Os deputados federais bolsonaristas Carla Zambelli (PL-SP) e Daniel Silveira (PTB-RJ) elogiaram durante evento do Partido Liberal em Campo Grande (MS) o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques. Em menos de 24 horas, Nunes Marques devolveu o mandato a dois deputados bolsonaristas que haviam sido cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para Daniel Silveira, condenado em abril pelo STF, e que recebeu graça constitucional do presidente Jair Bolsonaro (PL), Nunes Marques é um “expoente na Suprema Corte”. O ministro foi o único da corte a votar por sua absolvição no inquérito em que ele ameaçou outro ministro, Alexandre de Moraes em uma rede social.
“(Nunes Marques) sempre vota respeitando a lei de uma forma muito estrita, e é isso que esperamos de uma Suprema Corte, e ele está se destacando muito por isso. Ele não está tomando decisões favoráveis a ninguém. Ele está tomando decisões de acordo com a Constituição. Quero deixar isso muito claro, e o parabenizo por isso”, disse Daniel Silveira ao Correio do Estado, durante evento organizado por seu colega de Câmara Federal, Loester Trutis, na Câmara de Vereadores de Campo Grande (MS).
Kassio Nunes Marques suspendeu nesta quinta-feira (2) mais uma decisão do TSE e devolveu o mandato ao deputado federal José Valdevan de Jesus, o Valdevan Noventa (PL-SE), que havia sido cassado em março deste ano por abuso do poder econômico durante a campanha eleitoral de 2018.
Foi a segunda decisão contrária ao TSE no mesmo dia. O ministro já havia suspendido a cassação do mandato do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR).
Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), Francischini foi cassado em outubro passado devido à publicação de vídeo, no dia das eleições de 2018, no qual afirmou que as urnas eletrônicas haviam sido fraudadas para impedir a votação no então candidato a presidente da República.
“Quem bom que a gente tem um ministro pelo menos para garantir a nossa liberdade de expressão. Foi o único ministro que votou pela liberdade de expressão na condenação que depois gerou a graça do Daniel (Silveira), e foi o único que defendeu a liberdade de expressão do deputado estadual Francischini. A gente vê isso com muita esperança, esperança de que possa ser aí um feixe de luz dentro da escuridão que tem representado o STF”, disse Carla Zambelli ao Correio do Estado.
Saudação
Em Campo Grande, para participar do evento da frente “Lealdade Acima de Todos”, o grupo de parlamentares do PL e de partidos da base da linha de frente do presidente Jair Bolsonaro, Daniel Silveira e Carla Zambelli saudaram o Estado de Mato Grosso do Sul.
“É um pessoal bem na nossa esteira. Todo mundo muito bem conscientizado politicamente. A recepção foi sensacional”, disse Silveira, que chegou a Campo Grande na noite de quinta-feira, e participou de eventos nesta sexta-feira na Associação de Paes e Amigos de Excepcionais (Apae) e com grupos de direita.
“Já tinha vindo para cá em algumas manifestações, desde 2015. Trouxemos o Pixuleco (Boneco inflável alusivo ao ex-presidente Lula com roupa de presidiário). Sempre sou muito bem recebida pela população”, disse Zambelli.