Esportes

História

Polêmica do OVNI no Morenão ressurge; confira os registros

Polêmica do OVNI no Morenão ressurge; confira os registros

ALINY MARY DIAS

17/05/2015 - 13h46
Continue lendo...

“Um disco voador! Essa frase foi exclamada por muita gente em Campo Grande, sábado, por volta das 20h30, quando um facho de luz – oscilando nas cores azul, verde limão, vermelho e amarelo – cortou parte do céu escuro da Capital, numa velocidade superior a de um supersônico”.

Com essas palavras, o jornalista Paulo Nonato de Souza, repórter do Correio do Estado em março de 1982, descreveu a cena que até hoje intriga os torcedores e jogadores que estavam no estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, naquele sábado.

A suposta aparição de um Objeto Voador Não Identificado (OVNI) no estádio faz parte da memória de muitos campo-grandenses e foi assunto de uma matéria especial veiculada neste domingo (17), no programa Esporte Espetacular, da Rede Globo.

Os registros publicados pelo Correio do Estado até hoje servem de pistas para estudiosos que investigam a vida extraterrestre. Diante de tanta repercussão, o Portal Correio do Estado remexeu os arquivos da publicação e traz alguns trechos da reportagem de 33 anos atrás e que até hoje mexe com o imaginário do campo-grandense.

Naquele dia, o fotógrafo que acompanhou a partida e era o responsável pelos registros do jogo era Valdenir Rezende, profissional que até hoje atua capturando imagens para o jornal. Naquele 6 de março, no entanto, o repórter fotográfico não teve a sorte de registrar o tal clarão no céu.

"Eu estava lá, mas não vi nada. Todo mundo comentou, mas eu não vi", conta Valdenir.

Confira abaixo uma série de imagens da matéria publicada no dia 8 de março de 1982, na segunda-feira, dois dias depois do jogo histórico entre Operário e Vasco, quando o time da Capital venceu o carioca por 2 a 0.

COPA DO BRASIL

Ivinhema e Pantanal estreiam hoje na Copa do Brasil

Clubes sul-mato-grossenses buscam vitória para garantir vaga oficial na competição brasileira

18/02/2026 12h40

Rafael Ribeiro/CBF

Continue Lendo...

Pela primeira vez na Copa do Brasil, o F.C Pantanal estreia na competição nesta quarta-feira em confronto único contra o Ji-Paraná (RO). Também estreando hoje, o Ivinhema F.C, segundo representante de Mato Grosso do Sul enfrenta o Independente E.C (AP). Ambos os jogos estão marcados para às 19h30.

O clube do interior sul-mato-grossense irá jogar em casa, no Estádio Luiz Saraiva Vieira, o Saraivão. Já o clube campo-grandense F.C Pantanal joga fora de casa, no Estádio José de Abreu Bianco, em Rondônia.

Válidas pela primeira rodada da disputa, as partidas são confrontos únicos, de mata-mata, então devem ser decididas dentro dos 90 minutos, e caso isso não ocorra, a decisão vai para os pênaltis.

Essa é a primeira vez do F.C Pantanal na competição, o que caracteriza o jogo contra o Ji-Paraná como mais importante na carreira do clube em competições de nível nacional. No estadual, o time ocupa a sexta posição com 8 pontos.

Em clima de retorno à competição após 10 anos, o clube interiorano Ivinhema F.C está na sua quarta participação, mas nas três vezes foi eliminado na primeira fase: Flamengo (2009), Náutico (2010) e CRB (2016). Atualmente o clube ocupa a quinta posição no Campeonato Sul-Mato-Grossense, também com 8 pontos.

*Saiba

É a primeira vez que Mato Grosso do Sul conta com três representantes na Copa do Brasil. O Operário-MS está na segunda fase da competição e irá jogar na próxima quarta-feira (25) contra o ASA (AL).

