Esportes

PALCO NACIONAL

Com time do Bruninho, Superliga de Vôlei vem à Capital em dezembro

Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) confirmou a partida entre Vedacit Guarulhos (SP) e Vôlei Renata (SP) para dia 7 de dezembro, em Campo Grande, no Ginásio Guanandizão

Continue lendo...

Campo Grande volta a receber uma partida da elite do vôlei nacional quatro anos depois. Foi o que confirmou o presidente da Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul (FVMS), José Amâncio Mota, ao informar que a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) reservou a data do dia 7 de dezembro no Ginásio Guanandizão para receber o jogo entre Vedacit Guarulhos (SP) e Vôlei Renata (SP), time do levantador e campeão olímpico Bruninho.

A última vez que a Capital recebeu partida do primeiro escalão do vôlei de clubes do Brasil foi em outubro de 2020, ainda durante a pandemia da covid-19. Na ocasião, Campo Grande foi sede das finais da Supercopa do Brasil, com o Praia Clube (MG) campeão no naipe feminino e o Taubaté (SP) campeão no naipe masculino.

Como ainda o país passava por limitações pela doença pandêmica, a quantidade de torcedores era limitada e eles tinham que ficar a certa distância de um para o outro, não tendo a experiência completa que sonhavam.

Ainda este ano, Campo Grande recebe partidas da Superliga C, equivalente à terceira divisão do campeonato nacional de voleibol. Os jogos acontecerão entre os dias 7 e 13 de outubro, com nove equipes participantes: Campo Grande Vôlei, Ace Open Sports (GO), Ascade (DF), Brasiliense (DF), Lona (GO), Mais Vôlei Brasília (DF), Prevermed (DF), Real Brasiliense (DF) e Vila Nova Universo (GO).

Nos anos anteriores, a Capital e o Mato Grosso do Sul também já foram sede de partidas de divisões inferiores do vôlei brasileiro. Há três anos, Campo Grande recebeu a Superliga B e, no ano passado, a pequena cidade de Glória de Dourados pôde ver a Superliga C no município.

História do vôlei no MS

Pampa

No elenco campeão olímpico em Barcelona-92, Pampa teve uma história importante em Campo Grande no ínicio de sua trajetória. André Felippe Falbo Ferreira, conhecido como Pampa ganhou destaque no esporte em Campo Grande, na antiga equipe da Copagaz, que participou do Campeonato Brasileiro de Voleibol Masculino em 1985.

Pampa morreu na manhã do dia 7 de junho, aos 59 anos, após passar por complicações no tratamento do Linfoma de Hodgkin, do qual ele foi diagnosticado em meados de março. Pampa estava internado na UTI da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, desde do dia 19 de abril, quando precisou ser transferido com urgência ao hospital. 

Judson Nunes

Convocado pela primeira vez para a seleção brasileira em junho do ano passado, o campo-grandense Judson Amabel Nunes da Cunha Júnior começou a praticar o esporte na equipe da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, em Campo Grande, durante o Ensino Médio. No colégio, Judson ficou um ano e meio treinando e jogando pela equipe escolar, pela qual disputava competições em Campo Grande, chegando até a final dos jogos escolares.

O interesse do atleta pela modalidade aumentou a ponto de se mudar de Campo Grande e iniciar uma carreira no Paraná, ainda no vôlei de base, no qual Judson chamou atenção das equipes paulistas, conquistando a Taça Paraná de Voleibol. Hoje, Judson joga no Suzano Vôlei (SP) e, inclusive, já jogou no Vôlei Renata (SP), equipe que vem à Campo Grande em dezembro.

Assine o Correio do Estado

Medalhistas

Ginástica: Flávia Saraiva e Rebeca Andrade fazem dobradinha na trave; Nory conquista o ouro

Competição da Hungria serve de preparação para o Mundial de Ginástica Artística 2026

20/09/2026 23h00

Foto: Reprodução / Confederação Brasileira de Ginástica - X

Continue Lendo...

O Brasil conquistou uma dobradinha na manhã deste domingo (20), em Szombathely, na etapa da Hungria, pela Copa do Mundo de Ginástica Artística. Na disputa da trave, as atletas Flávia Saraiva e Rebeca Andrade conquistaram ouro e prata, respectivamente. A britânica Emily Roper fechou o pódio.

