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Motivação de equipe para atrair clientes

Motivação de equipe para atrair clientes

Redação

29/01/2010 - 01h29
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Uma entrevista com o consultor, palestrante, treinador e master coach Eduardo Rodrigues revela técnicas importantes de motivação de pessoal e fidelização de clientes. Em nossa matéria, o entrevistado ressaltou pontos importantes sobre relacionamento de chefes com funcionários e clientes, além de técnicas de motivação e promoção de funcionários. Em uma linguagem simples, Eduardo Rodrigues faz revelações importantes e dá dicas preciosas sobre o assunto. A você que é empresário, seja de uma grande ou pequena empresa, vale a pena conferir. Correio do Estado: Qual o exemplo de tratamento ideal entre patrão e funcionário? Eduardo Rodrigues: Entre o chamado “patrão” e o “funcionário”, o tratamento deve ser feito de forma profissional, em toda e qualquer situação. Dizer de “forma profissional” implica abster o líder(patrão) de envolvimentos pessoais ou emocionais, por mais próximo que possa ser o liderado (funcionário) mais do que isso, o exemplo de tratamento é o de respeito e de empreendedorismo das duas partes. Muitos líderes se queixam que não tem liderados empreendedores e que não estão preocupados com o negócio deles e na maioria o culpado por essa baixa preocupação é o tratamento com as pessoas. A dica é tratar as pessoas como gostaria de ser tratado, guardando sempre o respeito a distancia formal dos líderes em relação aos liderados. Lembrar sempre que você pode optar por obter resultados das pessoas pelo PODER, que é a imposição constante do “Eu mando e você obedece” ou pela AUTORIDADE, que significa ser respeitado como líder e obter resultados pelo respeito. CE: O que fazer para motivar uma equipe/empresa? ER: Principalmente saber o que motiva essa equipe ou essas pessoas. A motivação não é levada às pessoas, portanto os líderes precisam conhecer os anseios da equipe no tocante profissional, lembrando que não é apenas acenar com algo material e sim gerar um sentimento que estimule a todos numa mesma direção motivadora. Existem muitas formas de gerar estímulos mas o maior deles são as pessoas se sentirem parte importante dos resultados. Muitos líderes acham que um “presente” ou um “agrado” irá tornar as pessoas motivadas do dia para a noite e isso não irá acontecer. Motivação é um processo! CE: Como identificar, mot iva r e promover os funcionários em potencial? ER: Requer muita atenção destacar pessoas em potencial, para promovê-los. É comum vermos lLíderes acreditarem que pessoas que têm os melhores resultados são as que devem ser promovidas. Ledo engano! As pessoas que tem potencial, normalmente demonstram habilidades que extrapolam suas funções básicas e nem sempre são exemplos de resultados fantásticos. Os que extrapolam suas capacidades é que devem ser i ncent ivados e por consequência motivados a seguirem uma trajetória que os levará à promoção. C.E: Agora sobre fidelização de clientes, como motiválos a voltar a sua empresa? ER: Fidelização é uma palavra pesada nos dias de hoje! Pense bem. A quem ou ao que você é verdadeiramente fiel? O cliente sempre será um desafio para as empresas mas a chave verdadeira da fidelidade é o bom atendimento e o “diferencial positivo” que a empresa pode apresentar. Em muitos ramos de comércio nos dias de hoje o fator “preço” tem sido muito usado como diferença de negociação, mas a pergunta que responde a esta questão é a seguinte: Quando você pede uma pizza para receber em casa você compra a mais barata da cidade? Claro que não! No diz respeito a trazer o cliente de volta, será sempre a humildade e a continuidade de bons serviços que o fará pensar em dar uma segunda chance e isso deve ser feito com muito critério, porque o cliente que foi perdido custará muito mais caro do que os novos e isso deve fazer os empresários pensarem em programas de continuidade e manutenção dos clientes já existentes e não apenas em campanhas para novos clientes. CE: Existem alguns modelos de fidelização no mercado. Cite alguns e diga quais têm mais resultado a curto prazo. ER: Como dica de fidelização, vale a pena destacar os tipos de fidelização que se transformam em benefícios à escolha do cliente e é importante que tenha uma boa flexibilidade de premiação. Nos programas de fidelizações de cartões de crédito e das companhias aéreas as regras, muitas vezes são complicadas, no entanto para se obter resultado a curto prazo, a dinâmica deve ser de fácil entendimento e com recompensas rápidas, como por exemplo dos postos de gasolina que oferecem lavar o veículo com o abastecimento ou seja que não façam o cliente lembrar da recompensa imediatamente. CE: Como treinar os f u ncioná rios pa ra t rat a r b em o s c l i e nt e s ? ER: Os treinamentos de técnicas de atendimento dão nos dias de hoje, uma base muito boa para os atendentes, abordarem e tratarem os clientes, mas na prática, apenas as técnicas de atendimento não são suficientes na maioria das vezes o problema está no comportamento do profissional em relação a todo o cenário do atendimento. Volto a dizer que o profissional tem que ter pensamento empreendedor e tratar o cliente como ele próprio gostaria de ser tratado e esse tipo de treinamento deve ser exaustivamente repetido para que todos da equipe possam unificar as formas. Um exemplo são as grandes cadeias de fast-food onde em seu atendimento esteja o cliente no Brasil ou no exterior o atendimento é o mesmo, porque essas empresas investem no comportamento do profissional ilustrando não só as técnicas mas situações do dia a dia e fazendo com que os profissionais encarem os clientes com suas características e diferenças de um ser humano. CE: Cite algumas dicas de treinamento que o próprio empresário pode fazer em sua empresa com os seus funcionários. ER: Uma grande dica é não só treinar as pessoas para a sua atividade diária e depois cobrar os resultados e sim preparar os líderes para praticar o “feedback” constante das atividades dos liderados o que nós chamamos de ser o “coach”, ou seja, o treinador constante do desenvolvimento das atividades dos liderados e isso é uma prática diária e constante, afinal quem não gosta de saber exatamente como está sendo visto em sua atividade e o mais importante isso estimula e motiva as pessoas a melhorarem seu desempenho. * Eduardo Rodrigues tem trinta anos de experiência na área comercial, com formação em Publicidade e Administração de Empresas além de inúmeros cursos de comportamento humano profissional. Foi premiado em 2009 com o Troféu Empreendedor de SUCESSO, como destaque em sua área de atuação, resultado de suas palestras e treinamentos em áreas como liderança, vendas, área comercial, atendimento, coaching em desenvolvimento de pessoas e equipes, executivos, com temas atualizados e métodos modernos de treinamento em temas como: competência, trabalho em equipe, coaching & mentoring, liderança, vendas, atendimento etc., desenvolvendo programas de treinamento personalizados para equipes nas empresas e eventos abertos na área comercial.

