Esportes

TÍTULO CONTINENTAL

Titular ontem, campo-grandense está na final da Libertadores

Matheus Martins, de 21 anos, esteve entre os onze iniciais no jogo de volta da semifinal, contra o Peñarol (URU), e teve envolvimento direto na classificação do clube carioca nas quartas

Continue lendo...

O Botafogo está na final da Libertadores pela primeira vez em sua história e contou com participação sul-mato-grossense para esse feito inédito para o clube carioca. Natural de Campo Grande, o jovem Matheus Martins, de 21 anos, foi titular nesta quarta-feira (30), contra o Peñarol (URU).

Após vencer a partida de ida por 5x0 e dominar totalmente as ações do time uruguaio, o técnico português Arthur Jorge decidiu mandar a campo no jogo de volta um time misto, com poucos titulares. Nessa decisão, Matheus Martins foi escolhido para ocupar a titularidade na ponta-esquerda neste jogo.

No primeiro tempo, o sul-mato-grossense não teve muitas oportunidades, até pela pressão imposta pelo Peñarol. Nos acréscimos da etapa inicial, Matheus tomou um amarelo, o que o fez ser substituído por Thiago Almado, no intervalo do jogo. No Sofascore, aplicativo especialista em estatísticas e resultados esportivos, ele ficou com nota 6.5, com poucas ações.

No final do jogo, o argentino que entrou no lugar do campo-grandense fez o gol do afago e colocou o Botafogo na final da competição continental pela primeira vez em sua história. E pela quarta vez nas últimas cinco decisões da Libertadores, ela será entre clubes brasileiros, já que o Atlético-MG segurou o ímpeto do River Plate na última terça-feira (29) e também se classificou.

Como não há jogador sul-mato-grossense do lado mineiro, Matheus Martins é o único representante do estado que ainda resta no torneio. Ainda, uma frase criada por ele na sua apresentação no Botafogo, em agosto deste ano, foi adotada como lema pelos torcedores e outros jogadores do elenco alvinegro.

A expressão “É tempo de Botafogo” foi publicada pelo jogador pela primeira vez em uma publicação no Instagram, quando foi expressar sua felicidade ao chegar no clube. “Muito feliz de estar vestindo essa camisa! Só agradecer a todos pela confiança! Não vejo a hora de estar em campo! Vamos Glorioso. E só o começo… É tempo de Botafogo!”, disse Matheus no post.

Desde então, os adeptos do alvinegro carioca têm usado para descrever sua ansiedade ou felicidade com a atual fase do Botafogo. Páginas oficiais e influenciadores relacionados ao futebol também usaram a expressão para congratular o clube carioca pela classificação.

 

 

 

 

Além da disputa pelo título continental, Matheus também pode ser campeão brasileiro, já que o Botafogo está na liderança do Brasileirão, com 64 pontos, três a mais que o vice Palmeiras. Na competição nacional, o campo-grandense teve uma grande participação no clássico contra o Flamengo, quando marcou dois gols na goleada por 4x1, válido pela 23ª rodada.

Pênalti decisivo

No dia 25 de setembro, o Botafogo eliminou o São Paulo, em pleno Morumbis, e a classificação às semifinais saiu do pé de Matheus Martins

Após empate sem gols no jogo de ida no Rio de Janeiro, o clube carioca foi para São Paulo com a difícil missão de eliminar o tricolor paulista. Logo aos 15 minutos da primeira etapa, o argentino Almada abriu o placar para a estrela solitária, depois de ótima jogada coletiva do elenco alvinegro.

Com a vantagem no jogo e no placar agregado, o Botafogo começou a se desprender mais da bola no segundo tempo, ainda mais com a pressão tricolor. Aos 25 minutos da etapa final, Matheus Martins vem à campo no lugar de Luiz Henrique, exausto por cansaço. Porém, o São Paulo continuou em cima até conquistar seu gol de empate, aos 42 minutos, em cabeçada linda de Calleri, sem chances de defesa para John.

No final do jogo, o tempo foi parado constantemente por brigas do lado de fora do campo, envolvendo os reservas das respectivas equipes. Nesta ocasião, o juiz distribuiu cartões, inclusive vermelhos, um para o goleiro paraguaio Gatito Fernández e outro para o lateral são-paulino Rafinha, mas pouca emoção em campo e a disputa foi para os pênaltis.

Nos pênaltis, o São Paulo foi pior e perdeu duas (com Calleri e Rodrigo Nestor) de seis cobranças. Enquanto isso, o Botafogo foi mais eficiente e, em cobrança de Matheus Martins no canto superior direito, a vaga na semifinal foi para o clube carioca em pleno território paulista. Na história da competição, a estrela solitária chegou nesta mesma fase em 1973, quando os grupos ainda eram compostos por três equipes cada.

