Política

VERIFICAÇÃO

Agência de Iara Contar não recebeu R$90 milhões em propagandas políticas, ao contrário do que afirma vídeo

Vídeo de 57 segundos acusa a empresa de publicidade "Diniz Ação em Marketing" de envolvimento em campanhas políticas de MS desde 2011

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 É enganoso o vídeo que afirma que a agência de publicidade Diniz Ação, pertencente a pré-candidata a deputada estadual por Mato Grosso do Sul, Iara Contar (PRTB), tenha recebido R$30 milhões durante o governo de André Puccinelli – entre 2007 e 2015 – e mais de R$60 milhões na gestão de Marquinhos Trad, no período que foi prefeito em Campo Grande – entre 2017 e 2022. 

Uma contratação de fato ocorreu, mas apenas no ano de 2012, durante o governo de André Puccinelli e o valor pago aos serviços prestados foi de R$300 mil. Por fim , o vídeo dá a entender que o objetivo de Iara seria ‘garantir’ a reeleição de seu marido Capitão Contar.

  • Conteúdo investigado: Vídeo de 57 segundos acusa a empresa de publicidade “Diniz Ação em Marketing”, da pré-candidata a deputada estadual Iara Diniz Contar (PRTB), de envolvimento em campanhas políticas de Mato Grosso do Sul desde 2011. O conteúdo afirma que, a partir do ano citado, a agência de Iara teria faturado mais de R$30 milhões em seis meses, apenas com contratos de publicidade para o governo de André Puccinelli, e mais de R$60 milhões na gestão de Marcos Trad como prefeito de Campo Grande. O vídeo informa que o objetivo desses contratos seria o de reeleger seu marido, atual deputado estadual e pré-candidato ao governo do Estado, Capitão Contar.
  • Onde foi publicado: Grupos de WhatsApp.
  • Conclusão do Correio Verifica: É enganosa a afirmação feita em vídeo de que agência de publicidade de Iara Contar tenha tido vínculo contractual no valor de R$30 milhões para fornecimento de serviços durante a gestão de André Puccinelli, enquanto governador de Mato Grosso do Sul, em 2011. A agência teve um único contrato com o político no ano de 2012, onde recebeu no período de 2013 a 2015, o valor de R$300 mil. Também é falsa a afirmação de que ela tenha fornecido o mesmo tipo de serviço durante a gestão de Marcos Trad, enquanto prefeito de Campo Grande.

Enganoso para o Correio Verifica é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

  • Alcance da publicação: Não foi possível calcular o alcance de circulação, por ter sido compartilhado em grupos do Whatsapp.
  • O que diz o autor da publicação: A equipe do Correio Verifica entrou em contato com telefones que poderiam ser dos responsáveis pela autoria da publicação. Entretanto, não obtivemos resposta até o fechamento desta apuração.
  • Como verificamos: Para fazer a verificação, pesquisamos no Google a palavra-chave “Iara Contar”, e encontramos o post onde havia seu pronunciamento sobre fake news em seu Facebook. Também fizemos buscas pelos termos “Iara Contar política” e “DZN”, além dos títulos de matérias que aparecem no vídeo.

Em seguida usamos a ferramenta de busca do Tweetdeck para ver se havia alguma publicação recente nos perfis do Twitter, sobre o suposto envolvimento da empresa de Iara com propaganda política de Mato Grosso do Sul.  

Também entramos em contato com o Portal Transparência do Estado para apurar sobre os dados contidos nas matérias, de onde não recebemos resposta até o fechamento desta investigação.

Por fim, entramos em contato com a Iara Contar, que nos encaminhou os processos que ela está movendo contra os autores de outras possíveis fake news.

Agência de publicidade de Iara Contar não recebeu R$ 90 milhões em publicidade para Marquinhos e Puccinelli, ao contrário do que é afirmado em vídeo 

A pré-candidata Iara Contar afirmou que tanto sua agência de publicidade “Diniz Ação”, quanto suas outras empresas, nunca tiveram contrato de publicidade junto à Prefeitura de Campo Grande, mas sim que já participaram das licitações, nas quais não saíram vitoriosas. 