jogatina e propina

CPI das bets, relatada por senadora de MS, entra na mira da PF

Uma irmã e o genro do lobista acusado de ter cobrado propina de R$ 50 milhões são nomeados no gabinete da senadora Soraya Thronicke

20/12/2024 09h40

Soraya Thronicke diz que familiares de lobista foram nomeados em seu gabinete por conta do

Soraya Thronicke diz que familiares de lobista foram nomeados em seu gabinete por conta do "perfil técnico e profissional de ambos"

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Reportagem publicada pela Folha de S. Paulo revela que a Polícia Federal abriu uma investigação sobre supostos pedidos de propina feitos por um lobista a empresários do setor de apostas esportivas online que estão na mira da CPI das Bets, no Senado. Uma das vítimas é ligada ao cantor Gusttavo Lima, segundo apurou a Folha de S.Paulo.

A relatora da CPI é a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) e, segundo a reportagem, familiares dos supostos pedidos de propina são nomeados no gabinete da senadora.

O lobista investigado é Silvio Barbosa de Assis, empresário conhecido pela atuação nos bastidores de Brasília. Ele chegou a ser preso pela Polícia Federal em 2018 e é réu no TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) acusado de cobrar propina para emitir, ilegalmente, registros de sindicatos junto ao Ministério do Trabalho.

Uma das vítimas da tentativa de extorsão disse à Folha de S.Paulo, pedindo para não ser identificada, que foi procurada por Silvio no fim de novembro. O encontro ocorreu no escritório do lobista, em Brasília.

Segundo a versão desta vítima, Silvio teria dito que tem influência sobre senadores que participam da CPI das Bets e pediu R$ 50 milhões para evitar a convocação e o futuro indiciamento do empresário.
 