Ao canal esportivo ESPN, Matheus Martins exaltou a postura do elenco diante do duro confronto e já projetou o futuro da equipe nos próximos meses. “Muito feliz pela classificação, sabíamos que seria um jogo muito difícil. O Artur Jorge pediu para a gente ter confiança na batida, a gente treinou também, estávamos preparados para esse momento se precisasse. O último pênalti caiu no meu pé, graças a Deus fui feliz e fiz o gol que decretou a nossa classificação. Nosso time mereceu muito. Agora é continuar, porque temos grandes coisas ainda no ano”.

Trajetória profissional

Matheus subiu para o profissional da equipe carioca antes de completar a maioridade, com apenas 17 anos. Durante seu tempo no elenco profissional do tricolor, ele atuou em 51 partidas, fez 6 gols e deu 5 assistências. Em janeiro de 2023, ele foi vendido à Udinese, pela bagatela de R$ 46,8 milhões. Porém, um dias depois de chegar ao clube italiano, o atacante foi emprestado ao Watford, da Inglaterra.

No clube inglês, ele ficou um ano e meio, sendo responsável por 6 gols e 3 assistências em 48 partidas. Após o fim do período de empréstimo, a negociação entre Botafogo e Udinese para transferência em definitivo chegou ao fim, com final feliz para a equipe carioca. 

No dia 1º de agosto, o time do empresário norte-americano John Textor pagou 10 milhões de euros (R$ 60 milhões na cotação da época) ao Udinese, da Itália. Agora, Matheus pode terminar o ano como campeão brasileiro e campeão da Libertadores.

Enquanto vivia bom momento no Watford, Matheus apareceu em convocações da seleção brasileira sub-20, do qual chegou a atuar pela Copa do Mundo de 2023 da categoria, que não teve final feliz para o Brasil, sendo eliminado nas quartas de final para Israel, por 3x2. Na seleção, ele tem seis gols em 10 partidas.

Assine o Correio do Estado

PROJEÇÃO

Veja chances de título e rebaixamento a 7 rodadas do fim do Brasileirão

Projeções foram desenvolvidas pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e são atualizadas após o término de cada rodada

29/10/2024 10h30

Brasileirão terá rodadas emocionantes nesta reta final

Brasileirão terá rodadas emocionantes nesta reta final Foto: Divulgação/CBF

Continue Lendo...

Vitória do Botafogo fora de casa, empate do Palmeiras como mandante e triunfo do Corinthians como visitante nesta 31ª rodada agitam chances de título e rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2024, restando apenas sete rodadas para o fim da competição.

Na última projeção feita (após o término da 31ª rodada), quando estavam separados por apenas um ponto, o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontou que o Palmeiras tinha mais chances de "papar" a taça, com 49,4%. Porém, o alviverde paulista vacilou neste sábado (26) e empatou, no Allianz Parque, em 2x2 com o Fortaleza (CE), outro postulante ao título nacional.

Além do mais, poucas horas após este empate, o Botafogo enfrentou o RB Bragantino, em Bragança Paulista (SP), e venceu com gol no fim do volante Gregory. Com esses dois resultados, o clube carioca aumentou sua vantagem na liderança para três pontos e viu sua chance de título subir significativamente: 66,6% contra 28,7% do Palmeiras. Outros clubes ainda seguem com probabilidades de levantar a taça em dezembro, como:

  • Fortaleza (2,9%);
  • Flamengo (1,1%);
  • Internacional (0,69%);
  • São Paulo (0,078%);

Acerca das chances de classificação para a Libertadores, o Botafogo foi o primeiro a confirmar com 100% sua ida à maior competição continental das Américas (do qual está com um "pé e meio" na final da edição deste ano). O Palmeiras, embora ainda não garantido matematicamente, já que está com 99,9% de chance, deve ir em busca novamente da Glória Eterna em 2025. Outros clubes seguem na caça pela classificação ao torneio da Conmebol, como:

  • Fortaleza (99,64%)
  • Flamengo (96,7%);
  • Internacional (94,4%);
  • São Paulo (82,9%);
  • Bahia (18,6%);
  • Cruzeiro (3,1%);
  • Atlético-MG (2,4%);
  • Vasco da Gama (2%);
  • Grêmio (0,20%);
  • Athletico-PR (0,035%);
  • Fluminense (0,026%);
  • Criciúma (0,024%);
  • Corinthians (0,003%);
  • Vitória (0,003%);
  • Juventude (0,002%);
  • Bragantino (0,001%);

Agora, sobre a luta contra a degola, ela continua acirrada. Do 11º colocado, hoje o Grêmio (RS), até o 18º, hoje o Juventude, há apenas quatro pontos de diferença. Na última projeção, o Corinthians e o Vitória estavam no Z4 e com chances acima dos 39% de irem à segunda divisão do campeonato nacional. Porém, ambos venceram concorrentes diretos nesta última rodada e viram suas chances diminuírem:

