Política

ELEIÇÕES 2022

Em eleição de 40 anos atrás, disputa pelo governo de MS também foi acirrada

Em 1982, Wilson Martins, do então PMDB, venceu José Elias, que era do PDS

Continue lendo...

Perto de 40 anos atrás, em 15 de novembro de 1982, a disputa pelo governo de Mato Grosso do Sul também foi acirrada, como apontam as pesquisas feitas acerca da disputa envolvendo neste segundo turno os adversários Capitão Contar, do PRTB e Eduardo Riedel, do PSDB.

Naquele 1982, Wilson Barbosa Martins, do então PMDB, venceu as eleições com 258.192 (51,10%) e seu principal adversário, José Elias Moreira, do PDS obteve 237.144 votos (46,93%). Uma diferença de cerca de 20 mil votos.

Wilson Barbosa Martins

Wilson Barbosa Martins / Foto: Alems

Wilson não completou o mandato, deixando o lugar ao seu vice, Ramez Tebet, também do PMDB.

Os dois já morreram. Wilson disputou e venceu vaga para o Senado. Anos depois, Tebet também ocupou mandato de senador.

Neste domingo (30), Riedel e Contar disputam votos de 1,9 milhão de votos, eleitorado quase quatro vezes superior ao de 40 anos atrás.

Assine o Correio do Estado

ANISTIA

Marcos Pollon volta a irritar a direita ao ignorar obstrução da pauta

O parlamentar do PL de Mato Grosso do Sul dá sinais claros de que não deve continuar no partido quando abrir a janela

28/04/2025 19h00

Marcos Pollon descumpriu acordo da oposição sobre trancamento de pauta na Câmara dos Deputados

Marcos Pollon descumpriu acordo da oposição sobre trancamento de pauta na Câmara dos Deputados Arquivo

Continue Lendo...

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) deu mais um sinal de que está com os dias contatos no partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Desde o ano passado, quando sofreu uma punição por se recusar a apoiar o candidato do PSDB a prefeito de Campo Grande, o deputado federal Beto Pereira, ele tem procurado se distanciar do PL.

Nesta segunda-feira (28), mesmo sobre orientação da oposição e da liderança do PL para obstrução dos trabalhos na Câmara dos Deputados, ele ignorou instrução e registra presença na sessão da Câmara dos Deputados, sendo o primeiro parlamentar do Estado a registrar no painel.

A intenção da oposição é de pressionar o presidente da Casa de Leis, Hugo Motta (Republicanos-PB), para que o projeto de anistiar os presos políticos do 8 de janeiro seja pautado,

A postura de Pollon deixa claro que ele não é a favor do projeto de anistiar os presos do 8 de janeiro e, o mais estranho, foi a rapidez do parlamentar em registrar presença, pois o painel abriu às 16 horas e, às 16h30, ele já tinha registrado presença. 

Pelo acordo entre os partidos da oposição, estava liberado para marcar presença após atingir o quórum, que é de 257 deputados federais.

A oposição já tem as 262 assinaturas necessárias para pautar o projeto de anistia aos presos de 8 de janeiro. Com a negativa de Motta, a oposição sinalizou que vai retomar a obstrução nas próximas semanas. Outras estratégias possíveis são aumentar a pressão nas redes sociais e até fazer greve de fome no Congresso Nacional.

Assine o Correio do Estado

 

Educação Jurídica

Instituto promove aproximação de advogados de MS com a Inteligência Artificial

Workshop promovido pelo Instituto dos Advogados de MS capacita profissionais para o uso prático da Inteligência Artificial no dia a dia jurídico

28/04/2025 16h11

Alexandre Atheniense, advogado especialista em IA

Alexandre Atheniense, advogado especialista em IA Divulgação

Continue Lendo...

O advogado e especialista em Inteligência Artificial, Alexandre Atheniense, comandará um workshop nesta terça-feira (29) em Campo Grande. Durante todo o dia, no Hotel Deville, o especialista — que atua há 10 anos com IA — dará insights e abrirá novos horizontes para os advogados de Mato Grosso do Sul, em uma apresentação que ele avisa que será “mais prática que teórica”.

O workshop é promovido pelo Instituto dos Advogados de Mato Grosso do Sul, cujo presidente é o advogado Márcio Torres. “Este workshop é mais um evento dentro de nosso propósito, que é o de aprimorar conhecimento e técnica entre os advogados”, explica.

Alexandre Atheniense explica que, no evento, irá apresentar aos advogados de Mato Grosso do Sul práticas avançadas do uso da IA, já testadas em vários escritórios do Brasil. “O impacto é absurdo e as mudanças, avassaladoras”, afirma.

“Quem for sairá de lá muito capacitado, dará um salto de qualidade, não apenas com conhecimento do uso da IA para questões operacionais, mas também para questões intelectuais”, adiantou Atheniense, que é diretor de Inteligência Artificial do Instituto dos Advogados de Minas Gerais.
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).