Aos 26 anos, Flavinha conquistou a melhor colocação na etapa do mundial ao conseguir a nota 13.766 pontos, enquanto a compatriota Rebeca, de 27, ficou com 13.600 pontos. Vale ressaltar que a competidora guarulhense foi a primeira a se apresentar no aparelho. Emily Roper fechou com 12.866 para garantir o bronze.

O dia reservou outras conquistas para o Brasil na Copa do Mundo de Ginástica. A própria Flávia Saraiva conseguiu a medalha de prata no solo. Já Lorrane Oliveira, de 28 anos, fechou o pódio com o bronze, em mais uma dobradinha. A grande vencedora da categoria foi Dulcy Caylor, de apenas 18 anos, dos Estados Unidos.

No masculino, Arthur Nory, de 33 anos, conquistou o ouro na disputa da barra fixa, com a nota de 14.133 pontos. Ele superou o tcheco Tomas Kalinic e o polonês Kacper Garnczarek, com prata e bronze, respectivamente.

A competição da Hungria serve de preparação para o Mundial de Ginástica Artística 2026, que ocorre entre os dias 17 e 25 de outubro, em Roterdã, na Holanda.

Vaga garantida

Com campo-grandense Judson, Brasil atropela Argentina e garante vaga na Olimpíada

Diante de 11mil torcedores, a equipe brasileira venceu com parciais de 25-20, 25-23 e 25-20

20/09/2026 14h30

Campo-grandense Judson, central da seleção brasileira

Campo-grandense Judson, central da seleção brasileira Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com o campo-grandense Judson entre os titulares, a Seleção Brasileira masculina de vôlei atropelou a Argentina por 3 sets a 0 neste domingo (20), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e conquistou o título do Pré-Olímpico Sul-Americano de 2026. Com a vitória, o Brasil garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Diante de 11.968 torcedores, a equipe brasileira venceu com parciais de 25-20, 25-23 e 25-20. O oposto Darlan foi o principal pontuador da partida, com 23 acertos, enquanto o ponteiro Lucarelli foi eleito o melhor jogador do torneio.

O Brasil terminou a competição de forma invicta e sem perder nenhum set nos cinco jogos disputados. O título foi o 34º da Seleção no Campeonato Sul-Americano.

A partida 

Judson iniciou a decisão como titular, ao lado de Darlan, Flávio, Adriano, Lucarelli e Cachopa. O Brasil começou a partida em ritmo intenso e rapidamente abriu vantagem no primeiro set. A Argentina chegou a diminuir a diferença, mas a Seleção voltou a controlar as ações e fechou a parcial em 25 a 20.

No segundo set, os brasileiros novamente construíram vantagem desde o início. Os argentinos reagiram na reta final e chegaram a encostar em 23 a 22, mas o Brasil manteve a concentração e garantiu a vitória por 25 a 23, abrindo 2 sets a 0.

A Argentina começou o terceiro set mais agressiva e chegou a permanecer à frente no placar. O Brasil, porém, retomou a liderança a partir do 10 a 9 e passou a controlar novamente a partida.

Darlan foi decisivo na reta final, enquanto Flávio se destacou nos bloqueios. O Brasil abriu 21 a 18 e confirmou o título com mais um 25 a 20, após bloqueio de Flávio e ace de Adriano.

Além do título e da classificação olímpica, o Brasil teve cinco jogadores escolhidos para a seleção do campeonato. Flávio foi eleito um dos centrais, Adriano apareceu entre os ponteiros, Darlan foi escolhido como oposto e Cachopa como levantador. Lucarelli recebeu o prêmio de MVP da competição.

Com a classificação masculina, o vôlei brasileiro terá suas duas seleções nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. A equipe feminina havia garantido a vaga uma semana antes.

Los Angeles também terá um significado especial para o vôlei brasileiro. Foi na cidade norte-americana, nos Jogos Olímpicos de 1984, que o país conquistou sua primeira medalha olímpica na modalidade. Na ocasião, a seleção foi vice-campeã após ser derrotada pelos estadunidenses por 3 a 0. 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).