Cidades

IGREJA CATÓLICA

Papa Francisco reconhece Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como Padroeira de MS

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi instituída a padroeira de Mato Grosso do Sul por meio da Lei Estadual em 2017

Continue lendo...

O Papa Francisco reconheceu Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como Padroeira do Estado de Mato Grosso do Sul, diante de Deus e da Igreja em todo o mundo.

Segundo a Arquidiocese de Campo Grande, a notícia foi entregue pelo arcebispo da Capital, Dom Dimas Lara Barbosa, ao reitor do Santuário, na semana passada.

Ao reconhecer a padroeira do Estado, o papa teria feito um único pedido: "na esperança que este patronato contribua a suscitar nos fiéis um profundo desejo de santidade”.

Ainda segundo a Arquidiocese, a concessão é um marco na história do Santuário Estadual do Perpétuo Socorro e de Mato Grosso do Sul e também, resultado do empenho por parte da comunidade religiosa e paroquial nos últimos anos.

O reconhecimento pelo líder religiosoo será celebrado futuramente em programação que terá participação de bispos e fieis e devotos da santa.

Padroeira

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi instituída a padroeira civil de Mato Grosso do Sul por meio da Lei Estadual. 

O Projeto de Lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul no dia 20 de dezembro de 2017. Sete dias depois, o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, sancionou a Lei durante a novena das 9h, do dia 27 de dezembro de 2017.

Também por meio de lei, o dia 27 de junho, Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi instituído no calendário oficial de eventos do Estado como data festiva em honra à padroeira.

A data, no entanto, não é feriado.

A Paróquia foi fundada em 1939, pelo então Bispo de Corumbá, Dom Vicente Priante, ficando sob os cuidados da Congregação do Santíssimo Redentor dos Missionários Redentoristas.

Motivado pelas tradicionais novenas, no dia 10 de janeiro de 1999, o então Arcebispo de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello, publicou o decreto de elevação da Igreja à Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que após a Lei da Padroeira passou a ser Santuário Estadual.

Atualmente, o Santuário Estadual é o que mais realiza novenas em todo o mundo, com 18 novenas, de hora em hora, a partir das 6h até às 23h, todas as quartas-feiras, reunindo cerca de 25 mil devotos ao longo do dia.

ossa Senhora do Perpétuo Socorro também é padroeira de cinco cidades de MS: Antônio João, Bodoquena, Caracol, Itaquiraí e Sete Quedas.

MORTE DO PAPA

Morte do Papa Francisco movimenta religiosos e santuário da Capital realiza missa de homenagem

A Santa Missa acontecerá nesta segunda-feira (21), às 19h na Avenida Afonso Pena, 377

21/04/2025 10h35

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro FOTO: Divulgação Arquidiocese de Campo Grande

Continue Lendo...

A morte do Papa Francisco, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (21), movimentou diversos religiosos e os santuários de Campo Grande, incluindo a Arquidiocese da Capital. Além disso, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, realizará uma missa de homenagem nesta noite.

Na Capital, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, comunicou o falecimento do Santo Padre e convocou todos os fiéis para uma missa pelo descanso eterno. “Em sinal de luto e reverência, informamos que a bandeira do Vaticano, hasteada em nosso Santuário por ocasião do Ano Jubilar, permanecerá a meia altura durante uma semana, até a finalização dos ritos fúnebres em Roma. Além disso, convidamos todos os fiéis a se unirem em oração pelo descanso eterno do Santo Padre”.

A Santa Missa acontecerá nesta segunda-feira (21), às 19h na Avenida Afonso Pena, 377 – Bairro Amambai, e será celebrada com a intenção especial pelo sufrágio da alma do Papa Francisco, pedindo ao Senhor que o acolha na eternidade com misericórdia e paz.

O Santuário Nossa Senhora da Abadia também se manifestou, afirmando que Papa Francisco fez sua Páscoa definitiva. “Rezemos pelo no Santo Padre! Seu legado de amor, humildade e verdade permanece vivo em cada coração católico!”, afirmou o Santuário.

A igreja finalizou com o seguinte versículo: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim ainda que tiver morrido, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais” (Jo 11, 25-26).

Em post nas redes sociais, a Pastoral Juvenil de Campo Grande, agradeceu o Papa Francisco. “Hoje o mundo se despede do seu pastor. Francisco deixa à Igreja um legado de amor e cuidado com os mais pequenos e com o mundo. Seu ensinamento e vida aproximaram tantos jovens de Deus e da Igreja”, disse.

A Arquidiocese de Campo Grande também se despediu do Papa Francisco com um texto emocionante. Leia na íntegra:

"Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino."

O Correio do Estado entrou em contato com o Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, mas até o fechamento dessa matéria, não houve pronunciamento oficial. Conforme a Arquidiocese, o pronunciamento deve sair nas próximas horas.

Assine o Correio do Estado.

