Mais um golpe de hackers está circulando pelo Facebook. Dessa vez, é oferecido aos usuários a oportunidade de instalar o botão “não curti” – tão sonhado pelos adeptos da rede social. No entanto, o aplicativo – chamado Enable the Dislike Button (permita o botão “não curti”, em tradução livre) - é falso e, ao ser instalado, permite o fácil acesso de hackers aos perfis e computadores das vítimas. O golpe já atingiu mais de 8 mil usuários.
Conhecido como scam, o ataque hacker aparece como um link na seção “Notificações”, por meio do qual o usuário é convidado a instalar o falso aplicativo: “O Facebook agora tem o botão ‘não curti’. Clique no menu ativar e instale-o!”. Ao ativar o aplicativo, uma mensagem é publicada no mural do usuário sugerindo a outros amigos o download do botão “não curti”: "Acabo de baixar o botão de não curtir, então agora posso 'descurtir' todas as suas mensagens”. Além disso, o perfil da vítima se torna vulnerável ao ataque de invasores, disparando inúmeros spams.
Essa não é a primeira vez que o Facebook sobre golpes com relação ao botão “não curti”. Em 2009 e 2010, o falso recurso circulou pela rede, invadindo perfis de usuários. De acordo com Mark Zuckerberg, CEO e fundador da rede social, não há pretensões para a criação da funcionalidade no Facebook.