Por mensagem, Iara informou que, em relação ao único contrato que teve com o governo do Estado, na gestão de André Puccinelli, foi do serviço que prestou em 2012, no processo 09/000.175/2012.

De acordo com o Portal da Transparência, os valores brutos recebidos de 2013 a 2015, foram de R$ 1.461.900,26. Por se tratar de uma agência de publicidade, o valor devido em cima do valor bruto foi de 20%, neste caso, em relação à empresa Diniz, foi pago cerca de R$ 300.000,00 durante todo o período no qual prestou serviços ao Estado.

Sobre os vídeos envolvendo Iara que circulam pelas redes sociais, a pré-candidata se pronunciou através do Facebook, afirmando que o vídeo se trata de uma fake news e que em relação a sua empresa e aos serviços prestados para o deputado federal Fábio Trad, houve uma única contratação para fazer a marca de seu escritório, mas que após seguir sua trajetória política em 2018, não tiveram mais nenhuma relação, tanto de amizade, quanto partidária.

A equipe de reportagem entrou em contato com o  Portal da Transparência do Governo Federal para confirmar os dados informados em relação às empresas contratadas em 2011 e o valor pago. No entanto, o órgão público não respondeu até o fechamento desta investigação.

Notícias utilizadas como referências do vídeo informam sobre gastos dos políticos com publicidade em contexto geral 

No vídeo desta verificação, aparecem prints de notícias que são atribuídas ao envolvimento de Iara e sua agência de publicidade durante a gestão dos governos de Puccinelli e Trad.

O vídeo acusa Iara de ter recebido mais de R$ 30 milhões de reais durante o governo de Puccinelli em 2011. 

Os criadores do vídeo mobilizam discursivamente títulos de matérias jornalísticas sobre fatos verídicos como forma de conduzir o leitor a uma interpretação que confirme os supostos valores repassados para a agência de Iara. Entretanto, as notícias utilizadas foram tiradas de contexto. 

Uma das matérias em questão é advinda do jornal Diário Corumbaense, e atribui como base, outra matéria publicada pelo jornal Midiamax, autor do conteúdo do jornal Midiamax. 

Ambos textos mostram os gastos do governo de André Puccinelli com agências publicitárias em um período de seis meses no ano de 2011, nas reportagens é afirmado que houve repasses financeiros para 14 empresas de publicidade, não sendo relatada nenhuma relação com a empresa Diniz - Ação em Marketing, de propriedade da candidata Iara Contar. 

Mesmo não havendo referências à empresa de Iara Diniz, o vídeo tenta associar as matérias publicadas sobre os gastos com propagandas publicitárias com a empresa DNZ. Localizamos outros sites de notícias que replicaram o conteúdo do print como o Dourados Agora, onde é possível encontrar um arquivo, o qual comprova que em nenhum momento é citado a agência DZN. 

A autoria da matéria é do “Lobo Digital”, nome que colocamos na busca e não achamos nada relacionado ao autor e muito menos à matéria. 

Questionada acerca do conteúdo do jornal Midiamax ser verdadeiro, o editor-chefe do portal afirma que é verdadeiro mas não se trata da empresa específica de Iara, e sim, de outras 14 empresas em períodos diferentes dos também citados no vídeo.

Na segunda aparição de prints no vídeo, são destacadas duas reportagens dos veículos Diário MS News e Midiamax, respectivamente. 

A primeira notícia apresenta o título: “Farra da publicidade”: Prefeitura de Campo Grande gastou mais de R$ 60 milhões com propaganda e o fio ressalta que os R$ 60 milhões foram gastos com sites, jornais, blogs, outdoor, revistas e televisão e foi publicada no dia 18 de dezembro de 2021. 