 

Cidades

Morte de Papa suspende canonização de beato com milagre em MS

Carlo Acutis seria canonizado no próximo domingo (27), em uma cerimônia na Praça São Pedro, no Vaticano

21/04/2025 10h30

Corpo de Carlo Acutis, menino italiano que morreu de leucemia em 2006, em seu túmulo em Assis, Itália

Corpo de Carlo Acutis, menino italiano que morreu de leucemia em 2006, em seu túmulo em Assis, Itália Foto: Tiziana FABI / AFP

Continue Lendo...

A canonização de Carlo Acutis, jovem italiano reconhecido como "padroeiro da internet", foi suspensa em razão do falecimento do papa Francisco, informou o Vaticano nesta segunda-feira (21). O processo estava marcado para o próximo domingo (27), em uma cerimônia na Praça São Pedro, no Vaticano, que não deu informações sobre quando a canonização será retomada.

O jovem foi beatificado em 2020, após a comprovação de um milagre que aconteceu no dia 12 de outubro de 2010, exatamente quatro anos após a morte do “Santo Milenial”. Na ocasião, o menino Matheus Lins Vianna, que sofria de uma rara anomalia no pâncreas, se curou após tocar as  roupas com o sangue de Acutis, que estavam expostas na paróquia de São Sebastião, na Capital.  

À época, o padre Marcelo Tenório era quem comandava a igreja, e conta que em todo dia 12 de outubro, data do falecimento de Carlo, realizava as missas com uma relíquia do jovem.  

Carlo morreu de leucemia em 2006, aos 15 anos, deveria ser canonizado em uma cerimônia na Praça de São Pedro. O adolescente difundia a consciência da fé católica na internet e ganhou o apelido de “influenciador de Deus”.

Canonização

Como padrão, o processo de santidade da igreja normalmente exige que os candidatos tenham dois milagres atribuídos a eles, com cada suposta ocorrência sobrenatural exigindo um exame aprofundado.

Em maio, um segundo milagre atribuído a Acutis foi reconhecido pelo papa Francisco, decisão que abriu caminho para que ele fosse declarado santo.

Nascida na Costa Rica, uma jovem chamada Valeria Valverde foi curada após sua família interceder por Acutis após a garotinha sofrer traumatismo craniano em razão de uma queda de bicicleta enquanto a família estava na Itália.  

Em coma, Valeria se recuperou de forma completa, e superou todas as lesões graves causadas pelo acidente. Sua cura foi considerada um claro sinal da intervenção divina por meio de Carlo Acutis.

Em 2024, após a investigação, o Papa Francisco divulgou oficialmente o segundo milagre do jovem, e afirmou que sua intercessão foi a causa direta da cura de Valeria. 

Corpo de Carlo Acutis, menino italiano que morreu de leucemia em 2006, em seu túmulo em Assis, Itália

Cronograma especial 

De 21 a 27 de abril, a Paróquia São Sebastião, em Campo Grande, contava uma programação especial em contagem regressiva para a canonização de Carlo Acutis, que seria proclamado santo oficialmente pelo Papa Francisco, em Roma, no próximo domingo, durante o Jubileu dos Adolescentes. A paroquia recebe o pullover azul que pertenceu a Carlo Acutis nesta segunda. 

Programação 

21 de abril - segunda-feira: Chegada da relíquia de Carlo Acutis, às 19h, na Paróquia São Sebastião

22 a 26 de abril: Missas temáticas, adoração e encontros com jovens na chamada “Capela do Milagre”.

22/04 (terça-feira)
18h30 – Hora da Graça e distribuição das pétalas
19h – Santa Missa
Local: Capela do Milagre

23/04 (quarta-feira)
18h30 – Hora da Graça e distribuição das pétalas
19h – Santa Missa
20h – Quiz sobre Carlo Acutis
Local: Capela do Milagre

24/04 (quinta-feira)
18h30 – Hora da Graça e distribuição das pétalas
19h – Santa Missa
20h – Vigília com Adoração ao Santíssimo: “A Eucaristia é a minha autoestrada para o céu” Local: Capela do Milagre

25/04 (sexta-feira)
18h30 – Hora da Graça e distribuição das pétalas
19h – Santa Missa
20h – Noite da Juventude
Local: Capela do Milagre

26/04 (sábado)
18h30 – Hora da Graça e distribuição das pétalas
19h – Santa Missa
20h – Noite Mariana
Local: Capela do Milagre

27/04 (domingo)
5h – Café da manhã no Salão da Divina Providência
5h30 – Canonização do Beato Carlo Acutis (transmissão ao vivo do Vaticano)
8h30 – Procissão da Capela do Milagre até a Igreja Matriz
9h – Veneração da Relíquia de Carlo Acutis
10h – Missa de Ação de Graças pela canonização
11h30 – Almoço de encerramento

Por hora, programação está sob suspense. Pároco Marcelo Tenório disse que o momento é de "consulta aos superiores". 

*Atualizado para acréscimo de informações. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).