Demorou para a Fiat do Brasil acordar para o segmento mais em alta no mercado mundial, o de SUVs. O primeiro utilitário esportivo produzido pela marca italiana no país veio apenas no ano passado, com o compacto Pulse.
Agora, chega ao mercado brasileiro algo que o marketing da Fiat define como “o modelo que completará o portfólio da marca em termos de carros de passeio”. O Fastback, fabricado em Betim (MG), desembarca mostrando uma estética ousada, embora mecanicamente aproveite quase tudo já apresentado no Pulse, incluindo a plataforma.
O Fastback chega em três versões, com as duas de entrada, a Audace e a Impetus, equipadas com o motor T200 turbo e preços de R$ 129.990 e de R$ 139.990, respectivamente, e a Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270, que apesar do nome não é uma série limitada e sim a configuração topo de linha da família, a R$ 149.990.
Os preços não incluem o Estado de São Paulo e a Zona Franca de Manaus (AM) – que têm ICMS mais elevado –, mas não foram divulgados os valores para essas duas regiões do país.
A fabricante projeta uma produção de 5 mil unidades do Fastback em setembro e outubro, com previsão de vendas de 2,5 mil a 3 mil exemplares por mês.
O mix de vendas é avaliado pela marca como sendo 70% para as versões de entrada – com 35% para cada uma – e de 30% para a topo de linha Limited Edition by Abarth.
A trajetória do Fastback se iniciou com um carro-conceito mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, desenvolvido sobre a picape compacta-média Toro. Isso, porém, mudou radicalmente no modelo apresentado agora, que tem todo o design externo com características próprias e sobre a mesma plataforma adotada no Pulse. O termo “fastback” – nome escolhido já na parte final de desenvolvimento do modelo – faz referência a uma categoria de carros que têm em comum o “desenho veloz” e as curvas dinâmicas. Com base no habitual design italiano e tendo como inspiração o estilo de SUVs-cupê como os BMW X6 e X4, a linha Sportback da Audi e o Porsche Cayenne, o novo modelo lembra também a proposta estética do Volkswagen Nivus, do qual é concorrente direto, embora a Fiat tenha mais em foco o Hyundai Creta, um dos líderes de vendas do segmento. O Fastback tem o mesmo entre-eixos (2,53 metros) e a mesma largura (1,77 metro) do Pulse, no entanto, é três centímetros mais baixo (o que, juntamente com a traseira em estilo cupê, reforça o perfil mais esportivo) e 33 centímetros mais alongado (4,42 metros ante 4,09 metros do Pulse), especialmente atrás. O acréscimo de tamanho na traseira da carroceria ajuda a conferir ao SUV-cupê um porta-malas amplo, o maior da categoria de utilitários compactos – são 600 litros, expressivos 230 litros a mais que os 370 litros do bagageiro do Pulse.
A linha Fastback conta com duas opções de motorização, ambas turbinadas. As versões Audace e Impetus vem com o motor 1.0 200 Flex, também “herdado” do Pulse, com 125 cavalos de potência abastecido com gasolina e 130 cavalos com etanol, e 200 Nm (daí, o nome) de torque ou 20,4 kgfm, sempre associado à transmissão tipo CVT com 7 marchas simuladas. Segundo a Fiat, com esse “powertrain”, o carro acelera de zero a 100 km/h em 9,4 segundos e pode chegar à máxima de 193 km/h com etanol. De acordo com números do Inmetro, o consumo na estrada é de até 14,6 km/l. Já a “top” Limited Edition tem o motor 1.3 T270 – utilizado também pela Toro e pelos Jeep Renegade, Compass e Commander –, com 180 cavalos com gasolina no tanque e 185 cavalos com etanol e torque de 270 Nm (origem da nomenclatura) ou 27,5 kgfm, acoplado ao câmbio automático de 6 marchas. Conforme a Fiat, o Fastback topo de linha não é equipado com a transmissão CVT para que o câmbio automático aproveite todos os recursos do motor T270 preparado pela Abarth. Com esse propulsor, ainda de acordo com a fabricante, o carro acelera de zero a 100 km/h em 8,1 segundos e pode chegar a 210 km/h com o combustível de origem vegetal. O consumo rodoviário do Fastback “top” é de 13,6 km/l. A variante tem três modos de direção: “Normal” (foco em menor consumo e mais conforto), “Manual” (mais versatilidade) e “Sport” (respostas mais rápidas). Para optar pelo último, o motorista aciona um botão no volante que, de acordo com a engenharia da Fiat, dá ao carro maior sensibilidade no pedal da direita, mapeamento mais arisco das trocas de marchas, modo de direção mais firme e acionamento da vetorização dinâmica de torque (DTV).
Equipado com o ADAS (sistemas avançados de assistência à direção), o Fastback conta com frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis. Tem ainda como item de série o freio de mão eletrônico – basta pressionar uma tecla no console central para acioná-lo – com função Auto Hold. Com ela, o carro mantém o freio acionado após a retirada do pé no pedal, seja em uma subida, um semáforo ou no engarrafamento. O modelo vem com “paddles shifters” para troca de marchas ao comando do motorista e computador de bordo de 7 polegadas personalizável em que o usuário pode escolher se deseja ter informações de forma analógica ou digital, como força G, pressão do turbo e consumo em tempo real. Na conectividade, tem a central multimídia de 8,4 ou 10,1 polegadas (de acordo com a versão) com o Fiat ConnectMe vinculado à tela maior e espelhamento para Apple CarPlay ou Android Auto sem fio.
Com mais de 30 funcionalidades, o sistema conectado permite que o usuário tenha acesso a todas as informações do carro, como diagnósticos e a localização do veículo pelo smartphone, smartwatch ou pelo assistente pessoal Alexa ou Google Assistant. É possível também fazer o agendamento da revisão e de outros serviços em concessionária diretamente pelo app My Uconnect. O Fastback acrescenta wireless charger (carregador por indução) para celular, navegação embarcada com trânsito em tempo real de série, função TC+, que auxilia a frenagem em condições de baixa aderência, controle de estabilidade e tração, câmera de ré, ar-condicionado automático digital com saída para fila traseira e Sound Design da Fiat, com notificações e alertas com tons agradáveis, para proporcionar uma jornada auditiva mais tranquila.


