Cidades

Investimento

Centro das Artes Lageado será inaugurado amanhã com presença de ministra da Cultura

O evento integra a programação dos 126 anos da Capital

Continue lendo...

A Prefeitura de Campo Grande inaugura nesta terça-feira (19), às 14h, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), no Bairro Lageado, com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, representando o Governo Federal.

O espaço vai atender moradores do Lageado, Parque do Sol, Dom Antônio e regiões próximas, oferecendo atividades culturais, esportivas e sociais.

A obra é fruto de parceria entre Prefeitura e Governo Federal, com recursos do PAC e contrapartida municipal, acompanhada pelo Ministério da Cultura, e integra a programação dos 126 anos da Capital.

Com 7 mil m², o CEU das Artes contará com biblioteca com telecentro, teatro com 125 lugares, quadras, pista de skate, pista de caminhada, academia ao ar livre e espaço para jogos.

O uso será compartilhado entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), a Secretaria Executiva de Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Esporte (Funesp).

Margareth Menezes

Margareth Menezes é cantora, compositora, atriz, gestora cultural, empresária e atual ministra da Cultura do Brasil. Em 2023, foi convidada ao cargo fedeal no governo Lula

Ela é conhecida por sua trajetória musical, sendo uma das principais representantes do samba-reggae e uma voz importante na afirmação da autoestima do povo negro. 

Margareth ocupa cargo de ministra desde 2023

Além de sua carreira artística, Margareth também é fundadora da Associação Fábrica Cultural, uma organização social que desenvolve projetos culturais, educativos e sustentáveis. .

campo grande

Confira o que abre e o que fecha nos dias de Carnaval

Carnaval não é feriado, mas devido ao ponto facultativo, muitos locais alteram o horário de funcionamento

13/02/2026 16h00

Carnaval de rua em Campo Grande

Carnaval de rua em Campo Grande Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O Carnaval é uma das festas que duram vários dias no Brasil, mas, ao contrário do que muitos pensam, a data não é feriado, e sim ponto facultativo.

Mesmo assim, é comum que órgãos públicos, bancos e alguns estabelecimentos comerciais adotem horários diferenciados ou suspendam o funcionamento durante os dias de folia.  

Para quem precisa se planejar, reunimos as informações sobre o que abre e o que fecha durante a segunda e terça-feira de Carnaval e também na quarta-feira de Cinzas, dias 16,17 e 18 de fevereiro, respectivamente.

Confira o que abre e o que fecha:

Supermercados

Os supermercados e hipermercados podem funcionar normalmente.

Comércio

Desde o fim de semana que o antecede até a quarta-feira de cinzas (18), o comércio pode abrir normalmente.

Shoppings

  • Campo Grande

O Shopping Campo Grande abrirá das 10h às 22h, horário normal de funcionamento.

  • Norte Sul Plaza

O Norte Sul Plaza funciona em horário normal, das 10h às 22h.

  • Bosque dos Ipês

O Bosque dos Ipês irá funcionar normalmente nos dias de Carnaval, das 10h às 22h.

  • Pátio Central

O Pátio Central Shopping terá alterações no horário. Na segunda, o funcionamento será das 8h às 19h para as lojas e das 8h às 20h para alimentação. 

O shopping não abre na terça de carnaval e, na quarta de Cinzas, será das 11h às 19h e alimentação das 11h às 20h.

Feira Central

A Feira Central não abre às segundas e terças, mas funcionará normalmente na quarta-feira de Cinzas.

Bancos

Não haverá atendimento presencial nas agências bancárias nos dias 16 e 17 de fevereiro e retornam suas atividades na quarta-feira, dia 18, a partir das 12 horas.

Unidades de saúde

Hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, Centros Regionais de Saúde 24 horas irão funcionar normalmente em regime de plantão.

Judiciário

O plantão do Poder Judiciário terá início às 19h de sexta-feira (13) e terminará ao meio-dia de quinta-feira (19), quando o retoma o expediente normal.

Os prazos processuais ficam suspensos durante todo o período e o plantão judiciário funcionará para os casos considerados urgentes, como: mandados de segurança, habeas corpus, medidas protetivas da Lei Maria da Penha, comunicação de prisão em flagrante, pedidos de liberdade provisória, pedidos de prisão preventiva ou temporária, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão (de bens ou pessoas) e medidas urgentes ou cautelares de natureza cível ou criminal.

Órgãos Públicos

Não haverá expediente nas repartições públicas municipais e estaduais em Campo Grande nos dias 16 e 17 de fevereiro, com retorno a partir das 13h da Quarta-Feira de Cinzas, conforme decretos.

A exceção fica por conta dos serviços considerados essenciais, como saúde e segurança, que funcionarão em escala de plantão.

Lotéricas

As casas lotéricas não devem abrir na segunda e terça-feira de Carnaval, pois não haverá sorteio de loterias nos dias 16 e 17 de fevereiro.

Detran

As agências do Detran de Mato Grosso do Sul não irão funcionar nos dias de folia.

Correios

Não haverá atendimento nas agências dos Correios nos dias 16 e 17 de fevereiro. O expediente nessas unidades será retomado na quarta-feira, a partir das 12h.

Assine o Correio do Estado

Duas décadas

Sergipano foragido por homícidio cometido há 20 anos é preso em MS

Após negar identificação, foi localizado após receber atendimento médico na Santa Casa

13/02/2026 15h30

Foto: Divulgação / Policia Civil

Continue Lendo...

Um homem de 59 anos, foragido da Justiça de Sergipe por um homicídio cometido há cerca de 20 anos, foi preso em Mato Grosso do Sul após ser identificado pela Polícia Civil enquanto recebia atendimento médico na Santa Casa. Ele estava com mandado de prisão em aberto e foi capturado logo após receber alta hospitalar.

A prisão foi realizada por investigadores do Setor de Investigação da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (DERF), durante diligências para localizar pessoas com ordens de captura por crimes graves. A equipe foi acionada depois que um homem, vítima de espancamento ocorrido no dia 29 de janeiro, no Bairro Paulo Coelho Machado, deu entrada no hospital sem informar seus dados de identificação.

Após checagens e troca de informações com autoridades de Sergipe, os policiais conseguiram identificar o paciente como N.J., natural de Itabaiana, cidade sergipana. Segundo a polícia do estado vizinho, ele fugiu do Sergipe após cometer um homicídio. Ele também já havia cumprido pena por estupro no Complexo Penitenciário Doutor Manoel Carvalho Neto, em Aracaju, também 2006. 

Em Mato Grosso do Sul, o homem ainda possui registros por violência doméstica. À polícia, ele contou que foi espancado após um desentendimento com pessoas que perceberam que ele estava armado com um revólver e o agrediram para tomar a arma. O caso foi registrado em boletim de ocorrência.

Ele afirmou ainda que vive em situação de rua, apesar de ter familiares na Capital, com quem não mantém contato.

Após receber alta médica, o mandado de prisão foi cumprido. As autoridades de Sergipe foram comunicadas e o preso foi preso. 

Assine o Correio do Estado 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).