Veículos

MONTADORA CHINESA

A Great Wall Motors produzirá no Brasil utilitários esportivos e picapes com motores eletrificados

Maior montadora privada da China, promete começar a produzir no país a partir de 2023

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Depois de anunciar, em julho do ano passado, a compra da fábrica onde foram produzidos de 2016 a 2020 os automóveis da Mercedes-Benz na cidade paulista de Iracemápolis, a fabricante chinesa Great Wall Motors anuncia seus planos para o Brasil. 

Com investimento acima de R$ 10 bilhões, a GWM promete produzir no país, a partir de 2023, uma linha composta por utilitários esportivos e picapes, na qual todos os modelos serão eletrificados – com motores híbridos (combustão mais elétrico) e híbridos plug-in (combustão mais elétrico que podem ser carregados na tomada). 

Veículos totalmente elétricos ficarão para uma fase posterior. 

Quarta base completa de produção da GWM no mundo e a primeira da América Latina, a fábrica de Iracemápolis será a maior operação da montadora fora da China. 

Com capacidade produtiva de 100 mil veículos por ano, o objetivo é ser um centro de exportação para a América Latina. Estimular a indústria local para alcançar um índice de nacionalização de 60% até 2025 é outra proposta da empresa chinesa.

A GWM produz carros com motores somente a combustão na China. No Brasil, identificou a oportunidade de nascer como líder na produção de veículos inteligentes eletrificados, ainda pouco explorados por aqui. A ideia é oferecer a experiência de dirigir um carro elétrico com a tranquilidade de ter o suporte de um motor a combustão para longas distâncias”, explica Oswaldo Ramos, Chief Commercial Officer (CCO) da GWM Brasil.

Fundada em 1984, a Great Wall Motors tem atuação global em mais de 60 países e emprega 70 mil pessoas. Em 2021, a empresa comercializou 1,28 milhão de veículos no mundo. 

Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM prevê dois ciclos de investimento em Iracemápolis: cerca de R$ 4 bilhões de 2022 a 2025 e R$ 6 bilhões de 2026 a 2032, com previsão de geração de 2 mil empregos diretos até 2025. 

A empresa pretende lançar, no último trimestre deste ano, um utilitário esportivo híbrido que inicialmente virá importado da China, para posterior nacionalização. 

Os futuros modelos “made in Brazil” da Great Wall Motors ainda estão em desenvolvimento, já levando em consideração as preferências dos consumidores brasileiros. O primeiro será lançado no segundo semestre de 2023.

A Great Wall Motors contará inicialmente com três marcas, uma para cada linha de produtos. 

A Haval comercializará SUVs on-road, a Tank virá com SUVs off-road de luxo e a Poer terá somente picapes. 

Até 2025, no primeiro ciclo de investimento, serão apresentados dez modelos. Em um segundo momento, virá a linha premium Ora, que pretende ser a primeira marca 100% de carros elétricos no Brasil. 

Conforme a GWM, a opção por lançar no Brasil uma linha de produtos que terá somente utilitários esportivos e picapes atende à demanda do consumidor brasileiro. 

No ano passado, no país, houve crescimento de 26% na venda de SUVs e de 25% no segmento de picapes, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). 

A experiência da Great Wall Motors nos segmentos também contou – é líder entre os utilitários esportivos médios no mercado chinês, o maior do mundo, com o modelo Haval H6, por 11 anos seguidos. 

A empresa ostenta ainda o título de quarta maior fabricante global de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos ininterruptamente, onde a montadora tem uma participação acima de 50%. 

A fabricante chinesa adianta que os veículos com motorização híbrida adotarão opções de configuração que variam de 230 a 430 cavalos de potência e 42 a 78 kgfm de torque. 

Ainda segundo a GWM, tais números se traduzirão em aceleração de zero a 100 km/h de 7,2 segundos a apenas 4,8 segundos, dependendo da configuração.

 Em termos de consumo, a expectativa é que os modelos da marca se posicionem entre os 75 km/l e inacreditáveis 208 km/l, no uso combinado do motor elétrico com o motor a combustão como apoio. 

Tais níveis de consumo só são possíveis porque a GWM promete oferecer no Brasil o híbrido plug-in com a maior autonomia elétrica do mundo, de 200 quilômetros, capaz de recarregar 80% da sua bateria em apenas 30 minutos. 

Outra novidade tecnológica é que a Great Wall Motors já está iniciando parcerias para estudos de uso de etanol como fonte de geração de hidrogênio para veículos com célula de combustível.

Todos os modelos produzidos pela Great Wall Motors no Brasil terão recursos de conectividade e sistemas semiautônomos de segurança Nível 2 de série, além de permitir o uso do comando por voz para controlar as funções do veículo, como fechar vidros ou abrir o teto solar. 

Os veículos da GWM no Brasil também estarão prontos para suportar o recurso de conectividade 5G. 

A GWM assegura que desenvolveu o primeiro sistema de veículo híbrido do mundo a contar com a tecnologia de atualização Over The Air (OTA), que trará atualizações de software e firmware pelo ar para o carro, não só para o multimídia como para todo o sistema do veículo. 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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