Veículos

COLUNA CARMAIS

Confira as novidades semanais sobre automóveis no Brasil e no mundo

Semanalmente a coluna acompanha as notícias em destaque no meio automotivo

Continue lendo...

Pequeno avanço de sinal

Com dois feriadões, abril fechou com um aumento de apenas 0,57% nas vendas de carros de passeio e comerciais leves em relação ao mês anterior, com 135.678 unidades emplacadas. Os números ainda não estão consolidados, mas, em comparação a abril de 2021, houve queda de 17,2%. 

No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, foram comercializados 510.211 veículos nos dois segmentos, com recuo de 22,9% ante o mesmo período de 2021.

Entre os modelos, a Fiat Strada manteve a liderança, com 8.309 unidades vendidas em abril, seguida pelo Hyundai HB20 (6.766), pelo Fiat Mobi (6.153), pelo Chevrolet Onix (5.784), pelo Fiat Pulse, que estreou no “Top Ten”, com 5.736 emplacamentos, pelo Fiat Argo (5.708), pelo Onix Plus (sedã), com 5.421, pela Fiat Toro (5.309), pelo Jeep Compass (4.944) e pelo Volkswagen T-Cross (4.733). 

Com cinco modelos entre os dez primeiros mais vendidos, a Fiat continuou com muita tranquilidade na liderança de abril nos dois segmentos, com 34.319 unidades comercializadas e uma participação de mercado de 25,2%. A marca italiana ficou na frente da General Motors, com 21.131 vendas e “market share” de 15,5%, da Toyota (16.250 e 11,9%), da Hyundai (14.081 e 10,3%), da Jeep (10.777 e 7,9%), da Volkswagen (9.416 e 6,9%), da Renault (7.983 e 5,8%), da Honda (4.160 e 3,07%), da Nissan (3.389 e 2,5%) e da Caoa Chery (3.251 e 2,4%). (colaborou Marcelo Cavalcante)

Um clássico ao alcance da mão

O novo 911 Sport Classic é o segundo dos quatro veículos para colecionadores que a Porsche apresentou a partir da sua estratégia “Heritage Design”. Um total de 1.250 exemplares do modelo de edição limitada da Porsche Exclusive Manufaktur reviverá o estilo dos anos 60 e início dos 70. Assim como em seu antecessor direto, o 911 Sport Classic – com base no 997 apresentado em 2009 –, a aparência desse modelo foi inspirada no 911 original (1964 a 1973) e no 911 Carrera RS 2.7 de 1972. 

Os modelos ‘Heritage Design’ representam os conceitos mais emocionantes da estratégia de produtos da Porsche. Essa abordagem única faz com que o departamento de design Style Porsche trabalhe com a Porsche Exclusive Manufaktur para reinterpretar modelos e equipamentos icônicos do 911 dos anos 50 até os 80 e para reviver os recursos de design daquelas décadas”, comemora Alexander Fabig, vice-presidente de Individualização e Clássico da Porsche. 

0 911 Sport Classic será oferecido para pré-vendas no Brasil ainda no primeiro semestre de 2022. De acordo com a marca alemã, preços e prazo de entrega serão comunicados em breve.

Estratégia de ataque 

Um dos “sobrenomes” mais conhecidos na linhagem da picape Nissan Frontier no Brasil está renovado e apareceu pela primeira vez em público na Agrishow 2022, realizada na semana passada em Ribeirão Preto (SP). 

A nova Attack segue o desenvolvimento de toda a família da Frontier, recentemente reestilizada. No design externo, a Attack se destaca das demais pelos grafismos exclusivos e vários detalhes de acabamento em preto, como as rodas de aro 17, maçanetas externas, os retrovisores, estribos, o rack de teto e os faróis com máscara negra. 

Por dentro, o acabamento também tem detalhes específicos para a versão. A nova Frontier tem duas configurações de motor a diesel, uma com dois turbos, de 190 cavalos e 45,9 kgfm de torque, e outra com 163 cavalos e 43,3 kgfm. O propulsor, adequado às normas de emissões L7, conta com sistema Redutor Catalítico com Arla 32. O propulsor é capaz de rebocar 3.500 quilos.

Novidades de todos os tipos

O SUV Everest – derivado da Ranger – deve ser produzido na América do Sul, conforme revelou Daniel Justo, CEO da Ford para a região, durante a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). 

“A fábrica de Pacheco, na Argentina, terá como foco a Ranger e seus derivados. O Everest está em estudo e negociações, mas poderia dizer que o SUV é a bola da vez”, revelou Justo. 

A produção da nova Ranger envolverá um investimento na Argentina de US$ 600 milhões (quase R$ 2 bilhões). Na mesma oportunidade, o executivo da Ford confirmou a chegada da F-150 – o veículo mais vendido nos Estados Unidos há mais de 40 anos – ao Brasil em 2023. 

Enquanto isso, Jim Farley, presidente e CEO da Ford Motor Company, anunciou que a produção da F-150 100% elétrica se iniciou na América do Norte. A versão “verde” da picape já tem mais de 200 mil pedidos nos Estados Unidos. (colaborou “Minuto Motor”/Argentina)

Mirando o futuro

A Jaguar Land Rover acaba de anunciar a criação da “Inovação Aberta no Brasil”, com foco em acelerar a transformação da empresa trabalhando com startups. 

A iniciativa contribuirá para apoiar a visão de “Luxo Moderno” para o negócio, seus parceiros e clientes. O projeto contará com startups, scaleups (empresas que trabalham na criação de empregos) e organizações externas com ênfase nas áreas de eletrificação, conectividade, serviços digitais, empresa inteligente, manufatura, cadeia de suprimentos e sustentabilidade. 

Além disso, a marca anunciou o lançamento de um “hub” de inovação inédito no Reino Unido em parceria com a incubadora e aceleradora Plug and Play Tech Center, que estará localizado próximo às instalações da Jaguar Land Rover e se beneficiará da rede global de 30 mil startups e scaleups presentes atualmente no ecossistema da plataforma para criar empregos e oportunidades para a economia digital. No Brasil, a empresa revelou a parceria com o Cubo Itaú e a Firjan, que darão acesso ao ecossistema de startups da América Latina.

Maior e mais poderosa

A nova geração da Amarok está se aproximando. Tanto, que a própria Volkswagen divulgou fotos da picape reestilizada camuflada em pista de testes. 

A segunda geração do modelo será fabricada, pelo menos na primeira fase, apenas na África do Sul, de onde será exportada para o resto do mundo, incluindo, naturalmente, o Brasil. 

Embora a nova Amarok tenha sido desenvolvida na Alemanha e na Austrália, ela compartilhará a plataforma com a Ford Ranger, graças ao acordo global que ambas as montadoras fecharam em 2018. Além das imagens, a Volkswagen confirmou que a Amarok 2023 será um pouco maior em comparação à versão atual, com o objetivo de melhorar o espaço interno, ficando com 5,35 metros de comprimento (dez centímetros a mais) e uma distância de entre-eixos de 3,27 metros (17,5 centímetros a mais). 

Aumentará ainda a capacidade de carga e reboque, com 1,2 tonelada e 3,5 toneladas respectivamente. Quanto às opções de motorização, terá uma a gasolina e quatro a diesel. Os motores serão 2.0 e 3.0 litros, com opções turbo, twin-turbo e V6.  (colaborou “Minuto Motor”/Argentina)