Um juiz australiano multou a Apple em 2,25 milhões de dólares australianos (equivalente a US$ 2,29) por fazer propaganda enganosa a seus consumidores, dizendo que o mais recente modelo do iPad seria compatível com internet de banda larga 4G. As informações são do jornal The Guardian.
o magistrado determinou que a empresa enganou o público durante dois meses este ano, ao anunciar, erroneamente, tal iPad com os recursos "Wi-Fi + 4G", como se o dispositivo pudesse se conectar à rede operada pela Telstra na Austrália, o que não acontece de fato. Isso porque a rede 4G da operadora em território australiano funciona em uma frequência diferente da usada no novo iPad.
A Apple admitiu a propaganda enganosa. Além da multa, o juiz também definiu que a companhia terá de pagar 300 mil dólares australianos em custos por violar lei de direito do consumidor. O mesma campanha publicitária para o iPad "Wi-Fi + 4G" em questão foi utilizada no mundo inteiro pela empresa, disse o julgamento. "O desejo da Apple por unidade global teve mais prioridade do que a necessidade de garantir o cumprimento do direito do consumidor australiano", declarou o juiz. "Condutas deste tipo são sérias e inaceitáveis", acrescentou.