A matéria cita o discurso do vereador Marcos Tabosa (PDT), durante a Sessão ordinária do dia sete de dezembro de 2021, no qual ele se revolta no palanque afirmando que a Prefeitura de Campo Grande utilizou 60 milhões de reais em publicidade e propaganda durante cinco anos.

O vereador defendeu ainda que locais como a ponte de acesso ao Bairro Santa Emília estava caída e continuavam sem reparos enquanto aconteciam os gastos, entre outros assuntos relacionados ao contexto social de Campo Grande.

Tabosa utilizou como fonte o veículo Diário MS News ao ler uma matéria que alertava sobre o "dinheiro gasto com publicidade pelo prefeito Marcos Trad”. A publicação ainda usa dados do Portal da Transparência da Prefeitura de Campo Grande com valores de gastos com publicidade entre os anos de 2017 a 2020.

ANOVALOR
2017R$ 11.187.264,67
2018R$ 967.994,53
2019R$ 19.289.597,17
2020R$ 17.058.718,17

Fonte: https://diariomsnews.com.br/wp-content/uploads/2021/12/DISPESAS-COM-PUBLICIDADE-DA-PREFEIT.jpg

Já a segunda notícia destaca no vídeo e veiculada pelo jornal Midiamax tem como título: Governo de MS reajusta 11 contratos de publicidade. 

Enquanto o fio informa que “A Segov-MS (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul) reajustou em 25% 11 contratos com agências de propaganda. Os extratos dos termos aditivos foram publicados na edição desta sexta-feira (26) do DOE (Diário Oficial Eletrônico). Todas as contratações datam de 2015 e chegam ao 14º reajuste. Os acréscimos são […]” e foi publicada no dia 26 de fevereiro de 2021. 

No texto, o jornal aponta que a SEGOV realizou um reajuste de 25% para 11 agências de publicidade (Ramal Propaganda, Slogan Publicidade, Agilità Propaganda e Marketing, Comuniart Comunicação e Marketing, Origem Comunicação e Marketing, Novo Engenho Comunicação Integrada, B. W. Três Propaganda, Think Service Design, Art e Traço Publicidade e Assessoria, Let’s Comunicação Integrada e Compet Marketing e Comunicação) com contrato dentro da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica. 

A informação contida na matéria tem como base informações do Diário Oficial Eletrônico (DOE) n. 10.420 publicado no dia 26 de fevereiro de 2021 e pode ser localizada da página 6 à 9. A reportagem do Midiamax ressalta, ainda, que todas as onze agências de publicidade eram contratadas pelo governo desde 2015.

Já a terceira aparição de print associados a site de notícias é de uma matéria do Campo Grande News. Com o título “PSD de Marquinhos e Fábio Trad anuncia apoio a Bolsonaro, aponta no fio que Representantes do partido anunciaram que estarão junto com o candidato do PSL na disputa pela Presidência da República”, publicada no dia 08 de outubro de 2018. 

A notícia é sobre o comunicado do PSD de Mato Grosso do Sul declarando apoio a Jair Bolsonaro – que na época era filiado ao Partido Social Liberal (PSL), foi eleito pelo partido e posteriormente em novembro de 2019, anunciou em uma rede social a saída para fundar um novo partido: Aliança Pelo Brasil, que não conseguiu atingir o número de assinaturas necessárias para sua criação. 

Em novembro de 2021, Bolsonaro filiou-se ao Partido Liberal (PL) e concorre com o novo partido nas eleições de 2022. A reportagem menciona o evento que aconteceu no diretório do PSD em Campo Grande e menciona a presença de Iara Contar, apresentada como “mulher do deputado estadual eleito Capitão Contar” e Danny Fabrício, suplente da senadora Soraya Thronicke, ambos do PSL. 

A dupla acompanhou o anúncio, agradeceram pelo apoio e reforçaram que não apoiaram nenhum dos dois candidatos ao segundo turno da eleição para governador. Em nenhuma parte do texto é mencionado o vínculo de Iara e sua empresa de publicidade.

