A BMW do Brasil confirma a chegada do novo 320i ao país com o início da pré-venda, embora a marca alemã não tenha divulgado o preço da versão de um dos sedãs de luxo mais vendidos no mercado nacional. Em julho e agosto, o novo modelo da Série 3 será importado da fábrica de Munique, na Alemanha. Ainda este ano, a configuração será produzida integralmente na unidade industrial do BMW Group em Araquari/SC, onde já são montadas as versões 330i Sport e 330i M Sport, lançadas no Brasil no início de 2019.
Modelo mais vendido da história da BMW, o Série 3 teve sua sétima geração revelada no ano passado no Salão do Automóvel de São Paulo. Completamente reformulado, o sedã premium está maior, com novo visual e um alto nível de equipamentos, tecnologia, segurança e comportamento dinâmico. “O Série 3 é um ícone entre os sedãs premium em todo o mundo, e a nova geração elevou a consagrada dirigibilidade do modelo e ainda trouxe mais personalidade, tecnologia e o verdadeiro prazer de dirigir um BMW com tração traseira. O cliente brasileiro é um dos mais conectados do mundo, e o processo de compra está cada vez mais digitalizado. Com foco no consumidor, anunciaremos a pré-venda por meio de uma tecnologia inédita no país”, promete Roberto Carvalho, Diretor Comercial da BMW do Brasil.
O novo Série 3 é equipado com o motor 2.0 TwinPower Turbo de quatro cilindros de 184 cavalos de potência de 5 mil a 6.500 rotações por minuto e torque de 31 kgfm de 1.350 a 4 mil rpm, ante 27,5 kgfm da geração anterior. Acoplado ao câmbio automático de 8 marchas, o modelo acelera de zero a 100 km/h em 7,1 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 240 km/h.
Entre os equipamentos disponíveis, destaque para os faróis full-led, os sistemas Parking Assistant e Reversing Assist (refaz em marcha a ré os últimos cinquenta metros percorridos pelo veículo), o ar-condicionado com controle digital automático de três zonas e o BMW ConnectedDrive, tecnologia que fornece dados de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), de Concierge e Chamada de Emergência Inteligente. Há ainda o Assistente Pessoal Inteligente BMW, que integra o novo Sistema Operacional BMW 7.0 e pode ser acionado por meio do comando de voz “Olá, BMW”, dito pelo usuário em português. O sistema foi testado e desenvolvido pelo time da engenharia da empresa no Brasil em uma parceria com a equipe global, sediada na Alemanha.
A nova linguagem de design adotada pela BMW acentua a oferta de espaço dentro da cabine e melhora a disposição de recursos voltados para facilitar a vida do motorista, fazendo com que ele se concentre na estrada, aprimorando a sua segurança e a dos demais ocupantes do veículo. O novo agrupamento de mostradores do painel de instrumentos, o console central em posição mais elevada, o design do conjunto formado pela iluminação e a guarnição dos painéis das portas criam uma sensação de amplo espaço e uma aura esportiva. Os controles de acionamento das funções estão agrupados em painéis estruturados. No centro, os mostradores, os botões do sistema de ar-condicionado e as saídas de ventilação formam um painel único, enquanto a iluminação pode ser acionada a partir de botões ao lado do volante. O Start/Stop, responsável por ligar e desligar o motor em breves paradas no trânsito, está posicionado agora no novo painel de controle localizado no console central, que abriga também a alavanca do câmbio, o botão seletor iDrive, as teclas de acionamento do sistema Driving Experience e o freio de estacionamento.
A nova geração do Série 3 utiliza uma série de sistemas inovadores de assistência ao motorista e dá um passo de liderança rumo à condução autônoma. Nos itens de série estão os alertas de colisão e pedestre e a função City Braking, que avisa o motorista quando um ciclista é detectado pelos sensores. Como opcionais, adiciona o controle ativo de velocidade de cruzeiro (Active Cruise Control) com Função Stop & Go, o assistente de condução com aviso de saída de faixa, a prevenção de colisão traseira e o alerta de tráfego cruzado.