Tecnologia

recurso

Exporte um objeto do Corel Draw para Web

Exporte um objeto do Corel Draw para Web

Redação

22/12/2010 - 01h03
Continue lendo...

O Corel Draw X5 permite exportar os formatos de arquivos GIF, PNG e JPEG que são compatíveis com a Web. Para usar esse recurso, execute os seguintes passos:

1 - No Corel Draw, abra o arquivo com sua arte e selecione o objeto. Clique em Arquivo e, em seguida, clique em Exportar para a Web.

2 - Na caixa de diálogo Exportar para a Web, escolha configurações predefinidas na caixa de listagem Predefinir.  Para modificar as configurações predefinidas, altere as opções de exportação na caixa de diálogo.  Clique em Salvar como.

3 - Escolha a unidade e a pasta em que deseja salvar o arquivo. Digite um nome na caixa Nome do arquivo. Para finalizar o processo, clique no botão Salvar.

tecnologia

ONU alerta que IA avançada pode se tornar 'risco existencial para a humanidade'

Alto-Comissário alertou para a necessidade de se estabelecer com urgência uma governança para esta tecnologia

07/09/2026 20h00

Foto: Pixabay

Continue Lendo...

O Alto-Comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, fez críticas contundentes nesta segunda-feira, 7, ao desenvolvimento da inteligência artificial (IA) e alertou para a necessidade de se estabelecer com urgência uma governança para esta tecnologia, diante da possibilidade de ela representar "um risco existencial para a humanidade".

Em discurso na 63ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, Türk defendeu que sejam tomadas medidas, "antes que seja tarde demais".

Ele afirmou que escreverá às empresas de IA nos próximos dias para instá-las a adotar medidas imediatas para reduzir riscos.

"Compartilho as preocupações de pessoas do setor de que uma IA avançada pode representar um risco existencial à humanidade. Uma IA que escapa do ambiente de teste ou chantageia desenvolvedores para impedir que seja desligada é uma IA poderosa demais. Faço aqui, hoje, um chamado a um esforço total para estabelecer garantias inquebráveis sobre segurança e proteção da IA, antes que seja tarde demais."

Em julho, a OpenAI informou que seus modelos de inteligência artificial (IA) estiveram por trás de um "incidente cibernético sem precedentes" que afetou a plataforma para desenvolvedores da Hugging Face.

Casos envolvendo outras empresas do setor, como a Anthropic e Alibaba, também foram registrados.

Para Türk, países que hospedam IA e aqueles envolvidos em suas cadeias de suprimentos precisam se unir em torno de "linhas vermelhas acordadas". "Precisamos de verificação independente e de colaboração muito mais forte em segurança dentro do setor", defende.

"Um punhado de homens tem poder quase ilimitado sobre a IA, que nos dizem repetidamente ter capacidade computacional inimaginável. Falam de liberdade, mas, olhando mais de perto, isso se revela pouco mais do que a liberdade de explorar nossos dados", acrescenta.

Em seu discurso, Türk chamou a atenção para o complexo cenário global atual e a importância de não aceitar certos discursos como destino imutável.

"Vivemos uma era de extremos. Guerras devastadoras, polarização dolorosa, caos climático e mudanças tecnológicas vertiginosas fazem com que as pessoas se sintam desorientadas e até impotentes. Forças poderosas trabalham para criar e sustentar esse sentimento. Magnatas da tecnologia, populistas e interesses instalados, amplificados por câmaras de eco nas redes sociais, dizem-nos que essas tendências são inevitáveis. Na verdade, é o oposto", afirma. "A História está repleta de pessoas corajosas que agiram para resistir à opressão e exigir seus direitos", pontua.

Tecnologia

Falta de infraestrutura de IA limita crescimento de startups brasileiras

Pesquisa aponta que três em cada quatro startups brasileiras de inteligência artificial (IA) esperam aumentar o uso de infraestrutura computacional nos próximos 12 meses

23/08/2026 22h00

Foto: Pixabay

Continue Lendo...

Três em cada quatro startups brasileiras de inteligência artificial (IA) esperam aumentar o uso de infraestrutura computacional nos próximos 12 meses, aponta pesquisa da Axia Energia. A perspectiva de maior demanda soa como um alerta, já que há um descasamento em relação ao crescimento da capacidade de processamento no Brasil, avalia Maiza Pimenta Goulart, diretora do grid de inovação da Axia.

Mais de um terço das 90 empresas ouvidas relatam que já tiveram a operação limitada pela infraestrutura disponível. Goulart aponta que esta limitação é sobretudo no momento de escalar o negócio. "As startups estão buscando alternativas à nuvem, como criar uma infraestrutura com processadores (GPUs) próprios ou utilizar a infraestrutura diretamente em seus clientes", afirma à Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Esse cenário ganha relevância diante da concentração do processamento de dados brasileiros no exterior. Citando uma estimativa do Ministério da Fazenda, Goulart aponta que cerca de 60% dos dados do País são processados em nuvens internacionais, o que amplia o desafio para empresas que precisam ou preferem manter dados e processamento no Brasil.

Para a executiva, o avanço da infraestrutura para IA no Brasil dependerá da capacidade de coordenar a expansão dos data centers com a oferta de energia, especialmente de fontes renováveis. "A gente tem um país que tem oferta de energia renovável, que é um diferencial competitivo. Mas é preciso casar essa oferta com a demanda por processamento de dados. É preciso planejamento para não ter um impacto no grid de energia", afirma.

O Brasil tem pedidos de conexão à rede de transmissão para data centers que totalizam 26,2 gigawatts (GW). O volume é mais de um quarto da capacidade elétrica nacional atual, de acordo com a Axia.

O volume de pedidos, porém, não significa que toda essa capacidade será efetivamente instalada. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) considera atualmente uma fila válida de 10,3 GW de projetos de data centers, após a exigência de garantias financeiras pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo o diretor de planejamento do operador, Alexandre Zucarato, o sistema considera não apenas os projetos de data centers que já têm contratos de uso da transmissão assinados, mas também empreendimentos que obtiveram parecer de acesso à rede para planejar o sisteme elétrico.

A pesquisa aponta ainda que o preço não é o único fator que as startups levam em conta na escolha dos fornecedores de infraestrutura. O custo por hora de processamento, token ou gigabyte é citado por 71% das startups como critério. Mas uma parcela parecida (70%) aponta que a confiabilidade e o nível de serviço (SLA, na sigla em inglês) também são relevantes. A pesquisa mostra ainda que 59% estariam abertas a migrar de provedor, mas 70% apontam o custo dessa mudança como um fator preponderante.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).