Política

VETERANOS

Deputados federais conquistam o Senado

Deputados federais conquistam o Senado

FAUSTO BRITES COM JORNAL DA CÂMARA

10/10/2010 - 21h38
Continue lendo...

O deputado federal Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, está entre os parlamentares veteranos que integram o grupo de novos senadores. De acordo com matéria do Jornal da Câmara, praticamente metade dos ocupantes de cadeiras no Senado, a partir de 2011, sairá da atual legislatura na Câmara dos Deputados.  Dos 33 eleitos que cumprirão o primeiro mandato no Senado, 16 atuam hoje na Câmara. Em três estados, os dois vitoriosos, e ao mesmo tempo estreantes, são deputados.

No grupo dos deputados veteranos, além de Waldemir Moka (PMDB) com três mandatos, estão Paulo Bauer (PSDB) com quatro mandatos não consecutivos, eleito em Santa Catarina; Ciro Nogueira (PP), com quatro mandatos consecutivos, foi eleito no Piauí.No Amazonas, Vanessa Grazziotin (PCdoB) seguirá para o Senado após três legislaturas na Câmara.
Na Bahia, foram eleitos Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB). Pinheiro está no quarto mandato consecutivo na Câmara, onde ingressou em 1997. Lídice está no segundo mandato – ocupou uma das vagas na legislatura 1987-91 – e já foi prefeita de Salvador.
No Ceará, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) venceram. Eunício está no terceiro mandato, eleito pela primeira vez em 1998, e Pimentel está na quarta legislatura, eleito em 1994. Ambos foram ministros no governo Lula – das Comunicações e da Previdência, respectivamente.
Na Paraíba, foram eleitos os deputados Vital do Rêgo Filho e Wilson Santiago, ambos do PMDB. O resultado do pleito depende da análise da candidatura do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), que ficou em primeiro lugar, mas está enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Caso Cunha Lima tenha sucesso em seus recursos, Santiago ficará de fora.
 

Votação

O deputado Armando Monteiro Neto (PTB), que está no terceiro mandato consecutivo, foi o mais votado em Pernambuco para o Senado, com quase 40% dos votos válidos. Em Alagoas, Benedito de Lira (PP), também no terceiro mandato consecutivo, foi o primeiro colocado para o Senado, com cerca de 36%.
Os demais deputados eleitos para o Senado conseguiram a segunda vaga. Eles podem ser divididos em dois grupos, os deputados em primeiro mandato e os veteranos.
Depois do primeiro mandato na Câmara, seguem para o Senado: Eduardo Amorim (PSC), representando Sergipe; Rodrigo Rollemberg (PSB), pelo Distrito Federal; Sérgio Petecão (PMN), eleito pelo Acre; e Angela Portela (PT), vencedora em Roraima.

 

Barragem

STF valida proibição de devedor contumaz pedir recuperação judicial

Regra foi confirmada pelo plenários por unanimidade

25/08/2026 21h00

Supremo Tribunal Federal (STF)

Supremo Tribunal Federal (STF) Crédito: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Continue Lendo...

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu confirmar a validade da regra do Código de Defesa do Contribuinte (Lei Complementar 225/2026) que proibiu empresas que são devedoras contumazes de solicitarem recuperação judicial. A decisão foi tomada no dia 21 deste mês.

Por unanimidade, o plenário virtual da Corte rejeitou ação protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para suspender esse trecho da norma. Para a entidade, a proibição impede o acesso à Justiça e representa uma forma coercitiva de cobrança de impostos.

Prevaleceu no julgamento o voto do relator, ministro Flávio Dino. No entendimento do ministro, a lei criou uma proteção para que o Estado possa se proteger de empresas que não pagam impostos de forma reiterada.

"O princípio da preservação da empresa deve recair sobre unidades que operam sob a égide da boa-fé e da lealdade fiscal, hipótese que não se coaduna com o agir do devedor contumaz, o qual incorpora o não pagamento de tributos, reitero, ao seu modelo de negócios", afirmou o relator.

O entendimento pela validade da lei foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Edson Fachin, André Mendonça, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux e Nunes Marques. 

Devedor contumaz 
A lei aprovada pela Câmara em dezembro criou a figura do devedor contumaz. A categoria abrange empresas que praticam inadimplência reiterada, utilizando a prática como estratégia de negócio. 

De acordo com a Receita Federal, a medida busca fortalecer a conformidade tributária, estimular a concorrência leal e dar mais transparência às ações de fiscalização.

O órgão ressalta que a iniciativa não tem como foco empresas que enfrentam dificuldades financeiras temporárias, mas casos em que a inadimplência é planejada para gerar vantagem competitiva.

Pelas regras, quem for comprovadamente um devedor contumaz fica impedido de receber benefícios fiscais, contratar com o Poder Público e não é beneficiado com extinção de punibilidade em crimes tributários caso pague o tributo. 

Um processo administrativo é aberto para que o contribuinte possa se defender antes de ser considerado devedor contumaz. Até julho, a Receita Federal já enquadrou 22 pessoas jurídicas nessa categoria. 

Oportunidade

IFMS oferece 2,2 mil vagas em 12 municípios; saiba como se inscrever

Inscrições devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS até 1º de setembro

25/08/2026 17h45

Divulgação/IFMS

Continue Lendo...

Com 2,2 mil vagas, estão abertas as inscrições no Exame de Seleção 2027, processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). São 2.270 vagas em 11 opções de cursos gratuitos ofertados em 12 municípios, com início das aulas no 1º semestre de 2027.

As inscrições devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS até 1º de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 20, e deve ser paga até 2 de setembro via PagTesouro, (Pix, cartão de crédito ou boleto).

Há vagas para os cursos técnicos integrados em Administração, Agropecuária, Alimentos, Agricultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. A oferta abrange os municípios de Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Para se inscrever no exame de seleção é preciso concluir o 9° ano do ensino fundamental até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro do próximo ano. Outra regra é ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu próprio nome.

Os interessados que não têm acesso à internet podem ir à Central de Relacionamento (Cerel) dos campi do IFMS, ou aos Centros de Referência Amambai e Paranaíba, e solicitar o uso de um computador para fazer a inscrição. Confira os endereços e horários de funcionamento de cada unidade.

Quem tiver a solicitação indeferida (negada), deverá pagar a taxa de inscrição até a data limite para poder fazer a prova.

Ações Afirmativas

Metade das vagas ofertadas no Exame de Seleção 2027 é reservada a estudantes que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública ou em escola comunitária conveniada com o poder público que atue no âmbito da educação do campo. 

As vagas reservadas serão distribuídas para candidatos com renda familiar per capita menor que um salário mínimo e para candidatos com qualquer renda familiar. Nesses dois grupos ainda há reserva para negros e pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Os candidatos serão classificados de acordo com a nota na prova, observados os critérios de desempate. 

Exame de Seleção

O exame de seleção é uma prova de múltipla escolha, que será aplicada no dia 27 de setembro em todos os municípios, com 30 questões de Língua Portuguesa (10), Matemática (10) e Ciências da Natureza (10).

O conteúdo da prova pode ser consultado no anexo X do edital de abertura do processo seletivo.

No hotsite do Exame de Seleção 2027 é possível consultar provas e gabaritos de edições anteriores do processo seletivo.

Serviço: dúvidas sobre o edital ser encaminhadas ao e-mail [email protected].

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).