Esportes

AVC

Ricardo Gomes pode se afastar do futebol

Ricardo Gomes pode se afastar do futebol

r7

29/08/2011 - 15h05
Continue lendo...

Ricardo Gomes, técnico do Vasco, pode ser aconselhado a deixar os campos de futebol, caso se recupere do AVC (sigla para Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico que sofreu durante o clássico entre Flamengo e Vasco, neste domingo (28).

A opinião é a de especialistas em neurologia, com a ressalva de que ainda é muito cedo para se ter um prognóstico claro da situação do treinador.

Gomes foi operado na noite deste domingo após ter o sangramento cerebral constatado, e no momento está internado no Hospital Pasteur, no Rio de Janeiro, entubado e sedado. Seu estado é considerado gravíssimo.

O médico Alessandro Blassioli, ex-perito do IMESC (Instituto de Medicina Social e de Criminologia) e neurologista do Hospital Sabin em São Paulo, afirma que um quadro de pressão alta, histórico de doença vascular e alto stress é muito perigoso.

- É normal pedirmos o afastamento de situações de stress para pacientes que se recuperam de acidentes vasculares. Isso varia de pessoa para pessoa, mas se o indivíduo tem uma ocupação que tira seu sono, que lhe causa problemas de estômago e que aumenta sua pressão, então ele está somatizando tudo.

Segundo Brassioli, não é aconselhável alto nível de stress para pessoas com problemas vasculares. Esse é exatamente o histórico de Ricardo Gomes, que sofreu no início do ano passado uma vasculite, quando ainda treinava o São Paulo, e ficou duas semanas fora do comando do time.

A vasculite é uma inflamação em um vaso sanguíneo que causa seu estreitamento ou obstrução, limitando ou interrompendo o fluxo. Na época, o sangramento em um dos vasos cerebrais foi apontado como do "tamanho de um grão de arroz", que causou formigamento na mão e forte dor de cabeça.

De acordo com Blassioli, a chance de o problema anterior de Gomes não ter relação com  o AVC sofrido no domingo é quase nula.

- É muito provável que estejam ligados, pois ele possui um histórico de acidente vascular, mesmo que seja primário, ou pequeno. É natural a reincidência desse tipo de problema.

José Alberto Landeiro, chefe do serviço de neurologia do Hospital Universitário Antônio Pedro em Niterói e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, compartilha da opinião do colega.

- Isso não é uma coincidência. Essa é a evolução de uma doença, que chegou ao ponto de virar um rompimento hemorrágico. A pressão alta aliada com um problema anterior e stress emocional, é altamente perigoso. Em um período de 30 dias após a operação, existe um alto índice de óbito.

O treinador do Vasco tomava remédio para controlar a pressão sanguínea, mas o clube carioca não sabe informar qual medicação ou a frequência que Gomes se medicava. Como a hipertensão não tem cura, precisa ser controlada. No caso do técnico, alto índice de stress também deve ser evitado.

A direção vascaína já delcarou que não vai procurar um substituto para seu comandante. Para Landeiro, a recuperação de um quadro tão grave significa também diminuir os atritos emocionais do paciente. O que no caso de Gomes, pode significar o afastamento do futebol.

- A hipertensão é uma doença séria, que afeta todo o organismo. Se você juntar a ela um intenso nervosismo diário, seria recomendado se distanciar desse cotidiano, especialmente após um quadro tão grave. Depende de como a pessoa lida com sua profissão.

Série D

Ivinhema empata em 0 a 0 e se mantém na segunda colocação do Grupo A11

Com o empate o Azulão do Vale fica cada vez mais próximo da classificação para a fase seguinte

11/05/2026 11h10

Jogando em casa Ivinhema e ABECAT empatam sem gols

Jogando em casa Ivinhema e ABECAT empatam sem gols Foto: Regiane Souza/Abecat Ouvidorense

Continue Lendo...

Jogando em casa e contando com o apoio da torcida, o Ivinhema foi à campo no último domingo (10), atrás de mais uma vitória, para continuar surpreendendo na competição. 

Superando as expectativas, o Ivinhema vem calando os críticos que duvidaram do potencial do estreante na Série D. 

A equipe sul-mato-grossense ocupa a segunda colocação de seu grupo, superando times tradicionais como o CRAC de Goiás e o conterrâneo Operário, que vive má fase. 

No domingo de Dia das Mães, o Azulão do Vale recebeu no Saraivão, o lanterna do grupo ABECAT Ouvidorense, de Goiás. A partida terminou em um empate sem gols, frustrando quem foi ao local prestigiar o jogo. 