O ultimo print que aparece no vídeo diz respeito a uma notícia veiculada pelo site Campo Grande News com o título “Prefeitura vai contratar agências de publicidade por até R$ 27 milhões, no fio segue com Empresas serão responsáveis por criação, finalização, produção e veiculação em programas de rádio e TV, revistas e internet”, publicada no dia 08 de julho de 2019. 

No texto são encontradas informações sobre a abertura da licitação, porém, não associa a empresa de Iara em nenhum momento. 

Iara realmente teve vínculo com o PSD Mulher 

O vídeo também cita uma matéria publicada pelo PSD Mulher sobre a decisão de Iara Diniz de participar da política dentro do partido. O material tem como título “Publicitária Iara Diniz assume o núcleo do PSD Mulher em Campo Grande”, veiculada em 13 de abril de 2016. 

No conteúdo do texto constam informações sobre a trajetória da publicitária, além das motivações que levaram-na a fazer parte da coordenação do núcleo da cidade. 

Em sua página de política no Facebook, Iara se pronunciou a respeito da circulação do vídeo e afirmou que sua passagem pelo PSD Mulher foi uma “experiência breve” e que saiu no mesmo ano, em 2016, por não se encontrar no local. 

De qualquer forma, o vínculo dela com o PSD Mulher não estabelece nenhuma relação com trabalhos e contratos de publicidade de sua agência. 

  • Por que investigamos: O Correio Verifica investiga conteúdos suspeitos sobre eleições em Mato Grosso do Sul que viralizam nas redes sociais. O vídeo aqui verificado induz a uma interpretação enganosa e faz associações, sem comprovação, entre os valores pagos à agência publicitária da pré-candidata Iara Contar e um suposto envolvimento ilegal com propaganda política estadual, com o objetivo de reeleger seu marido Capitão Contar. Conteúdos como esse podem influenciar a decisão de eleitores, que têm o direito de votar com base em informações verídicas, não boatos.

Saiba mais sobre o Correio Verifica

A três meses das eleições estaduais, o Correio do Estado decidiu criar o primeiro núcleo de verificação de Mato Grosso do Sul, o Correio Verifica, cujo objetivo é informar a população e desmentir informações enganosas que possam prejudicar o processo eleitoral no Estado. 

Você pode entrar em contato e mandar conteúdo que tenha dúvida para a equipe Correio Verifica por meio do WhatsApp, pelo número: (67) 9 9922-6705, ou por e-mail, pelo endereço: [email protected].  

 

ELEIÇÕES 2024

Bolsonaro, enfim, entra nas campanhas de Beto e Marçal

Direto de Brasília, o ex-presidente gravou vídeos para os dois candidatos e alinhou vinda a Campo Grande e a Dourados

11/09/2024 08h00

Reinaldo Azambuja, Beto Pereira, Jair Bolsonaro, Coronel Neidy e Tenente Portela em Brasília (DF)

Reinaldo Azambuja, Beto Pereira, Jair Bolsonaro, Coronel Neidy e Tenente Portela em Brasília (DF) Foto: Divulgação

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Faltando 25 dias do primeiro turno das eleições municipais, o ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL) finalmente entrou nas campanhas eleitorais dos candidatos às prefeituras de Campo Grande e Dourados, o deputado federal Beto Pereira (PSDB) e o ex-deputado estadual Marçal Filho (PSDB), respectivamente.

Os dois gravaram vídeos na segunda-feira, em Brasília (DF), com Bolsonaro, tendo ainda as participações do ex-governador Reinaldo Azambuja, que é presidente estadual do PSDB; do primeiro suplente de senador Tenente Portela, o qual é presidente estadual do PL; da candidata a vice-prefeita de Campo Grande Coronel Neidy (PL); da candidata a vice de Dourados Gianni Nogueira (PL); e do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL).