Assine o Correio do Estado

LIBERTADORES 2026

2 de Mayo empata na Libertadores e segura chances de classificação

Time de Pedro Juan Caballero empatou em casa contra o Sporting Cristal e precisa vencer duas fases pré-eliminatórias para chegar a disputa oficial

18/02/2026 10h40

Reprodução redes sociais / Sporting Cristal

Continue Lendo...

Disputada na noite de ontem, no Estádio Monumental Rio Parapiti, em Pedro Juan Caballero, a partida válida pela segunda fase da pré-eliminatória da Copa Libertadores entre o clube paraguaio 2 de Mayo e o clube peruano Sporting Cristal encerrou com quatro gols, mas sem vitória para nenhum dos times.

Com um primeiro tempo intenso e diversas chances de gols para ambos os lados, a partida ganhou uma tensão a mais para o Sporting Cristal aos 39 minutos, quando Luis Iberico foi expulso depois de uma falta em cima do meia paraguaio Sergio Sanabria.

Foto: Reprodução redes sociais / 2 de Mayo

O árbitro que estava em cima do lance vermelhou o atacante peruano e confirmou a decisão com o VAR.

Na volta do intervalo, mesmo com um a menos, aos 60 minutos, o clube de Lima sofreu uma falta na área e abriu o placar com gol de pênalti do Yoshimar Yotún. Perto dos minutos finais, quando marcava 83 do segundo tempo, o meia Fernando Cáceres do "Galo Norteño", empatou o jogo com um gol de cabeça.

Logo no minuto seguinte, Cris Silva do Sporting Cristal fez um gol contra que colocou o time 'pedrojuano' a frente no placar. Mas não durou muito, porque aos 87 minutos, Angel Martinez do 2 de Mayo devolveu o gol contra para o time do Peru.

Agora, os clubes voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (24), na casa do Sporting Cristal, no Estádio Nacional do Peru, em Lima, às 20h30.

O clube da fronteira com o MS precisa vencer esse confronto para passar para a terceira fase da pré-eliminatória da Libertadores e garantir uma vaga na maior disputa da América do Sul.

Libertadores 2026

Dividida em três fases de pré-eliminatória até chegar no sorteio da fase de grupos, lá na frente outros times brasileiros já estão com vagas garantidas.

Devido a classificação na tabela do Campeonato Brasileiro de 2025 e Copa do Brasil: Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense e Corinthians são os clubes brasileiros no torneio inseridos já na fase de grupos. Outros dois, Bahia e Botafogo, ainda estão na disputa por uma vaga.

Na pré-eliminatória as fases se dividem da seguinte maneira:

1ª fase
04 a 11 de fevereiro:

> Seis times estão em disputa de mata-mata, com confrontos divididos em dois jogos (ida e volta). Para a próxima fase, desses, apenas três se classificam para a próxima fase.

2ª fase
19 a 25 de fevereiro:

> Os três times que se classificarem na etapa anterior se juntam a outros 13 times que já estão na 2ª fase, em que dois times brasileiros, Bahia e Botafogo, já estão inseridos. Novamente em confronto mata-mata com dois jogos, oito dos times seguirão para a terceira fase inicial.

3ª fase
04 a 13 de março

> Na terceira e última fase da pré-eliminatória, os oito times se dividem em quatro confrontos, com jogos de ida e volta, e os vencedores finalmente se classificam para a fase de grupos da Copa Libertadores, com sorteio previsto para 18 de março.

Com jogos de 8 de abril a 27 de maio, 32 times disputam a fase de grupos. Encerrado essa etapa, a etapa de mata-mata, em que se sair melhor nos jogos de ida e volta garante classificação para as próximas fases, em que apenas 16 times se classificam.

Nela estão as oitavas de finais, marcadas para 12 e 19 de agosto. Quartas de finais nos dias 9 e 16 de setembro e semifinais em 14 e 21 de outubro. A final segue o modelo de jogo único e quem ganha é o campeão, previsto para o dia 28 de novembro de 2026.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).