Esportes

Esportes

Petrallás convida Júlio Brant para ser novo executivo da FFMS

O convite aconteceu durante assembleia de mudança do novo estatuto da federação que foi aprovado de forma unânime. O documento valerá a partir de 2027.

Continue lendo...

Após mais de quatro horas de discussão, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), tem um novo estatuto social aprovado pelos clubes. O documento entra em validade  somente em 2027, ano que termina a atual gestão eleita e presidida por Francisco Cezário. O texto foi aprovado por todos os dirigentes que estiveram presentes na assembleia. 

Após a declaração de encerramento, o atual gestor da FFMS, Estevão Petrallas convidou o ex-conselheiro e ex-vice-presidente do Vasco da Gama, Júlio Brant, para assumir o cargo de Chief Executive Officer (CEO) da entidade. 

“Hoje os clubes deram um grande passo para a modernização do estatuto. Estou muito lisonjeado pela nomeação para ajudar impulsionar o futebol do estado, por isso a partir de amanhã, já vou sentar com o governador Eduardo Riedel para que a gente consiga iniciar os trabalhos de imediato”, disse Júlio Brant ao Correio do Estado.  

Brant, que está morando em Campo Grande há cerca de 30 dias, tem acompanhado de perto as semifinais do Campeonato Sul-mato-grossense Sub-20 e já analisou as mudanças necessárias para que o futebol de Mato Grosso do Sul dê um passo importante rumo à modernização.

“O que tenho visto é que precisamos mudar a infraestrutura do futebol de Mato Grosso do Sul, seja em Campo Grande e também no interior do estado. Outra coisa que precisamos mudar é a capacitação de novos profissionais, como fisioterapeutas, técnicos e novos gestores de clubes. A terceira mudança é os clubes abrirem a mentalidade para virarem SAF 's, para que possamos também atrair investidores e iniciar uma nova mentalidade no futebol do estado”, explicou Brant. 

Ainda sobre modernização, Brant explicou como atrair empresas para enxergarem o futebol do estado como uma oportunidade de investimento.

“É importante a gente pensar como trazer dinheiro para o estado. Sem dinheiro não há crescimento. Se tem uma coisa que me incomoda é quando falam que Mato Grosso do Sul não tem dinheiro. Como assim? Isso eu vejo como inadmissível, até porque tem estados bem mais pobres, tem um futebol forte e estrutura. Nós temos dinheiro, mas falta capacidade para criar um projeto no futebol”, relatou. 

 

Fotos: João Gabriel Vilalba 


Novo estatuto aprovado

A reunião sobre a mudança do estatuto social da FFMS, ocorreu de portas fechadas, com presença de membros do governo e da direção provisória da FFMS, onde foi debatido mudanças do novo documento que deve estar disponível para consulta nos próximos dias, segundo informou o gestor interino Estevão Petrallas. 

Entre as mudanças, foi aprovado pontos principais, como o mandato de quatro anos com apenas um direito à reeleição; proibição de nepotismo de parentes até 3º grau e eleição para diretoria executiva (a ser formada por presidente, vice-presidente, secretário geral, diretor de competições e tesoureiro). Confira abaixo o documento aprovado pelos clubes filiados a federação. 
 

 

Convite


Depois de quatro horas de muita discussão, durante o fechamento da assembleia de clubes, Petrallas chamou Júlio Brant para ser o novo diretor executivo da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul. 

Durante o anúncio, muitos presidentes olharam de forma atenciosa as falas de Estevão e reprovaram o nome. Já Júlio Brant, agradeceu a oportunidade e recusou o convite, mas abriu possibilidade sobre o futuro, mas antes deve consultar o governador Eduardo Riedel (PSDB). 

“Os clubes de hoje tiveram um grande avanço para melhorias do futebol sul-mato-grossense e a modernização do futebol local. Sobre o convite, fico muito lisonjeado, mas antes preciso entender com o governador as possibilidades de ajudar os clubes”

O presidente da Atlética Portuguesa, Gilmar Ribeiro, disse que a reunião foi de forma positiva para uma modernização e evolução do futebol do estado. 

Algumas questões que colocamos na mesa não foram aprovadas, mas é algo normal. Estamos felizes pelo trabalho e também vimos que a democracia prevalece e entendemos uma grande mudança para o nosso futebol para depois de 2027”, relatou. 
 

O que faz um CEO ( Chief Executive Officer)? 

Traduzindo de forma didática, o CEO é a pessoa com a maior autoridade hierárquica em uma organização, seja uma empresa ou um clube de futebol. Ele é o principal responsável por implementar estratégias que promovem a visão da organização em todas as suas áreas. No entanto, no contexto do futebol, há algumas particularidades a serem consideradas.

Dentro dos clubes associativos, o CEO é subordinado ao presidente e assume uma função mais política, tanto na gestão de um clube de futebol quanto na administração esportiva de uma federação.

O CEO tem liberdade para administrar e tomar todas as decisões estratégicas, mas deve sempre prestar contas ao presidente.

Além de planejar e executar, o CEO desempenha funções de gestor e acompanha os resultados da organização. Em um clube de futebol, o CEO precisa ser ainda mais racional para implementar as políticas estratégicas estabelecidas pela diretoria.

 

Julio Brant é indicado pelo governador para impulsionar o futebol em MS

Buscando estratégias e melhorias na gestão esportiva do futebol sul-mato-grossense, além de atrair investidores para Mato Grosso do Sul, o Governador Eduardo Riedel, em colaboração com a Federação de Futebol de MS (FFMS), indicou o ex-conselheiro e ex-vice-presidente do Vasco, Julio Brant, como responsável pelo planejamento estratégico para o desenvolvimento do futebol em MS. 

