltsin é um dos principais nomes na modalidade e representou o Brasil nas últimas Paralimpíadas, em Tóquio 2020, conquistando medalhas de ouro nos 1.500 e 5.000 metros na categoria T11, voltada para atletas cegos.

Na prova dos 5.000 metros, o sul-mato-grossense é recordista mundial, com um tempo de 14 minutos, 53 segundos e 97 milésimos, conquistando a medalha de ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico realizado na cidade de Kobe (JAP). 

Animado com a estreia nas Paraolimpíadas em Paris, Yeltsin pediu nas redes sociais energias positivas. 

"Espero dar meu melhor e trazer bons resultados para a gente", afirmou Yeltsin em um vídeo publicado na manhã desta quinta-feira (29). Ao lado do atleta sul-mato-grossense, correrão os atletas guias Guilherme Ademilson Santos e Edelson Ávila.


MS em peso nas Paraolímpiadas  

Mato Grosso do Sul está bem representado nas Paralimpíadas de Paris 2024, com oito atletas. No judô, Érika Cheres e Kelly Kethyllin competem nas categorias acima de 70 kg e até 70 kg, respectivamente.

Na canoagem, Fernando Rufino e Débora Benevides competem nas provas, e a chance de medalha na categoria é enorme.

Outra modalidade com grande potencial de medalha para o país é o atletismo, representado por Yeltsin Jacques, Paulo Henrique dos Reis, Gabriela Mendonça Ferreira e Edelson Ávila (atleta-guia).


Onde acompanhar? 

Todas as modalidades das Paralimpíadas de Paris 2024 terão transmissão ao vivo pelo SporTV 2 (TV fechada) e Globoplay (streaming).

Em caso de compromissos, os fãs do esporte podem acompanhar os resultados no site oficial de Paris 2024 (clique neste link). Nele, é possível filtrar todas as competições pelas datas em que ocorrerão, favoritar esportes e identificar os eventos que envolvem medalhas. As provas começaram no dia 28 de agosto e vão até 8 de setembro.

 

Assine o Correio do Estado

 

Cartão Vermelho

"Federação paralela" leva Cezário para a prisão de novo

O ex-dirigente é investigado pelo MPMS, que apura desvio de mais de R$ 6 milhões

29/08/2024 09h45

Francisco Cezário foi preso na manhã de ontem pelo Gaeco

Francisco Cezário foi preso na manhã de ontem pelo Gaeco Foto: Marcelo Victor

Continue Lendo...

Pouco mais de três meses após despacho que concedeu liberdade a Francisco Cezário, de 78 anos, o presidente afastado da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) foi preso novamente pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) na manhã de ontem, por criar uma “federação paralela” para seguir no controle.

Segundo o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), o motivo da prisão foi a descoberta do Gaeco de que o presidente afastado continuava a participar, nos bastidores, dos rumos da FFMS, reunindo-se em sua residência com presidentes de clubes e dirigentes esportivos.

Além dessa influência no futebol do Estado, que, segundo o MPMS, Francisco Cezário manteve mesmo afastado de suas obrigações como presidente da entidade, o ex-dirigente conseguia acompanhar de perto as reuniões que ocorriam no âmbito da FFMS.

Investigado e preso na Operação Cartão Vermelho, deflagrada em maio deste ano, Francisco Cezário teve uma liminar aprovada concedendo sua liberdade da prisão no dia 6 de junho, 15 dias depois da operação.

O motivo da liberação foi a morte de Maria Roza de Oliveira, irmã de Cezário, fato que levou à alegação do ex-dirigente de ter problemas de saúde, sendo necessária sua internação no Hospital da Cassems.

Desde sua alta, Cezário permaneceu solto, em razão de decisão assinada pela desembargadora Elizabete Anache, da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), que impôs algumas condições para o investigado.

Além do uso de tornozeleira eletrônica, Cezário não podia manter contato com os demais acusados e testemunhas, participar de atividades na FFMS, comparecer à sede da FFMS, ausentar-se da Comarca por mais de oito dias sem prévio conhecimento e anuência do juízo natural e mudar de endereço sem autorização.

Francisca Rosa de Oliveira, advogada e irmã de Francisco Cezário, saiu em defesa do irmão, após ele ter sido preso novamente, nesta quarta-feira, na residência da família mora, em Campo Grande.
Segundo Francisca, o investigado na Operação Cartão Vermelho é vítima e não há provas de desvio de dinheiro.

“Até agora nós estamos sendo vítimas de uma coisa que nós não estamos nem sabendo, porque não existe nada que diga que houve esse desvio de dinheiro”, disse Francisca, ao deixar a residência da família ontem.
Questionada sobre o que teria motivado a nova prisão, a irmã disse que não procede que Cezário teria descumprido ordens judiciais.

“Nós estamos, inclusive, evitando todo e qualquer motivo para isso, pela idade dele, né? E pela saúde dele, que está fazendo fisioterapia. Ele está com má circulação nas pernas, é cardíaco, é uma pessoa doente e que está sendo vítima de tudo isso”, concluiu.

Procurada pela reportagem, a Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul FFMS, ao ser questionada se Francisco Cezário ainda exercia influência nos bastidores, informou que não se pronunciaria sobre o assunto.

Saiba

Segundo as investigações, o esquema tinha como objetivo o desvio de dinheiro proveniente do governo do Estado, por meio de convênios, e da CBF para uso em benefício próprio.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).