Mas se faltou gols, sobrou cartão amarelo, o árbitro da partida, o paranaense Diego Ruan Pacondes Da Silva, distribuiu ao todo 8 cartões ao longo da partida, sendo todos eles amarelos. 

SITUAÇÃO DO GRUPO 

Com o empate, o Ivinhema foi a 11 pontos e se manteve na segunda colocação do grupo, enquanto o ABECAT foi a 3 pontos, permanecendo na lanterna. 

Nos outros confrontos do grupo, o Betim empatou em 0 a 0 com o CRAC e o Uberlândia venceu o Operário fora de casa de virada por 2 a 1. Com a vitória o time mineiro já garantiu vaga na próxima fase, com quatro rodadas de antecedência. 

O Ivinhema é outro que pode garantir vaga antecipada já na próxima rodada, caso vença o Operário em Campo Grande. 

Jogando em casa Ivinhema e ABECAT empatam sem golsFoto - Flashscore

Futebol

Endrick tem boa atuação, não marca, mas dá assistência na derrota do Lyon para o Toulouse

O atacante busca uma vaga entre os convocados para compor a Seleção Brasileira que joga a Copa do Mundo em junho

10/05/2026 23h00

Atacante disputa vaga no time de Carlo Ancelotti

Atacante disputa vaga no time de Carlo Ancelotti Reprodução/Redes sociais

Continue Lendo...

Em busca de uma vaga entre os convocados por Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo, o atacante Endrick teve uma boa atuação, articulando as principais jogadas de ataque do Lyon contra o Toulouse neste domingo. Ele passou em branco, mas deu uma assistência e viu seu time perder por 2 a 1 pela 33ª rodada do Francês.

O camisa 9 protagonizou 8 das 18 finalizações do Lyon e foi responsável pela assistência para o gol de empate de Tolisso na segunda etapa. Com o resultado, o Lyon caiu para a quarta posição, com 60 pontos, um a menos do que o Lille. O Paris Saint-Germain venceu o Brest por 1 a 0 e praticamente assegurou o título.

O jogo coletivo do Lyon não funcionou no primeiro tempo. O Toulouse aproveitou o espaço deixado pelos visitantes no lado esquerdo de sua defesa e marcou aos 10, com Methalie. Após belo lançamento de Gboho, Methalie dominou, avançou na área e chutou rasteiro, cruzado.

Endrick, pela ponta direita, foi o principal articulador das jogadas ofensivas do Lyon. Com menos de 30 segundos de jogo, ele avançou e cruzou com o pé esquerdo. O goleiro Restes socou a bola e na sequência Donnum cedeu o primeiro escanteio da partida

O Lyon dependia de lampejos individuais para ameaçar o Toulouse, e Endrick foi responsável pelas principais chances do time. Aos 23, o brasileiro recebeu fora da área, de costas para o gol, deixou a bola passar por entre as pernas e invadiu a área. Ele finalizou forte, de esquerda, no canto. Restes espalmou para escanteio, mas o árbitro marcou tiro de meta.

No final da primeira etapa, o ex-jogador do Palmeiras deu um chapéu no marcador e finalizou de esquerda, de fora da área. A bola saiu pela linha de fundo. Nos acréscimos, o brasileiro protagonizou a melhor chance do Lyon ao aparecer no centro da área para completar um cruzamento de Moreira pela esquerda. Restes fez a defesa. O camisa 9 brigou pelo rebote e finalizou novamente, desta vez de direita, mas foi bloqueado.

No início da segunda etapa, o Lyon conseguiu ser mais efetivo no ataque. Endrick foi advertido com um amarelo após uma falta para evitar o contra-ataque do Toulose.

Aos 26, após pressionar a zaga rival e conseguir um escanteio, o brasileiro cobrou pela direita e colocou a bola na cabeça de Tolisso, que subiu entre os zagueiros e empatou o jogo. Quando o Lyon tentava abafar o adversário em busca da virada, o Toulouse marcou o gol da vitória com Kamanzi, aos 33.

Um minuto depois, o Lyon ficou com um jogador a mais após a expulsão de Donnun. O time de Endrick não conseguiu aproveitar e agora não depende mais apenas de si para conseguir vaga direta na fase de liga da Champions. Na última rodada, o Lyon enfrenta o Lens, e o Lille recebe o Auxerre. Ambos no domingo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).