Política

Política

Espetáculo circense marca estreia de alunos da rede municipal

Espetáculo circense marca estreia de alunos da rede municipal

Redação

04/02/2010 - 23h04
Continue lendo...

De hoje a domingo, às 18h30min, o Circo Escola Pantanal, de Campo Grande, apresenta o espetáculo “Primeiros passos”, montagem que marca a estreia de jovens circenses vindos de quatro escolas municipais da Capital. O trabalho é resultado da conclusão do primeiro módulo do curso de técnicas de circo. O patrocínio é do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais) com orientação da profissional de educação física Alessandra Bringel Gomes Ioshida e do profissional circense Ulisses Nogueira. Em 40 minutos de apresentação, os alunos demonstram os primeiros passos que aprenderam no circo. “É um espetáculo dinâmico, no qual o público se movimenta pelas instalações da escola”, diz o dirigente do Circo Escola Pantanal, Ulisses Nogueira. Ele destaca que está em busca de novos parceiros para a realização do segundo módulo. O objetivo é oferecer aulas gratuitas para alunos da rede municipal de ensino, formando- os para o mercado de trabalho com noções de cidadania e arte. O Circo Escola Pantanal está localizado na Rua Engenheiro Roberto Mange, 829, Bairro Amambaí. Alunos Passeando no pátio da escola encontramos Andrielly da Silva, 11 anos, e Daniel Benitez, de 16 anos. O desafio deles é se equilibrar no cabo de aço para terem um bom desempenho no espetáculo. É difícil, mas eles parecem muito animados. A menina sempre gostou de ginástica e se encantava vendo os profissionais de circo. Ela conta que seus pais também são apaixonados pela arte. “Aqui no projeto estou aprendendo muito e melhorando minha resistência física. Vou fazer um número de equilibrismo, mas também adoro andar na perna de pau”, diz Andrielly. O garoto Daniel se apaixonou pelo circo assistindo a DVDs. Ele nem tinha ideia que havia uma escola circense em Campo Grande. Recebeu o convite no pátio do colégio. “Deve ser divertido”, pensou Daniel. Todos ficaram tímidos, mas ele não teve dúvidas. Aceitou o convite e, chegando em casa, a família questionou: “Por quê fazer circo Daniel?”. Depois de alguns meses de curso, vendo os resultados e mudanças, os familiares reconhecem que o projeto foi importante para o desenvolvimento físico e intelectual do adolescente. Daniel aprendeu que no picadeiro é preciso dedicar-se ao trabalho em equipe e se esforçar muito para ter bons resultados. “Aprendi para a vida. Se eu tiver um bom desempenho aqui acredito que no futuro terei uma carreira, quem sabe no Circo de Soleil”, sonha o jovem artista.

Política

Lula sanciona alta de 8% em salários do Jucidiário em 2026, mas veta reajuste em 2027 e 2028

Texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

22/12/2025 19h00

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva Agência Brasil

Continue Lendo...

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o reajuste para os servidores do Poder Judiciário em 2026, mas vetou o aumento dos salários nos tribunais em 2027 e 2028. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional prevê reajuste de 8% nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026. Lula vetou aumentos idênticos previstos para julho de 2027 e julho de 2028.

"Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do Presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal", justificou o Planalto.

Assine o Correio do Estado 

"Pé direito"

Gordinho do Bolsonaro pede boicote à Havaianas após comercial com Fernanda Torres

Deputado federal jogou chinelos no lixo e disse que irá passar virada do ano ouvindo Zezé de Camargo

22/12/2025 14h45

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Em polêmica que envolveu boa parte da direita, o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), conhecido como "Gordinho do Bolsonaro" pediu boicote à Havainas após a atriz Fernanda Torres estrelar a nova propaganda da marca"alfinetando" indiretamente o espectro bolsonarista.

Na propaganda, a atriz afirma aos espectadores que não deseja que eles comecem o próximo ano "com o pé direito", fator que revoltou o deputado, que fez questão de descartar os chinelos em uma lixeira, gravar a ação e postar em suas redes sociais.

"Passei a minha vida inteira usando chinelo havaianas, mas infelizmente como eu não vou poder virar 2026 com o pé direito, aqui em casa vai pro lixo, havainas aqui na minha casa não entra mais, e tem outra vou passar a virada escutando Zezé de Camargo", destacou Gordinho. 

Abaixo, a íntegra da propaganda estrelada pela atriz. 

"Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés. Havaianas, todo mundo usa, todo mundo ama", diz Fernanda, no comercial.

Vale destacar que o comercial gerou polêmica com outros políticos da direita. O "jogo de palavras" com a conhecida expressão popular significou, para Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG), entre outros, uma indireta ao espectro político da direita.

"Eu achava que isso aqui era um símbolo nacional. Já vi muito gringo com essa bandeirinha do Brasil no pé, só que eu me enganei, disse Eduardo, antes de qualificar Fernanda Torres como alguém 'declaradamente de esquerda'", disse em suas redes sociais.

Até a publicação desta matéria, a declaração do deputado conta com 155 mil curtidas e mais de 15 mil comentários. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).