As gravações com os dois candidatos a prefeitos e suas respectivas candidatas a vice-prefeitas com o ex-presidente da República – as quais devem ir ao ar hoje durante os programas eleitorais gratuitos no rádio e na televisão, bem como nas mídias sociais de ambos – chegam no momento certo, porque os adversários e os próprios eleitores deles já começam a se perguntar quando Bolsonaro apareceria na campanha eleitoral dos dois.

A partir de agora, conforme apurou o Correio do Estado, a ordem é explorar ao máximo a imagem do ex-presidente nas duas campanhas eleitorais, tanto em Campo Grande, com Beto Pereira, quanto em Dourados, com Marçal Filho, a fim de atrair os votos dos bolsonaristas e ajudar o deputado federal a chegar ao segundo turno das eleições municipais e o radialista a vencer o pleito em turno único.

VISITA

Ainda durante a gravação dos vídeos, ficou acertada a vinda de Bolsonaro a Campo Grande e a Dourados para pedir votos para Beto Pereira e Marçal Filho, provavelmente, na semana dos dias 23 a 28, ou seja, 
na reta final da campanha eleitoral, pois a Justiça Eleitoral só permite a realização de comícios até o dia 3.

Apesar disso, em razão da agenda lotada do ex-presidente, não está descartada o cancelamento da vinda dele a Campo Grande e a Dourados, podendo optar por apenas uma cidade, no caso, a capital de Mato Grosso do Sul – e mesmo assim de forma muito rápida.

A presença do filho 03 de Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Nantes Bolsonaro (PL-RJ), porém, está praticamente descartada, também em razão da agenda do parlamentar nessa reta final 
da campanha eleitoral.

A vinda do ex-presidente a Campo Grande e a Dourados é uma estratégia do PSDB para “convencer” os bolsonaristas das duas cidades que não estão pretendendo votar em Beto Pereira e em Marçal Filho por serem candidatos tucanos, partido considerado de “esquerda” pelos militantes da direita.

A cúpula do PSDB acredita que, com a presença principalmente do ex-presidente, pode convencer os bolsonaristas descontentes a mudarem de ideia e votarem nos candidatos tucanos, ajudando Beto Pereira a chegar no segundo turno em Campo Grande e Marçal Filho a ser eleito em Dourados, onde já lidera as pesquisas de intenção de voto divulgadas oficialmente.

O PSDB projeta que a capacidade de mobilização de Bolsonaro na reta final da campanha eleitoral – no caso de Campo Grande, no fim do primeiro turno – pode ser o combustível necessário para levar Beto Pereira com folga para o segundo turno, enquanto consolidaria a vitória de Marçal em Dourados, isso no caso do segundo maior município de MS.

BASTIDORES

Em conversa com o Correio do Estado, Beto Pereira disse que as gravações transcorreram da melhor forma possível. “Deu tudo certo e até fizemos uma cena dele segurando a marreta que virou um símbolo da minha campanha eleitoral em Campo Grande”, revelou.

Ele informou ainda que o vídeo vai ar hoje na propaganda eleitoral gratuita e também pelas redes sociais para viralizar junto aos eleitores da Capital. Segundo Beto Pereira, a gravação com Marçal Filho também foi tranquila e que o combinado é de que seja divulgada nesta quarta-feira.

“Foi tudo muito bem, e o ex-presidente gravou pedindo voto para mim. Ele se lembrou do tempo que fomos deputados federais, e até mostrei uma fotografia minha com ele no plenário. Na hora, ele disse que na época eu não pintava o cabelo”, revelou Beto Pereira, ressaltando que os dois eram “piolhos” de tribuna, uma vez que gostavam de fazer discursos.

Além disso, ambos também conversavam sobre Nioaque, onde Bolsonaro serviu o Exército Brasileiro ainda 
na patente de tenente.

Saiba

Candidato à Prefeitura de Campo Grande, o ex-deputado federal Beto Pereira (PSDB) é o que mais recebeu recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) na Capital e também nos demais 78 municípios de Mato Grosso do Sul. 

