Para o trânsito fluir
A Fluo ABS é a novidade da Yamaha. Segundo a marca japonesa, a nova scooter foi desenvolvida para quem busca se locomover com agilidade e praticidade, mas que espera algo a mais em acabamento, espaço, economia, segurança e tecnologia.
A proposta é oferecer o mais completo e tecnológico modelo 125 cc dentre as opções de scooters e cubs existentes na cilindrada no mercado brasileiro.
Na scooter com linhas fluidas, um destaque fica para o farol em leds, que oferece maior amplitude e potência de iluminação, com mais durabilidade e menor consumo energético.
O câmbio é 100% automático associado ao baixo peso seco de 98 quilos, com motor monocilíndrico de quatro tempos com capacidade de 125cc, sistema de injeção eletrônica, potência máxima de 9,5 cavalos a 8 mil rpm e torque de 1,0 kgfm a 5.500 rpm.
O sistema stop&start identifica quando a scooter para e automaticamente desliga o motor, reduzindo o consumo de combustível e emissão de poluentes. Para que o motor volte a funcionar, basta acelerar novamente.
A Fluo ABS estará disponível no início de abril ao preço público sugerido de R$ 13.390 mais frete (exceto Estado de São Paulo, onde a tributação é mais elevada), e terá três opções de cores: Racing Blue (Azul Metálico), Midinight Black (Preto sólido) e Branco Cristal (Branco sólido). Pode ser adquirida nas redes de concessionárias ou por meio do e-commerce da Yamaha, a Blu Store (www.blustore.com.br).
50 milhares
Com um exemplar da G 310 GS Triple Black, no dia 17 de março, a fábrica do BMW Group em Manaus chega a 50 mil motocicletas produzidas desde 2016, ano em que entrou em funcionamento. A marca é mais uma conquista da unidade industrial, que segue a celebrar o marco de cinco anos de produção própria no Brasil. Antes, a produção era feita com um parceiro nacional.
“Chegamos a 50 mil unidades produzidas na nossa unidade própria. O marco representa bem a consolidação da unidade de Manaus como uma legítima representante do BMW Group. E queremos seguir superando marcas, sempre com apoio de nossos trabalhadores e do nosso público consumidor”, comemora Jefferson Dias, diretor-geral da fábrica de motocicletas do BMW Group em Manaus.
Além da G 310 GS, a fábrica é responsável pela produção dos modelos G 310 R, R 1250 GS, R 1250 GS Adventure, S 1000 RR, F 750 GS, F 850 GS e F 850 GS Adventure.
Ficou para depois
Inicialmente agendado para o período de 12 a 15 de maio, o Salão do Scooter/Urban Mobility foi adiado para o segundo semestre, de 13 a 16 de outubro, no Pavilhão de Exposições do “novo” Anhembi, na capital paulista.
A ideia é permitir a realização com mais segurança para o público, com menos restrições sanitárias e com mais tempo para a organização e o planejamento.
A comissão organizadora se reuniu com expositores e patrocinadores e decidiu por remarcar a data.
“Entendemos que outubro é uma data mais apropriada neste momento, com o retorno gradual das atividades, flexibilização em algumas regiões e por ser uma data mais tradicional para o público brasileiro e também para as empresas expositoras”, explica Zoraida Lobato, diretora de Eventos da Market Press.
São esperados 50 mil visitantes ao longo dos quatro dias de exposição. O público terá várias atividades à disposição, como apresentação de lançamentos e novas tecnologias, exposição de scooters e estandes para venda de produtos e serviços.
Além disso, contará com local dedicado exclusivamente para test-ride, com aulas e treinamento de condução com segurança para iniciantes e com dicas mesmo para pilotos experientes. Mais informações em www.salaodoscooter.com.br
Cinco cuidados com scooters
Em alta no mercado brasileiro, o segmento de scooters cresceu mais de 40% em 2021 em relação ao registrado em 2020, com 107 mil unidades licenciadas no período, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Em fevereiro, a scooter mais vendida do Brasil foi a Honda PCX, com 2.722 emplacamentos. Por ter particularidades em relação às motos convencionais, as scooters requerem alguns cuidados redobrados.
- Verificar regularmente o fluido de freios - “Devido ao tipo de transmissão, as scooters não contam com uma atuação significativa do freio-motor na maioria das frenagens, o que sobrecarrega o sistema de freios, solicitando mais do fluido que outras motocicletas urbanas”, explica Marcelo Rocha, engenheiro de Aplicações da Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes de alta tecnologia.
- Ficar atento ao nível do fluido de arrefecimento - Outra especificidade do segmento é a posição do motor, que fica enclausurado na parte traseira da motocicleta, embaixo do banco do piloto. “Dessa forma, os motores das scooters dispõem de baixa refrigeração por ar, o que provoca um elevado estresse no sistema de arrefecimento, também exigindo mais do respectivo fluido”, pondera Rocha. Como apenas o radiador de óleo não é suficiente, essas motos têm, ainda, refrigeração a água para garantir o controle da temperatura mesmo em deslocamentos a baixas velocidades.
- Em caso de uso intenso, seguir o plano de manutenção severo - “É fundamental seguir corretamente as especificações da revisão e atentar para o regime de uso da motocicleta. Em caso de uso urbano intenso, considerar a adoção do plano de manutenção severo, que pode encurtar pela metade o intervalo de revisão”, orienta Rocha.
- Limpar regularmente a carenagem para evitar sua deterioração - Em razão da maior quantidade de peças plásticas na carenagem, as scooters também demandam alguns cuidados especiais para que não sofram deterioração com as intempéries.
- Redobrar a atenção durante frenagens e inclinações - “É necessário ter cuidado nas frenagens porque essas motos não têm o auxílio das reduções de marcha, de modo a se aproveitar do freio-motor para diminuir a velocidade. Outra atenção é na hora de fazer curvas com altas inclinações para evitar encostar a carenagem no chão, que é projetada para ser larga e baixa com o objetivo de abrigar as pernas do condutor”, alerta o especialista da Motul.


