Colunistas

Artigo

Juntos contra a violência sexual

Continue lendo...

Todos os dias, 125 crianças e adolescentes sofrem algum tipo de violência sexual no Brasil. Isso representa mais de 45 mil casos por ano. E em cerca de 70% das vezes, a violação acontece dentro do ambiente familiar, com pessoas que têm algum vínculo de confiança com os menores, desafiando a ideia convencional de que os agressores são sempre desconhecidos.

Estamos falando de pessoas próximas que deveriam zelar pelos direitos daqueles que ainda não podem e não conseguem se defender sozinhos. É alarmante percebermos que, ao contrário de suas reais responsabilidades enquanto cidadãos, os agressores se aproveitam de sua posição de autoridade e sua proximidade para cometer esse crime hediondo.

As crianças e os adolescentes entre 5 e 14 anos são os mais vulneráveis e destacam a necessidade de uma intervenção precoce e medidas eficazes para interromper o ciclo de violência, como educação sobre consentimento e respeito desde a infância, acesso a serviços de apoio psicológico e social para as vítimas e suas famílias, fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos e conscientização de toda a sociedade sobre a gravidade do problema e a importância de identificar e denunciar suspeitas da violação, além de penalizar o agressor.

Também é crucial que haja investimento em programas de capacitação para os profissionais que trabalham diretamente com as crianças e os adolescentes, para que saibam como oferecer suporte e encaminhar o caso sempre que necessário.

Nós precisamos encontrar uma abordagem que vá além da punição individual e encontre as raízes desse problema. Isso implica uma análise crítica das estruturas sociais, culturais e institucionais que perpetuam a violência, com medidas concretas para promover a educação sexual adequada e o apoio integral às vítimas.

Desde 2018, a campanha Pode Ser Abuso, da Fundação Abrinq, disponibiliza materiais educativos e de sensibilização, além de orientações sobre como todos podem contribuir para enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes. A disseminação do conhecimento sobre o assunto é uma medida eficaz na prevenção e combate a essa forma de violência.

Somente com o envolvimento de governos, organizações da sociedade civil, empresas, mídia e população conseguiremos mudar essa realidade. Mesmo se existisse apenas um caso de violência sexual infantil, ainda estaríamos falando sobre o assunto. 

Por isso, é extremamente importante nos comprometermos a acabar com essa violação não apenas no Maio Laranja – mês dedicado a ações de conscientização contra a violência sexual infantil – mas em todos os dias do ano.

CLÁUDIO HUMBERTO

"O brasileiro cansou de mentiras"

Senador Jorge Seif (PL-SC) explica a desaprovação recorde ao governo Lula

28/01/2025 07h00

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Continue Lendo...

PT quer mais espaço para apoiar Motta na Câmara

O PT esperneia por mais espaço na Mesa Diretora para apoiar Hugo Motta (Rep-PB) como presidente da Câmara na eleição do sábado (1º). Até agora, está reservada ao PT apenas a Primeira-Secretaria, hoje com o União Brasil. A demora para o partido de Lula descer do muro na eleição da Câmara garantiu ao PL e PP as melhores escolhas no rateio dos cargos, com Primeira e Segunda Vice-Presidência, respectivamente.

Pouca diferença

O apoio do PT tem efeito mais simbólico do que prático. Somente o Novo, com 4 deputados, e Psol, com 13, não apoiam Motta na disputa.

Pote de ouro

A secretaria prometida ao PT tem serviços burocráticos, supervisiona o administrativo da Casa, mas também autoriza despesas na Câmara.

Pragmatismo

Alguns parlamentares petistas defendem outro foco: a presidência das comissões, que tem dado dor de cabeça ao governo.

Um exemplo

A CCJ, principal comissão, deve ficar com o União Brasil, que pode indicar Elmar Nascimento (BA), ex-pré-candidato a presidente da Casa.

Rejeição a Lula cresce com erros e manipulação

O governo e aliados na mídia perdem credibilidade a cada crise, unindo-se em fake news desastrosas. Após a decisão de espionar o pix, veio a deportação dos ilegais. Tanto quanto se excederam na valorização do vídeo fake de Haddad para esconder a bisbilhotice do pix, manipularam o caso dos acorrentados para atribuir tudo ao malvadão Donald Trump. E omitiram que foi o 33º vôo desde a posse de Lula, em 2023, sem que ele tenha reclamado do mesmo tratamento aos demais 3.660 deportados.

Povo não é bobo

Nesses casos e em outros, governo e aliados na mídia e no Congresso desdenharam da opinião pública, que já não é tão boba ou desinformada.

Terceirizando culpa

Após a decisão de espionar o pix, Lula se viu obrigado a recuar, mas, resolveu encontrar culpa nos outros, mais uma vez. Deu errado de novo.

Sigilo nada altera

De lorota em lorota, Lula viu seu cartaz desabar, e de novo optou pela manipulação, decretando sigilo nas pesquisas que contrata. Foi inútil.

O que Janja esconde?

Quem paga a conta tem o direito de saber o que Janja faz e a quem recebe em seu gabinete no Planalto, cercada de assessores bancados com dinheiro público. As suspeitas sobre os gastos e a agenda de Janja foram geradas pelo próprio maridão, quando tornou tudo isso secreto.

