Cidades

valorização

Governo de MS vai convocar 500 remanescentes da PM, 25 do BM e reestruturar carreira militar

Convocação será publicada no DOE ainda neste mês de agosto; atualmente a tabela base para remuneração salarial das categorias está em quatro níveis com progressão de carreira a cada 10 anos, e, com a volta do sétimo nível, este intervalo cai pela metade

Continue lendo...

Governo de Mato Grosso do Sul vai convocar 500 candidatos remanescentes do concurso da Polícia Militar (PMMS) e entre 15-25 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS).

Candidato remanescente é aquele que não foi classificado dentro do número de vagas do concurso público, mas foi aprovado e aguarda convocação no cadastro reserva.

A convocação será publicada ainda neste mês de agosto no Diário Oficial do Estado (DOE). A expectativa é que segunda turma, do curso de formação da Polícia Militar e Bombeiro Militar, comece ainda neste ano.

O curso de formação da PM, 37º Centro de Formação de Soldados (CFSD), começou em 15 de janeiro e deve acabar em 20 de setembro de 2024. Já o curso de formação do BM começou em 15 de janeiro e deve acabar em meados de novembro.

O segundo curso de formação de ambas carreiras ainda não têm previsão para começar, mas, a expectativa é de que comecem ainda neste ano.

O salário de aluno soldado (AL SD) é de R$ 2.453,00 e o de aluno cadete (AL CAD) é de R$ 5.257,00. Já o salário inicial para praça da Polícia Militar é de R$ 5.500,00 e o de oficial gira em torno de R$ 9.700,00.

O aumento do efetivo terá impacto de R$ 70 milhões nos cofres do governo estadual, por ano.

“Como sempre nosso governador Eduardo Riedel é sensível à valorização do profissional. Tudo vem a calhar realmente para que possamos avançar em segurança pública”, disse o comandante-geral da Polícia Militar e CEL PM, Augusto dos Anjos.

REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA MILITAR

Além de aumentar o efetivo, o governo de Mato Grosso do Sul também vai reestruturar a carreira de servidores militares.

Atualmente a tabela base para remuneração salarial das categorias está em quatro níveis com progressão de carreira a cada 10 anos. Com a volta do sétimo nível, este intervalo cai pela metade.

Projeto de Lei será encaminhado para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) alterando o decreto que deve beneficiar 10 mil servidores militares ativos e inativos.

“Faz mais de um ano que a gente vem discutindo uma reivindicação que é o retorno do sétimo nível para as carreiras da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Aos poucos vamos restabelecer para chegar nos 35%, é um compromisso que venho fazendo com a categoria”, afirmou o governador de MS, Eduardo Riedel (PSDB).

"O governador foi sensível a essa pauta entendendo que com isso ele faz uma valorização funcional desse servidor para ele ficar junto com todas as outras categorias com tabela de crescimento de 5 em 5 anos. Esse é um primeiro passo, uma vitória para categoria e para o Estado no ponto de vista de reconhecimento do trabalho que é muito bem feito por sermos referência em segurança pública no país", explicou o secretário de Administração, Frederico Felini.

O pedido é reivindicado há anos pela categoria e, em 2024, sairá do papel.

LIGAÇÃO DIRETA

Latam amplia para 3 voos semanais de Bonito a Guarulhos

Ampliação dos voos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos começa a partir do dia 25 de outubro

25/06/2026 12h15

Bonito conta com os serviços de três companhias aéreas: GOL, Azul e LATAM

Bonito conta com os serviços de três companhias aéreas: GOL, Azul e LATAM Divulgação: Prefeitura de Bonito

Continue Lendo...

A Prefeitura de Bonito divulgou em sua rede social que, a partir do dia 25 de outubro, a LATAM ampliará sua operação e passará a oferecer três voos semanais entre o município sul-mato-grossense e o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo.

