Em convenção estadual do PSB – Partido Socialista Brasileiro – neste sábado (23), o partido confirmou apoio ao candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB). Para o cargo à presidência da república, o partido decidiu apoiar a chapa Lula-Alckmin.
A convenção para as eleições gerais de 2022 foi realizada na Câmara Municipal de Campo Grande.
A legenda do PSB decidiu não ter um candidato próprio ao governo do Estado. Por outro lado, o partido lançou a chapa completa para concorrer aos cargos de deputado/deputada estadual e federal, totalizando 20 candidatos oficializados.
Estiveram presentes no evento integrantes do partido e apoiadores. Entre eles, o único deputado estadual do PSB, Paulo Duarte; o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues; o presidente estadual PSB, Ricardo Ayache; o senador do PT, Thiago Botelho, entre outros.
Segundo o presidente estadual do PSB, Ricardo Ayache, o partido declara apoio a Riedel e Lula no mesmo palanque. O próprio Ricardo não vai concorrer a nenhum cargo em 2022.
“Nós temos o compromisso nacional e nossa convicção é de que essa é a melhor chapa”, afima Ayache.
A formação de um apoio a esse palanque soa contraditória, considerando que Riedel é o candidato ao Governo do Estado apoiado pelo atual presidente, Jair Bolsonaro.
Entretanto, Ricardo Ayache afirma que, para o partido, Eduardo Riedel e a chapa Lula-Alckmin são as melhores escolhas para população de Mato Grosso do Sul e do Brasil.
“A legislação eleitoral não vincula a coligação nacional à coligação local. Tanto que a gente no Rio tem o PSDB junto com o PSB e aqui nós estaremos apoiando o Eduardo Riedel por entender que é o candidato melhor preparado para atender as necessidades da população”, explica.
Além disso, Ayache diz que o Estado cresceu muito nos últimos 8 anos. É um estado forte no agronegócio, mas que não esqueceu, por exemplo, de remunerar bem os educadores.
Desse modo, para o partido, Eduardo Riedel é quem tem o melhor preparo para dar continuidade ao trabalho de Reinaldo Azambuja sendo governador do Mato Grosso do Sul.
Atualmente, além de ter apenas um deputado estadual, Paulo Duarte, o partido possui 19 vereadores, incluindo o presidente da Câmara de Campo Grande, Carlos Augusto Borges (Carlão).
Para o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, é um orgulho pertencer ao PSB.
“Desejo a todos os candidatos, deputados federais e estaduais, sucesso, quero ajudar o partido a crescer”, disse.
O deputado estadual do PSB, Paulo Duarte deu os parabéns aos candidatos e candidatas.
“Riedel tem apoio do PSB. Me filiei aos 48 do segundo tempo e eu tô muito bem aqui no PSB, é um dos partidos que mais vai crescer no estado e no país”, afirma.
Vice
O presidente da Câmara de Campo Grande, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), não pôde comparecer à convenção.
O nome do vereador está cotado para ser, possivelmente, o vice do candidato Eduardo Riedel, entretanto, essa chapa ainda não está confirmada.
Sobre o lançamento de um vice do PSB, Ricardo Ayache declara que o partido tem trabalhado e conversado muito sobre isso.
“Acreditamos que o nosso presidente da Câmara, o Carlão, é um nome muito importante na política do nosso estado e que contribuiria muito na construção da chapa majoritária”, explica, mas sem confirmar nada por enquanto.
Candidatos ao cargo de deputado e deputada federal pelo PSB
- Dagmar Carpezani Lopes
- Lilian Fernandes
- Maurício Lemes
- Patrícia Palmieri
- Ricardo Alves da Silvas
Candidatos ao cargo de deputado e deputada estadual pelo PSB
- Ana Paula de Andrade Soares Silva
- David Enfante
- Edilson Moreira de Alencar
- Elanai Rodrigues dos Santos
- Elieth Lopes
- Estelvio Mischalski
- Gilmar Tosta
- Larissa Marca
- Lauro Davi
- Marli Nascimento
- Marlon Brandt
- Dora Echeverria
- Odair Bortoloti
- Paulo Duarte
- Coronel Rogégio
- Ricardo Bueno
- Sarah Santos
- Walber Mendes