Silvio negou à Folha de S.Paulo que tenha pedido propina. "Eu estou fazendo um documentário, que já está bem adiantado, e vou fazer proposta para a Netflix, Prime Video e Globoplay. Estou ouvindo algumas bets, entendeu? Quanto a isso de ‘ah, fez extorsão’, deve ser o meu documentário. Como é que eu vou extorquir se não sou senador ou membro de CPI?"
 

Silvio afirmou que um empresário do setor de apostas online o procurou supostamente com o objetivo de contratá-lo para cuidar das relações institucionais da empresa, diante da abertura da CPI das Bets —negociação que, segundo Silvio, não prosperou.

A senadora Soraya Thronicke foi escolhida para a função por ter sido a autora do pedido de abertura da investigação. Soraya Thronicke e Silvio Assis se aproximaram há cerca de quatro anos. Soraya contratou, em seu próprio gabinete, a irmã e o genro do lobista, Sandra Assis e Davi Vinicius de Oliveira.

Em resposta à Folha de S.Paulo, a senadora afirmou que "dizer que meu nome tem sido usado por alguém para pedir propina a empresários é uma acusação muito séria e grave. Quem afirma isso tem o dever de apresentar provas".
 

Soraya disse que soube que "há várias pessoas poderosas, inclusive políticos, envolvidas em crimes de lavagem de dinheiro por meio de bets" que estariam "gastando milhões na mídia para tentar abalar a minha credibilidade, o que não vão conseguir".

"O que fiz a respeito foi procurar imediatamente o diretor-geral da Polícia Federal, doutor Andrei Rodrigues, e me colocar inteiramente à disposição, autorizando, desde já, a quebra dos meus sigilos fiscais, bancários e telemáticos. Pedi também a realização de uma acareação entre os citados, pois precisamos provar quem realmente tem a verdade", disse.

Sobre os familiares de Silvio em seu gabinete, a senadora disse que os contratou pelo "perfil técnico e profissional de ambos". Disse ainda que conheceu o lobista "por intermédio de vários senadores".
 

Silvio Assis disse que "no Senado, conheço todo mundo" e relatou relação de amizade com congressistas que integram a CPI das Bets. Afirmou ainda suspeitar que as denúncias sejam feitas em perseguição à senadora Soraya Thronicke.

"Não sei se é uma perseguição contra a senadora, entendeu? Se é um problema com ela, se estão querendo fazer essa narrativa de denúncia. Contra ela não vão achar nada; contra mim, não tem. Pode investigar", afirmou.

A suspeita envolvendo o lobista e a CPI das Bets foi levantada pela revista Veja, na semana passada. Até a publicação da reportagem, Silvio circulava pelo Senado e acompanhava os depoimentos pessoalmente.

Os rumores de pedido de propina foram levados nos últimos dias ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por ao menos quatro senadores. Segundo um dos parlamentares, Pacheco conversou com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e pediu agilidade nas apurações.

Um senador que tratou do assunto com o presidente disse que ele ficou consternado ao ouvir as informações. Pacheco também afirmou que uma denúncia dessa gravidade mancha a imagem da instituição e de todos os parlamentares, não só daqueles envolvidos.

Outro senador que procurou o presidente do Senado disse que ele afirmou ser preciso esperar as investigações antes de fazer juízo de valor sobre qualquer um dos colegas.

Em nota, a Polícia Federal afirmou à Folha de S.Paulo que "não se manifesta sobre eventuais investigações em curso".

FUTEBOL NA MIRA

Outra CPI em curso no Senado mira a suspeita de manipulação em apostas esportivas e partidas de futebol. As denúncias, no entanto, recaem sobre a CPI das Bets, aberta em 12 de novembro com o objetivo de investigar a influência das apostas no orçamento das famílias e possíveis práticas de lavagem de dinheiro.

Em pouco mais de um mês, a comissão realizou seis sessões e ouviu três empresários ligados às bets. Ainda prestaram depoimento delegados que conduzem investigações sobre as apostas esportivas, membros do governo Lula (PT) e o presidente da Loterj (Loteria do Estado do Rio de Janeiro), Hazenclever Lopes Cançado.

As informações sobre os supostos pedidos de propina geraram constrangimento nos corredores do Senado e levaram o vice-presidente da comissão, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), enviar à PGR (Procuradoria-Geral da República) um pedido para que se investigue o caso.