Os voos sairão na quarta-feira, sexta-feira e domingo. Do Aeroporto Regional de Bonito (BYO) para Guarulhos, o horário de saída será às 11h10, com previsão de chegada às 14h05. No sentido inverso, ou seja, de GRU para o município de MS, o voo sairá às 09h30 e chegará às 10h30.

Em 2025, o BYO registrou um crescimento de 35% na movimentação de passageiros, reforçando o papel estratégico do município no cenário turístico brasileiro.

Segundo os dados da Administração Aeroportuária, 68.539 passageiros passaram pelo terminal no ano passado, superando os 50.932 registrados em 2024. 

Bonito conta com os serviços de três companhias aéreas: GOL, Azul e LATAM. Em 2025, a Azul Linhas Aéreas apresentou aumento de 47% no número de passageiros. A companhia passou a operar exclusivamente voos diretos entre Campinas (VCP) e Bonito (BYO), saltando de 21.529 para 31.618 passageiros por ano.

A LATAM Airlines, entre setembro e dezembro de 2025, movimentou 8.234 passageiros, contribuindo de forma significativa para o desempenho positivo do aeroporto.

Em relação às demais operações, houve uma leve variação na rota entre Congonhas (CGH) e Bonito (BYO), operada pela Gol Linhas Aéreas. O número de passageiros saiu de 29.403 em 2024 para 28.687 em 2025.

FRAUDE

TJMS mantém condenação de ex-vereador do interior do Estado por fraude em diárias

Ex-parlamentar de Naviraí mantinha esquema de fraude em diárias e foi condenado a pagar multa de R$ 30 mil

25/06/2026 12h00

Divulgação

Continue Lendo...

Durante a última semana ocorreu o julgamento de um ex-vereador de Naviraí, cidade a 358 quilômetros de Campo Grande, por improbidade administrativas durante seu mandato com fraudes no pagamento de diárias na Câmara Municipal.

Por unanimidade, a 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) manteve a condenação da primeira estância. Conforme os autos, o político mantinha um esquema para receber as diárias de forma irregular, com informações falsas de viagens.

A investigação apontou 24 episódios de irregularidades dentro de um ano, de outubro de 2023 a outubro de 2024, em que o ex-vereador apresentava relatórios de viagens com informações falsas, solicitando o pagamento de diárias referentes a deslocamentos que não ocorreram.

O caso foi descoberto na "Operação Atenas", em que investigava um esquema de concessão irregular de diárias a vereadores e servidores do Legislativo municipal de Naviraí.

Durante o julgamento, a defesa do ex-vereador questionou a validad das provas produzidas, em especial, os dados obtidos por meio de Estações Rádio Base (ERBs), utilizadas para localizar o aparelho celular vinculado na operação como do investigado.

Porém a tese não foi aceita, uma vez que os relatórios da investigação da Polícia Federal (PF) indicavam que os dados de telefonia do ex-parlamentar nas datas das supostas viagens não condiziam com a localização de onde ele informou que esteve.

O júri então acolheu as provas como evidência da inserção das informações falsas pensada e planejada pelo político com a intenção de ter vantagem sobre o sistema de pagamento de diárias, caracterizando enriquecimento ilícito e dolo específico.

A condenação por improbidade administrativa foi mantida, e adicionou a indenização no valor fixo de R$ 30 mil por danos morais coletivos. Conforme o acórdão, a repercurssão da Operação Atenas extrapolou os prejuízos financeiros e ainda afetou a confiança da população nas instituições públicas e na moralidade administrativa.

Além disso, foi mantida a multa civil que equivale ao acréscimo patrimonial obtido de forma indevida.

A decisão então permanece válida com as sanções impostas na sentença de primeiro grau, incluindo então ressarcimento ao erário, perda dos valores recebidos ilicitamente, suspensão dos direitos políticos, multa civil, proibição de contratar com o poder público e pagamento da indenização por danos morais coletivos.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).