Ao todo, o candidato tucano teve depositado do FEFC o valor de R$ 10.164.000,00 (total líquido de recursos recebidos). Somente da direção nacional do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) são R$ 7 milhões, enquanto da direção nacional do PSDB são outros R$ 3.164.000,00.

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Política

MP Defende Cassação de Zambelli por Disseminação de Fake News sobre Eleições

Parecer foi apresentado em ação que tramita no TRE-SP; defesa da deputada argumenta que não houve ato ilícito e que postagens estão amparadas na liberdade de expressão

10/09/2024 23h00

 Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)

Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) Foto: Câmara dos Deputados

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O Ministério Público Eleitoral defendeu a procedência de ação que pede a cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) devido a postagens com desinformação sobre o processo eleitoral.

Assinado pelo procurador regional eleitoral Paulo Taubemblatt, o parecer foi apresentado em ação de investigação judicial eleitoral movida pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) após as eleições de 2022. Em caso de condenação, também se aplica a punição de inelegibilidade por oito anos.

Ainda não há data para julgamento pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).
Segundo o procurador, o que se verifica nos atos de Zambelli "é a manifesta e clara intenção de desmerecer o sistema de justiça, abalando, com isso, os alicerces da democracia e trazendo à tona a permanente insatisfação de uma fatia significativa dos eleitores".

Ele descreve que a base para ações são postagens de Zambelli em seus perfis "com teor desabonador em relação ao sistema eletrônico de votação, a lisura do processo eleitoral, as instituições democráticas e a ministros do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal".

O procurador argumenta que os ataques às urnas têm por finalidade "desmerecer e retirar a credibilidade do conjunto de instituições responsáveis pela condução e organização do processo eleitoral".

"A consequência de tais ações é o não apaziguamento das relações sociais após o resultado eleitoral proclamado e a perpetuação de um clima de animosidade que, concretamente, atingiu o ápice no dia 08 de janeiro de 2023."

No parecer, o procurador afirma que a existência das postagens se mostrou incontroversa ao longo do processo e que o debate gira em torno da "aptidão do material para configurar desinformação", além da coordenação das ações e sua relevância.

A petição inicial, apresentada pela deputada Sâmia Bomfim, argumentava ainda que Zambelli integrava um ecossistema de desinformação bolsonarista.

A defesa de Zambelli argumenta que não houve ato ilícito em sua conduta e também que suas postagens estão amparadas na liberdade de expressão. Defendeu ainda a inépcia da ação apresentada, alegando falta de coerência lógica. Também voltou a argumentar conexão do processo com outra ação que tramita no TSE.

Argumenta que várias das postagens feitas em período pré-eleitoral seriam apenas compartilhamentos de conteúdos de outros veículos. Também diz que os conteúdos divulgados durante a campanha não eram ilícitos ou inverídicos.

"O discurso realizado não contém conteúdo apto a malferir a lisura das eleições de 2022, muito menos a idoneidade do procedimento adotado por órgão público, mas tão somente questionar, de forma límpida, o porquê de as urnas estarem em local alheio ao TRE-SP", disse sobre episódio ocorrido durante a campanha eleitoral daquele ano.
Um dos conteúdos falsos de maior circulação nas redes naquele pleito dizia que as urnas já estavam sendo abertas e fraudadas em um sindicato ligado ao PT, em Itapeva. Tema que foi impulsionado pela deputada em suas redes.

Zambelli é alvo de outra ação do mesmo tipo no TRE-SP, cujo foco é um vídeo da deputada no fim de novembro de 2022 em que ela se dirigia a generais, pedindo que não aceitassem o resultado da eleição.

Nesta ação, foi apresentado em julho voto do relator, que defendeu a rejeição do processo. Após pedido de vista (mais tempo para análise), o julgamento foi adiado. Em parecer, também a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo se manifestou pela improcedência desta outra ação.
 

*Informações da Folhapress 

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