  • Atlético-GO (99,96%);
  • Cuiabá (97%);
  • Juventude (44%);
  • Bragantino (39,2%);
  • Vitória (28,8%);
  • Athletico-PR (28,3%);
  • Corinthians (25,2%);
  • Criciúma (16,2%);
  • Fluminense (15,4%);
  • Grêmio (5,4%);
  • *Atlético-MG (0,44%);
  • Vasco da Gama (0,026%);
  • Cruzeiro (0,017%);

Jogos da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro

No próximo final de semana acontece mais uma rodada do Brasileirão, que será disputada sexta-feira (1º) a quarta-feira (06), com jogos não acontecendo no domingo (03), quando acontece o jogo de ida da final da Copa do Brasil, entre Flamengo e Atlético-MG. Os jogos são:

  • Fluminense x Grêmio - Sexta (1/11) / 20h / Maracanã
  • Bragantino x Cuiabá - Sábado (02/11) / 15h / Nabi Abi Chedid
  • Athletico-PR x Vitória - Sábado (02/11) / 17h30 / Ligga Arena
  • Juventude x Fortaleza - Sábado (02/11) / 17h30 / Alfredo Jaconi
  • Corinthians x Palmeiras - Segunda (04/11) / 19h / Neo Química Arena
  • Internacional x Criciúma - Terça (05/11) / 20h30 / Beira-Rio
  • Bahia x São Paulo - Terça (05/11) / 21h30 / Arena Fonte Nova
  • Botafogo x Vasco da Gama - Terça (05/11) / 20h30 / Nilton Santos (Engenhão)
  • Cruzeiro x Flamengo - Quarta (06/11) / 20h / Independência 
  • Atlético-GO x Atlético-MG - Quarta (06/11) / 20h / Antônio Accioly

*Clubes marcados de verde = um jogo a menos

Assine o Correio do Estado

Bola de Ouro

Com boicote de Vini Jr e Real Madrid, Rodri é premiado com Bola de Ouro

Sem graça por causa dos contratempos, Rodri agradeceu à família e amigos sobre a premiação do Bola de Ouro na tarde desta segunda-feira (28).

28/10/2024 18h00

Meia-campista do Manchester City, Rodri leva o Bola de Ouro

Meia-campista do Manchester City, Rodri leva o Bola de Ouro Reprodução/

Continue Lendo...

A eleição do Bola de Ouro contrariou as expectativas ao dar a Rodri, e não a Vini Jr, o título de melhor jogador do mundo. O meio-campista Manchester City desbancou o atacante do Real Madrid e, aos 28 anos, faturou o prêmio pela primeira vez em sua carreira. O evento, organizado pela revista France Football, ocorreu na tarde desta segunda (28) em Paris.

A vitória do brasileiro era dada como provável até hoje, mas a notícia da ausência de jogadores do Real Madrid na cerimônia esfriou os ânimos horas antes da premiação: além de Vini, Bellingham, Arda Guler e Lunin, que também disputaram prêmios, não viajaram —assim como Carlo Ancelotti, eleito melhor técnico do mundo.

Rodri, por outro lado, protagonizou o título da Espanha na última Eurocopa, realizada entre junho e julho deste ano. Ele foi eleito o melhor jogador da competição e liderou uma seleção de promessas, como Lamine Yamal, Pedri e Nico Williams.

A coroação do atleta europeu ampliou o jejum do Brasil no Bola de Ouro: Kaká, ainda em 2007, foi o último brasileiro a ter a alcunha de melhor jogador do mundo —depois, Messi e Cristiano Ronaldo monopolizaram a disputa até 2018, quando Modric foi eleito.

A votação do Bola de Ouro foi feita a partir de jornalistas dos 100 primeiros países do ranking da Fifa. Os profissionais montaram um ranking e enviaram suas escolhas baseadas nos desempenhos dos atletas na temporada 23/24 do futebol europeu. O narrador Cléber Machado representou o Brasil.

Veja os últimos ganhadores:

  • 2023 - Lionel Messi (PSG/Inter Miami)
  • 2022 - Karim Benzema (Real Madrid)
  • 2021 - Lionel Messi (Barcelona)
  • 2019 - Lionel Messi (Barcelona)
  • 2018 - Luka Modric (Real Madrid)
  • 2017 - Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
  • 2016 - Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
  • 2015 - Lionel Messi (Barcelona)
  • 2014 - Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
  • 2013 - Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
  • 2012 - Lionel Messi (Barcelona)
  • 2011 - Lionel Messi (Barcelona)
  • 2010 - Lionel Messi (Barcelona)
  • 2009 - Lionel Messi (Barcelona)
  • 2008 - Cristiano Ronaldo (Manchester United)
  • 2007 - Kaká (Milan)
  • 2006 - Fabio Cannavaro (Real Madrid)
  • 2005 - Ronaldinho Gaúcho (Barcelona)
  • 2004 - Andriy Shevchenko (Milan)
  • 2003 - Pavel Nedved (Juventus)
  • 2002 - Ronaldo Fenômeno (Real Madrid)
  • 2001 - Michael Owen (Liverpool)

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).