Evolução da espécie
O Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid Plug-in chegará às concessionárias brasileiras em agosto com preço de pré-venda de R$ 269.990 e será comercializado nas cores branco e preto metálico. A garantia é de oito anos para o sistema de propulsão elétrico (bateria e motores), de cinco anos para propulsor a combustão e transmissão e de três anos para o veículo. A configuração híbrida terá dois motores elétricos, combinados com o 1.5 turbo a gasolina, entregando um total de 317 cavalos de potência e 56,6 kgfm de torque. O modelo marca a estreia da tecnologia DHT (Dedicated Hybrid Transmission) no Brasil, transmissão projetada exclusivamente para veículos híbridos. Segundo a marca sino-brasileira, o Tiggo 8 Pro Hybrid Plug-in acelera de zero a 100 km/h em 6,7 segundos, com consumo médio combinado de 42,7 km/l, podendo rodar cerca de 77 quilômetros de forma 100% elétrica. No interior, o destaque fica por conta da tela de 24,6 polegadas que integra o painel de instrumentos e o multimídia.
Leão estiloso
O Peugeot 408 reaparece no mercado com um estilo fastback. Anteriormente, o modelo tinha a configuração de um sedã médio-grande, lançado mundialmente em 2010. A oferta de motorizações do novo 408 inclui duas versões híbridas recarregáveis de 180 e 225 cavalos de potência e uma a gasolina de 130 cavalos, todas associadas à transmissão automática de 8 marchas EAT8. A marca francesa promete uma versão totalmente elétrica ainda para este ano. De acordo com a engenharia da Peugeot, a eficiência esteve no foco do desenvolvimento do 408, com aumento nos cuidados com a aerodinâmica, na redução do peso do veículo (1.396 quilos) e de motorizações com baixas emissões, resultando em consumos de energia médios reduzidos (em vias de homologação) tanto nos modelos híbridos quanto na configuração térmica. O novo 408 chegará ao mercado europeu no começo de 2023. O carro será produzido inicialmente em Mulhouse, na França, e, depois, na fábrica de Chengdu, na China, para o mercado local. Não há previsão para o modelo ser trazido para o Brasil.
Vem quando?
A Volkswagen revelou o primeiro “teaser” completo da nova Amarok, prevista para ser apresentada no próximo dia 7. A nova geração da picape média será produzida na África do Sul para abastecer vários mercados da região e a Europa. A venda do modelo na América do Sul ainda não foi confirmada, pois a atual geração, fabricada em Pacheco, na Argentina, ganhará algumas mudanças para continuar sobrevivendo por algum tempo. Segundo a marca alemã, além do design diferenciado, a nova Amarok trará muitas inovações técnicas para o segmento. Embora os detalhes mecânicos ainda não tenham sido divulgados, estima-se que vários equipamentos serão semelhantes aos da nova Ford Ranger. Lançada em 2010, a Amarok nunca teve bons números de vendas no mercado brasileiro. Este ano, a picape teve 1.850 unidades emplacadas desde janeiro, com uma média de 370 exemplares por mês e apenas 47 em maio. No ano passado, a Amarok vendeu 7.894 unidades no Brasil, com uma média mensal de 657. (Colaborou o site argentino “MinutoMotor”)
Espelho do carro de rua
A McLaren Motorsport lançou seu novo carro de competição, o Artura GT4, que fez sua primeira aparição pública no Festival de Velocidade de Goodwood, em Sussex, Inglaterra, realizado de 23 a 26 de junho. Com base no novo supercarro de luxo Artura, o GT4 terá a missão de ser tão bem sucedido quanto os modelos 570S GT4 e 720S GT3, vencedores de corridas e de campeonatos. O novo Artura GT4 compartilha grande parte de sua tecnologia com o seu modelo de rua, estreando a McLaren Carbon Lightweight Architecture com um monocoque de fibra de carbono em seu núcleo. O projeto e a construção do chassi é inspirado no automobilismo. A redução de peso é um elemento-chave do Artura de produção. Com um motor V6 compacto e acessórios como o sistema de escape com peso reduzido, o Artura é o primeiro carro da McLaren a ter um trem de força híbrido. O cupê de duas portas combina um motor a gasolina 3.0 V6 biturbo com 585 cavalos de potência e 59,6 kgfm de torque a um elétrico com 95 cavalos e 22,9 kgfm.
Borracha de elétricos
Em 1899, a Michelin desenvolveu os pneus do La Jamais Contente, o primeiro veículo a superar uma velocidade de 100 km/h e que era impulsionado por um motor elétrico. Desde então, a Michelin continuou o desenvolvimento em pneus que reduzam a eficiência de dióxido de carbono, diminuindo a quantidade de matéria-prima necessária ao seu aumento de desempenho, duração e esforço máximo da vida útil. O compromisso da Michelin, por meio de sua estratégia “Tudo Sustentável”, é que em 2030 todos os seus pneus sejam fabricados com 40% de materiais biodegradáveis, atingindo 100% até 2050. Como em seu primeiro teste em 1899, a Michelin se volta integralmente para a construção de pneus para uso exclusivo em veículos totalmente elétricos, se alinhando à Inglaterra e à França, os dois países que liderarão o final da produção de carros a combustão a partir de 2030.
Tomada de apoio
Com o anúncio da abertura de oito novas lojas da Rede de Concessionárias estruturadas especialmente para a comercialização e o atendimento de pós-vendas para seus veículos elétricos, os “e-Centers”, a Peugeot pretende participar ativamente da corrida pela eletrificação no Brasil. A marca francesa disponibiliza atualmente para o mercado brasileiro o hatch esportivo e-208 GT e o utilitário e-Expert, ambos com motorização 100% elétrica e livres de emissões de gás carbônico. Os proprietários dos modelos elétricos da Peugeot contam ainda com Call Center exclusivo, descarte de baterias com certificado verde em parceria com a Faarte na Rede de Concessionárias e o Peugeot Assistance para todo território nacional, vinte e quatro horas e sete dias por semana. Há também uma seleção de parceiros homologados para as soluções que o cliente do elétrico precisa, com carregadores wall-box e vagas exclusivas com carregadores pela Estapar (as Ecovagas).