Momento certo

Pode ser coincidência, se há coincidências em tudo isso, mas o vazamento da delação de Mauro Cid ocorre quando Lula (PT) enfrenta dificuldades, inclusive com a sua aprovação despencando.

Conjectura não é crime

O ex-procurador Deltan Dallagnol defende, em seu canal no Youtube, que a delação de Mauro Cid contra Bolsonaro necessitaria de provas de confirmação, de acordo com a lei, ou não terá validade. Diz também que a lei não pune a conjectura de crime que não foi consumado.

Cenário de pessimismo

Pesquisa Genial/Quaest mostra queda na aprovação de Lula em todas as regiões do País. Somente no Nordeste o petista ainda consegue manter a aprovação mais alta que a desaprovação. Com viés de baixa.

BC errou

Há um ano, o Boletim Focus divulgado pelo Banco Central, em 26 de janeiro, previa que o dólar valeria R$4,90 neste momento, em 2025. Ontem a moeda americana fechou a R$5,91, 20,6% a mais.

Hipocrisia

Seguidores de Lula no “X” não deixaram passar publicação do petista sobre o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Acusaram hipocrisia de Lula e lembraram sua atitude hostil a Israel.

Frente pró-Motta

Hugo Motta (Rep-PB) conta com um cabo eleitoral de peso na disputa pelo comando da Câmara. É o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que promete a bancada paulista fechada com Motta.

Lá vem aumento

Lula recebeu ontem a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e os sinais são muito ruins: ela teria ido pedir autorização para aumentar o preço da gasolina. Político definindo preços é o fim da picada.

Pensando bem...

...na Esplanada, o combinado sai caro.

PODER SEM PUDOR

Posse não é bingo

Após mais de vinte anos de lutas na UDN, a eleição de Cid Sampaio para o Governo de Pernambuco teve um sabor especial para o coronel Inácio Mariano, de São José do Egito, no sertão do Pajeú. De alma lavada, vestiu a melhor roupa e foi à posse do correligionário e amigo. O sentinela armado do Palácio Campo das Princesas o interceptou: “Quer falar com quem?” Ele respondeu que iria falar com o governador. O soldado pediu, referindo-se ao convite: “O sr. tem algum cartão aí?”. Coronel Inácio olhou o soldado de cima a baixo e respondeu: “Eu vim aqui para falar com o governador e não para marcar bingo!” Afastou o fuzil do seu caminho e subiu as escadas.

ARTIGOS

Na falta de acolhimento, seja o seu próprio refúgio

27/01/2025 07h45

Continue Lendo...

Passar sozinho por uma situação difícil, como uma separação dolorosa ou um divórcio, exige muito equilíbrio. Depende daquela famosa inteligência emocional que tantas pessoas buscam das mais variadas formas. No entanto, todos sabemos que a prática muito se distancia da teoria. Na hora em que a vida nos coloca à prova, o velho e bom colo se torna indispensável. O problema é que nem sempre podemos contar com esse apoio, e é aí que mora o maior o desafio.

A palavra empatia está muito em alta, mas o que vemos é cada vez mais pessoas apontando os dedos, em vez de estenderem as mãos. O divórcio, por exemplo – um momento já tão rodeado de angústias e inseguranças –, pode ser alvo de muito julgamento, especulações e até desprezo.

Quem nunca lidou com esse nível de separação não consegue compreender que esse comportamento irresponsável beira a crueldade e pode ser um fator determinante para abalar, às vezes de uma maneira irreversível, a vida de alguém que se encontra vulnerável e carente.

Amigos e familiares que formam uma rede de apoio verdadeiramente sólida podem assumir partes do papel de um companheiro: para quem tem filhos, é prestar suporte com as crianças; para quem encontra dificuldades em balancear o trabalho e a vida pessoal, é estar presente para dividir tarefas e compartilhar frustrações.

Mas não se desesperem: ajudar nem sempre toma formas extremas. Um abraço, um pedaço de bolo ou uma xícara de café operam milagres em nossa alma. Depois do meu próprio divórcio, quem foi luz permaneceu na minha vida. Quem foi trevas, esquecido.

Me lembro do dia em que um casal de amigos me ligou para saber se eu e meus filhos estávamos bem. Não sei descrever o que senti, mas foi um misto de luz no fim do túnel, com um resgate da fé na humanidade.

Desliguei o telefone e chorei por horas. Eram as primeiras pessoas em meses que mostravam preocupação com o nosso bem-estar. É interessante como uma atitude simples se torna tão inesquecível quanto rara quando se está precisando de apoio.

Fato é que, na ausência de carinho e compreensão, não se pode ser dependente de ninguém para manter a saúde emocional. Isso precisa vir de dentro. A força para virar o jogo tem que ser trabalhada e aprendida, afinal a resiliência é uma qualidade que exige paciência. Por isso, aí vai a dica de ouro: não importa em que fase da vida você está, pratique a resiliência. Quando encarar qualquer desafio, encontre a motivação para recomeçar e mudar. Só isso vai lhe preparar para as reviravoltas que a vida dá.

Esteja preparado e não desista de estender a mão a quem precisa. Afinal, você pode precisar de uma rede de apoio tanto quanto o seu vizinho, os seus primos, o seu irmão. Tornar o mundo em um lugar mais acolhedor depende disso: de claridade mesmo que em meio à escuridão, de afeto e doçura em um mundo de brutos.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).