Cidades

SEGURANÇA PÚBLICA

Azambuja entregou 237 viaturas e 115 fuzis destinados à Polícia de MS

A cerimônia aconteceu na manhã de quinta (03) e as viaturas vão ajudar em ações da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental

Continue lendo...

Na manhã desta quinta (03), o governador Reinaldo Azambuja entregou 237 novas viaturas e 115 fuzis T4, calibre 5.56. A cerimônia aconteceu às 9h, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

As viaturas e os fuzis serão destinados à ampliação de recursos para ações da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental (PMA), em todo o Estado. 

Com isso, as forças policiais de Mato Grosso do Sul recebem mais reforços para o trabalho nos 79 municípios, visando proporcionar mais segurança à população.

Com as 237 viaturas entregues hoje, o governo completa um montante de 2.100 viaturas destinadas à segurança pública desde o início do mandato.  

Segundo Azambuja, a estimativa, até o fim do ano, é de entrega de mais 500 viaturas, totalizando 2.600.  

“Eu fico muito feliz quando há reconhecimento do trabalho conjunto de todos nós. Essa é a construção de uma política de segurança pública”, relata o governador.  

Ainda conforme fala de Azambuja, nesta sexta (03) será publicada a antecipação de promoções de carreiras de cabos da polícia. “A população se sente mais segura ao ver o policial, seja ele de qual esfera for”, acrescenta.  

Além disso, ele reforça que tem fortalecido a parceria de gestão com o presidente Jair Bolsonaro.  

Investimento

Os veículos entregues tiveram um custo de investimento estimado em R$ 44,5 milhões.

“Nesses sete anos, só em equipamentos, viaturas, coletes e armamentos, foram R$ 750 milhões investidos”, destacou Reinaldo Azambuja.

 Já o investimento para os fuzis, foi um valor total de R$ 1.163.624,05, custando R$ 10.118,47 cada fuzil.  

As novas viaturas

As 237 viaturas entregues foram adquiridas com recursos do Governo do Estado, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e de emendas da Bancada Federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional.  

A relação completa é a seguinte:

  • 107 camionetes com cela do modelo Chevrolet S10 LT DD4A.
  • 58 veículos sedan descaracterizados para a Polícia Civil.
  • 55 camionetes Chevrolet S10 LT DD4A. As viaturas serão utilizadas pela Operação Hórus, do Governo Federal.
  • 10 camionetes sem cela do modelo Chevrolet S10 LT DD4 para a Polícia Militar Ambiental (PMA).
  • 4 camionetes com cela do modelo Chevrolet S10 LT DD4A, sendo 2 para a Coordenadoria Geral de Perícias e 2 para o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
  • 3 camionetes sem cela do modelo Chevrolet S10 LT DD4A para a Polícia Militar Ambiental (PMA).

Entregas previstas

Segundo a fala do governador, estima-se que nos próximos dias, sejam entregues dois novos helicópteros que estarão à disposição da secretaria de justiça e segurança pública.  

Além disso, será trocada 100% da frota do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), pois essa corporação trabalha nas horas incertas, terrenos sinuosos.  

“Quando tratamos o todo, colhemos os frutos e os resultados são os números da segurança pública de MS, mesmo sendo um estado fronteiriço. As pessoas querem a presença do governo do estado nos municípios”, explica Azambuja.  

feminicídio

Homem morre em confronto após matar mulher e tentar fugir com o filho para o Paraguai

Vítima foi morta com um tiro na cabeça em Mato Grosso e suspeito entrou em MS antes de ingressar no Paraguai; criança foi resgatada sem ferimentos

25/06/2026 15h02

Homem matou a mulher e morreu em troca de tiros com a polícia

Homem matou a mulher e morreu em troca de tiros com a polícia Foto: Divulgação / PCMT

Continue Lendo...

Matheus Gonçalves dos Santos, 32 anos, morreu em confronto com a Polícia Civil após matar a companheira, Gleici Fátima Machado Ritter, 37, em Guarantã do Norte (MT) e fugir com o filho do casal para o Paraguai. A ação contou com apoio das polícias de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e os Departamentos de Investigação de Pedro Juan Caballero e de Canindeyu.

De acordo com a Polícia Civil, a mulher foi encontrada morta pela família, com um tiro na cabeça, na última terça-feira (23).

A equipe da Delegacia de Guarantã do Norte deu início às investigações do caso, sendo o companheiro da vítima era o principal suspeito. Isto porque, além dele ter desaparecido após o criem, o casal tinha histórico de conflitos no relacionamento e registros anteriores de violência doméstica.

Testemunhas viram o suspeito pela última vez no domingo (21), conduzindo uma Toyota Hilux preta em alta velocidade. O filho do casal, uma criança que não teve a idade divulgada, foi levada por ele.

Além disso, ele tinha registro de duas armas de fogo em seu nome, uma delas sendo uma espingarda calibre 36, compatível com os vestígios inicialmente encontrados no local do crime, a outra uma pistola, que a polícia suspeita que estivesse com ele na fuga.

As investigações apontaram que o suspeito havia entrado em Mato Grosso do Sul, tendo como possível destino o Paraguai.

Diante disso, a Polícia Civil de Mato Grosso representou pelo mandado de prisão, que foi deferido pela Justiça, e acionou a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e a Polícia Nacional do Paraguai, dando início a uma cooperação entre as forças de segurança dos dois estados e países. 

Nessa quarta-feira (24), as autoridades paraguaias localizaram o veículo utilizado pelo suspeito.

Durante a abordagem policial, ele reagiu à ação dos agentes, sendo iniciada uma troca de tiros. O suspeito morreu no confronto.

A criança foi localizada em segurança, permanecendo sob os cuidados das autoridades competentes. Familiares foram contatados para realizar os procedimentos necessários para sua guarda e acolhimento.

“A rápida elucidação do caso foi resultado da atuação integrada entre as forças de segurança estaduais e internacionais, bem como do emprego de recursos de inteligência e investigação criminal, reafirmando o compromisso institucional com o enfrentamento à violência contra a mulher e a responsabilização dos autores desse tipo de crime”, afirmou a delegada mato-grossense Eliete Gonçalves de Oliveira Veiga.

Artro100

Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina

Medidas estão publicadas no Diário Oficial da União

25/06/2026 14h00

Divulgação: Anvisa

Continue Lendo...

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão do suplemento alimentar em cápsulas da marca Artro100, produzido por empresa desconhecida. A resolução, publicada nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial da União, também proíbe a venda, a distribuição, a fabricação, a divulgação e o uso do produto.

Em nota, a Anvisa informou que a medida foi adotada porque o suplemento tem origem e composição indeterminadas, além de apresentar propagandas com alegações terapêuticas indevidas para alimentos, como combater inflamações, fortalecer articulações, aliviar desconfortos e melhorar a mobilidade.

Recolhimento voluntário

Outra resolução da agência determinou a suspensão da comercialização, da distribuição, da divulgação e do consumo dos lotes 0061.02.2026, 0367.11.2025 e 0012.01.2026 do suplemento alimentar de creatina em gomas mastigáveis sabor uva verde, da empresa Idn Labs Indústria Farmacêutica & Food Supplements Ltda.

Segundo a Anvisa, a própria empresa comunicou o recolhimento após identificar teor de creatina fora dos limites estabelecidos. “Além disso, os produtos apresentavam irregularidades de rotulagem, com uso de alegações não autorizadas, divergências quanto ao fabricante e outras inconformidades que comprometem a segurança e a conformidade regulatória do produto.”

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).