Em entrevista ao Correio do Estado, o empresário expressou entusiasmo em trabalhar no desenvolvimento do futebol sul-mato-grossense.

 "Não vejo a hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar no desenvolvimento dos clubes. Recebi o convite diretamente do governador Eduardo Riedel para ajudar na reformulação e também atrair o olhar do mercado investidor para o estado", relatou o ex-presidente presidente do Vasco 

Brant também explicou à reportagem o que considerou positivo em Mato Grosso do Sul e como esses aspectos podem atrair mais investimentos para o futebol local e fomentar ainda mais a economia do estado.

"Já estou morando em Campo Grande há algumas semanas e, nos primeiros dias, percebi que a cidade é tranquila, segura e possui uma economia forte, com oportunidades para empresários desbravarem o mercado local. Meu papel é atrair mais investidores e trazer mais atletas para desenvolver os clubes do estado."

 

Assine o Correio do Estado 

 

Futebol

Aníbal Moreno de saída do Palmeiras? Entenda como atleta perdeu espaço no time de Abel Ferreira

Com a camisa do Palmeiras, Aníbal marcou quatro gols, deu quatro assistências em 117 paridas e foi campeão do Paulistão em 2024

19/12/2025 23h00

Divulgação

Continue Lendo...

O volante Aníbal Moreno pode estar de saída do Palmeiras.

Depois de um 2025 de altos e baixos, o jogador, de 26 anos, interessa ao River Plate, que chegou a fazer sondagens pelo atleta, segundo informaram portais da imprensa brasileira como ESPN e GE.

No fim de 2023, o time alviverde desembolsou US$ 7 milhões (R$ 34 milhões) para contratar o jogador do Racing, onde se destacou atuando no meio-campo.

A missão do volante era substituir Zé Rafael, que foi uma importante peça do esquema de jogo de Abel Ferreira, recuado após a venda de Danilo, hoje no Botafogo.

Na primeira temporada pelo Palmeiras, Aníbal teve um bom desempenho e ganhou espaço na equipe. Pela importância que ganhou no time palmeirense, foi convocado por Lionel Scaloni para amistosos da Argentina na Data Fifa de outubro deste ano. Entretanto, o cenário mudou.

Erros em sequência em jogos importantes, como a expulsão no jogo de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil contra o Corinthians e o erro na saída de bola que deu origem ao terceiro gol do Flamengo na derrota para o time rubro-negro por 3 a 2, pela 29ª rodada do Brasileirão, o jogador se tornou numa espécie de vilão no ano.

Também cometeu um pênalti que ajudou na construção da virada do Grêmio sobre o Palmeiras em novembro, no último jogo antes da final da Libertadores.

Pelas falhas capitais em partidas decisivas, Abel Ferreira perdeu a confiança no jogador.

Além disso, o português também preferiu improvisar o zagueiro Bruno Fuchs na função de volante em vez de contar com Aníbal ou com o uruguaio Emiliano Martínez, reforço para a posição que chegou nesta temporada, mas que ainda não deslanchou.

Por todas essas razões, o Palmeiras decidiu ir atrás de reforçar o elenco. Um dos objetivos do clube para 2026 é a contratação de um novo volante.

Com a camisa do Palmeiras, Aníbal marcou quatro gols, deu quatro assistências em 117 paridas e foi campeão do Paulistão em 2024.

Decisão

Saiba onde assistir Vasco x Corinthians pela final da Copa do Brasil

Segundo jogo da decisão acontece no próximo domingo (21), no Maracanã

19/12/2025 14h15

Foto: Agência/ Estadão Conteúdo

Continue Lendo...

Após o empate sem gols no jogo de ida, Vasco e Corinthians voltam a se enfrentar neste domingo (21) para decidir o campeão da Copa do Brasil de 2025. A grande final será disputada a partir das 17h (de MS), no Maracanã, com transmissão ao vivo na TV aberta e em múltiplas plataformas. Em caso de novo empate no tempo regulamentar, a decisão do título será definida nas cobranças de pênaltis.

Além da taça, a partida vale uma vaga direta na Libertadores de 2026. Esta é a única oportunidade para as duas equipes alcançarem a competição continental, já que terminaram o Campeonato Brasileiro nas 13ª e 14ª colocações, respectivamente. O Maracanã, que tem capacidade para mais de 78 mil espectadores, deve receber público próximo da lotação máxima. 

A decisão será a 109ª vez na história em que Vasco e Corinthians se enfrentam. O retrospecto é amplamente favorável ao clube paulista, que soma 49 vitórias contra 25 do time carioca, além de 34 empates. No recorte das últimas 20 partidas entre as equipes, Vasco conseguiu apenas um resultado positivo.

O Corinthians busca o tetracampeonato da Copa do Brasil, após os títulos conquistados em 1995, 2002 e 2009. O clube ainda chegou às finais de 2018 e 2022, mas acabou ficando com o vice-campeonato. Já o Vasco, campeão em 2011 ao vencer o Coritiba, disputa sua terceira final e tenta o bicampeonato. Em 2006, o Cruzmaltino ficou com o vice após perder a decisão para o Flamengo.

Prováveis escalações

Vasco:
Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Puma Rodríguez; Thiago Mendes, Cauan Barros e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Andrés Gómez e Rayan.

Corinthians:
Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, André Ramalho e Matheus Bidu; Raniele, José Martínez, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto.

Arbitragem

Árbitro principal: Wilton Pereira Sampaio
VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira

Onde assistir

TV Globo (TV aberta)
SporTV (TV fechada)
Premiere (pay-per-view)
Ge TV (YouTube)
Amazon Prime Video

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).