Cidades

PANTANAL

Fogo volta a atingir Pantanal mesmo após as chuvas

Com nove focos de incêndios ainda ativos, fim da frente fria e baixa umidade devem colocar o bioma em risco nos próximos dias

Continue lendo...

Após um período de baixas temperaturas e chuvas, os incêndios, antes concentrados na região norte do Pantanal Sul-Mato-Grossense, se alastraram para outras áreas nesta semana. Dessa vez, o fogo se concentra nas proximidades da comunidade indígena, Kadiwéu, na divisa entre a Bolívia e Mato Grosso do Sul. 

Segundo o informativo da Operação Pantanal, os focos de incêndio haviam desaparecido em decorrência das chuvas registradas na semana passada, mas retornaram na segunda-feira (12), após o fim das chuvas na região, de acordo com o boletim. Uma equipe formada por militares do estado do Paraná já foi mobilizada para atuar na área.

Atualmente, somado aos outros, o Estado possui nove focos de incêndio ainda ativos. Na região de Forte Coimbra, novos focos de calor foram identificados e ameaçam a região. As equipes de monitoramento foram enviadas e permanecem atentas à situação.

Além do incêndio na aldeia, outros focos continuam ativos. Ao norte do Estado, próximo à Fazenda Caiman, militares de Mato Grosso do Sul e integrantes da Força Nacional de Segurança contam com o apoio de uma aeronave Air Tractor, que sobrevoa a região.

Próximo ao local, na região de Miranda um incêndios que estendeu-se até a BR-262 segue monitorado e controlado. Não somente, um outro incêndio também segue ativo na região do Passo da Lontra e na Estrada Parque, em que as esquipes seguem empenhadas para conter o avanço fogo. 

Com o fim da frente fria, as autoridades temem que os incêndios voltem a crescer no pantanal. No estado, a temperatura que chegou a marcar recorde de sensação baixa com -4ºC, voltou a aumentar e atingiu uma média de 24ºC no começo dessa semana. O fim da frente fria veio acompanhada por rajadas de vento de 25 km/h. e baixa umidade relativa do ar, variando entre 10 e 20%

Norte do Pantanal

Ao norte do estado, apesar das baixas temperaturas e registro de chuva em grande parte do Pantanal, o Laboratório De Aplicações De Satélites Ambientais da UFRJ (Lasa) identificou a queima de 1150 hectares entre sábado (10) e domingo (11) .  Segundo o instituo, a região encerrou o fim de semana com a queima de 550 hectares durante o sábado e 600 hectares no domingo.

De acordo com o LASA, a área queimada no Pantanal de Mato Grosso do Sul até 6 de agosto de 2023 atingiu 1.089.600 hectares, representando um incremento de 118% em relação ao mesmo período de 2020, ano que detinha o recorde histórico de incêndios para o bioma.

Hoje (13), o laboratório identificou um aumento significativo no número de incêndios em toda a região pantaneira, com 4.175 hectares queimados. 

Operação Pantanal

A Operação Pantanal conta com o suporte de 56 membros da Força Nacional de Segurança Pública e 12 da LIGABOM do Paraná, as Forças Armadas, incluindo a Marinha do Brasil (14), o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, também estão colaborando na operação. 

Além disso, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul contribui com 4 militares, enquanto 273 agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo se juntam ao esforço, juntamente com 1 Policial Federal. 

Assine o Correio do Estado
 

EVENTO

Empregabilidade das pessoas com deficiência

Campo Grande recebe seminário sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

25/11/2024 10h47

Continue Lendo...

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho será tema central do seminário “O Trabalho e a Empregabilidade da Pessoa com Deficiência: Uma Construção Social”, promovido pela Associação Pestalozzi de Campo Grande.

O evento, que promete reunir empresários, gestores públicos, pessoas com deficiência e seus familiares, acontece no dia 5 de dezembro, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

Escreva a legenda aqui

Com vagas limitadas, o seminário visa debater desafios e apresentar oportunidades para a inclusão no mercado de trabalho, incentivando o compartilhamento de experiências e estratégias que valorizem as habilidades das pessoas com deficiência.

Os participantes terão acesso a palestras de especialistas renomados, histórias inspiradoras de superação e a possibilidade de se conectar com profissionais e entidades dedicados à construção de uma sociedade mais inclusiva.

 

Destaques da programação

Um dos pontos altos do evento será a participação da influenciadora digital Clarinha Mar, conhecida por seu trabalho em prol da inclusão por meio de conteúdos impactantes nas redes sociais. Entre as palestras confirmadas estão:

  • “Empregabilidade Inclusiva: Desafios e Perspectivas”, que discutirá os obstáculos e avanços no mercado de trabalho inclusivo;
  • “Construindo Relações para o Fortalecimento do Trabalho Inclusivo: Capacitismo x Sociedade”, abordando a desconstrução de preconceitos e a criação de ambientes mais equitativos.

Serviço

  • Data: 5 de dezembro de 2024
  • Horário: 8h às 12h30
  • Local: Auditório do Bioparque Pantanal – Avenida Afonso Pena, 6277, Campo Grande
  • Contato: (67) 3316-7600 | E-mail: [email protected]

Este seminário é uma iniciativa essencial para ampliar o debate sobre a inclusão no mercado de trabalho e fomentar políticas que garantam igualdade de oportunidades para todos. Não perca a chance de participar desta discussão e contribuir para um futuro mais inclusivo!

 
 

CONCURSO UNIFICADO

Candidatos reintegrados do CNU já podem consultar resultados das provas

Resultados estão na página da Cesgranrio

25/11/2024 10h45

Resultados do CNU estão na página da Cesgranrio

Resultados do CNU estão na página da Cesgranrio Gerson Oliveira/ Correio do Estado

Continue Lendo...

Os  candidatos do Concurso Nacional Unificado que foram reintegrados após acordo com o Ministério Público podem consultar o resultado das provas a partir desta segunda-feira, 25. São mais de 32 mil pessoas nessa situação.

Para isso, basta acessar a área do candidato na página da Cesgranrio e clicar na aba “Resultados e Convocações”. Esses candidatos voltaram ao processo seletivo depois de acordo com o Ministério Público. Eles já receberam e-mail informando da situação alterada no concurso.

O acordo evitou a eliminação dos candidatos que deixaram de marcar o gabarito ou a frase no cartão de resposta. Eles terão agora os dias 4 e 5 de dezembro para o envio de títulos. A nota preliminar das discursivas será divulgada no dia 9 de dezembro. E o resultado final no dia 11 de fevereiro.

Outros detalhes sobre o cronograma do Concurso Nacional Unificado você pode conferir no site da Cesgranrio ou do Ministério da Gestão.

Notificações

Na quinta-feira (21), cada um dos 32.260 candidatos reintegrados recebeu um e-mail da Fundação Cesgranrio, com informação sobre a situação alterada no certame. Os demais terão a informação disponível na área do candidato na página do Concurso. Em caso de dúvidas, o candidato pode procurar a Fundação Cesgranrio via e-mail ([email protected]) ou ligar para o suporte 0800 701 2028 (das 9h às 17h).

Confira o novo cronograma divulgado pelo Ministério da Gestão.

*Com informações da Agência Brasil

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).