"Os potenciais fatos acima relatados, em razão de sua inequívoca gravidade, merecem uma investigação imediata por parte da PGR, de sorte que, caso confirmados, sejam adotadas as providências necessárias para a responsabilização dos agentes —públicos e privados— supostamente envolvidos", disse.

O presidente da CPI das Bets, senador Hiran Gonçalves (PP-RR), disse à reportagem que as suspeitas devem ser investigadas. "Deve-se apurar. E temos que trabalhar muito para regulamentar essa jogatina desenfreada e sem regras claras no país", completou.
 

(Informações da Folhapress)

REFORMA ADMINISTRATIVA

Thelma Lopes é cotada para assumir secretaria com "superpoderes"

Atualmente, ela é a atual chefe de gabinete da prefeita e pode ser a secretária especial da Casa Civil de Campo Grande

20/12/2024 08h00

Thelma Fernandes Nogueira Lopes é a atual chefe de gabinete

Thelma Fernandes Nogueira Lopes é a atual chefe de gabinete Foto: Reprodução

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Por meio do Projeto de Lei nº 11.504/2024, o qual dispõe sobre a adequação da estrutura da administração direta e indireta do município de Campo Grande e que foi aprovado pelos vereadores em sessão extraordinária no dia 11, a prefeita Adriane Lopes (PP) criou a Secretaria Especial da Casa Civil, a qual já está sendo chamada de “supersecretaria”.

Isso porque – conforme o texto final aprovado pela Câmara Municipal e encaminhado para a sanção da prefeita – a Pasta terá sob a sua supervisão e fiscalização e o seu controle a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), a Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha), a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg) e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

Na prática, a Secretaria Especial da Casa Civil terá como responsabilidade as agências que controlam as principais áreas da Capital, como as políticas que geram o desenvolvimento ordenado da cidade, as moradias populares e os assentamentos rurais, a regulação dos serviços públicos e o transporte coletivo urbano e o trânsito campo-grandense.

Para uma Pasta tão importante, era esperada a nomeação de uma pessoa com grande potencial técnico, afinal, terá jurisdição sobre pontos nevrálgicos da administração municipal. Entretanto, conforme fontes ouvidas pelo Correio do Estado, o cargo deve ficar com a atual chefe de gabinete da prefeita, Thelma Fernandes Mendes Nogueira Lopes.

Ela está no cargo desde 31 de outubro de 2022 e faz parte do chamado “núcleo duro” de Adriane Lopes, que inclui ainda a secretária municipal de Finanças e Planejamento, Márcia Helena Hokama.

O Correio do Estado procurou a prefeita para comentar a possibilidade da nomeação de Thelma para a Secretaria Especial da Casa Civil. Por meio de sua assessoria de imprensa, Adriane informou que ainda não escolheu nenhum nome e que todas as cadeiras do seu novo secretariado ainda estão vazias.

Além disso, a prefeita disse, ainda por meio de nota, que “somente depois do Natal vou anunciar os nomes dos novos secretários que vão ingressar na gestão e também daqueles que devem permanecer na administração municipal”.

COMPETÊNCIAS

Ainda conforme o Projeto de Lei nº 11.504/2024 aprovado pela Câmara, a Secretaria Especial da Casa Civil de Campo Grande ficará responsável, entre outras funções, pela coordenação, pela supervisão, pelo controle e pelo gerenciamento das atividades de apoio direto à prefeita Adriane Lopes.

A Pasta também cuidará da promoção do apoio e do assessoramento político-administrativo à prefeita e à vice-prefeita, bem como a assistência direta e imediata nas suas representações política, institucional e social.

Outra função dessa secretaria especial será o recebimento, a triagem, o estudo e o preparo do expediente da prefeita Adriane Lopes, bem como o acompanhamento e o controle da execução das determinações dele emanadas.

A prestação de apoio à prefeita nas suas relações político-administrativas com os munícipes, as entidades públicas e privadas e a imprensa ainda caberão à Pasta.

A formulação de campanhas e promoções de caráter público ou interno e o apoio a Adriane Lopes e aos titulares de órgãos e entidades da administração municipal no relacionamento com os meios de comunicação também fazem parte das obrigações da Secretaria Especial da Casa Civil.

Ainda caberá ao titular dessa secretaria municipal a execução das atividades do cerimonial público e a condução e a organização de solenidades de interesse da Prefeitura de Campo Grande, visando garantir a eficiência, a qualidade e a efetividade do protocolo da gestão municipal.

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