Veículos

NOVO MODELO

Nova versão da Ram 2500, ganha o potente motor V8 hemi de 400 cavalos

Com visual robusto e motor potente, o novo modelo lembra a antiga versão

Continue lendo...

A Ram Classic chega ao mercado brasileiro para ocupar uma vaga na qual não temos nenhum modelo. A marca inovou recentemente lançando a primeira muscle truck, chamada de Rebel. Pelo visto, deu certo. A “fome” de crescer e ganhar mercado acabou sendo maior, e a marca trouxe mais um modelo.  

Com 5,82 metros de comprimento e pouco mais de dois metros de largura, a Ram Classic vem para ocupar essa lacuna. Se compararmos com as picapes dentro da linha da marca, ela é a menor. Mas se a comparação for feita com as picapes médias, ela acaba sendo a maior entre elas.  

Como de praxe, vamos contar um pouco da história. A marca Ram ainda é nova, mas se olhar para o passado, ela vinha como modelo dentro da Dodge, e a expansão foi tão grande que o modelo virou marca. Hoje, a gama é composta pelas Ram Classic, Rebel, 2500 e 3500.

Se pegarmos tudo o que o novo modelo oferece e colocarmos na ponta do lápis, ela deve custar entre R$ 350 mil e R$ 380 mil. O preço ainda não foi revelado.

Há tempos a Ram 1500 vem escrevendo história no mundo, e só agora chegou ao Brasil, com o nome de Ram Classic. Ela vem com o capô exclusivo e em duas versões de acabamento, Laramie, com detalhes cromados, e Laramie Night Edition, com detalhes escurecidos.  

O motor é o mesmo, Hemi, 5,7 litros, com 400 cv e 56,7 kgfm de torque, somente a gasolina, com transmissão automática de oito marchas e, claro, tração nas quatro rodas, com caixa de transferência da BorgWarner com opções 4 x 2, 4 x 4 High e

4 x 4 Low (reduzida). O motorista controla tudo eletronicamente, por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio, no painel de instrumentos.  

O nome Classic faz todo o sentido quando observamos com atenção. O estilo da dianteira é uma clara homenagem à segunda geração das picapes Ram, de 1993, que transformou o segmento full-size nos Estados Unidos. Os faróis ficam abaixo da linha superior da grade, e é como se fossem uma continuação dos para-lamas, por sua vez também rebaixados em relação à altura do capô.

Completando o visual, faróis projetores, estribos e rodas 20 polegadas fazem parte do visual robusto.  

No interior não é diferente

O interior do novo modelo é amplo e tem qualidade similar à dos modelos mais luxuosos da marca. Na ampla lista estão: ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições com duas memórias para o motorista, aquecimento e ventilação para os bancos de todos ocupantes e câmera de ré com linhas ativas e sensores traseiros de estacionamento.

Possui ainda central multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4”, navegação embarcada, conexão com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial Keyless Enter‘N Go com partida remota, quadro de instrumentos com seis mostradores e tela multifuncional de TFT colorida de 7”, controle de velocidade de cruzeiro, estribos laterais fixos, pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, sistema de som premium Alpine com nove alto-falantes, subwoofer de 10” e 506 W de potência, tapetes de borda elevada, tomada de 110 V no painel e volante de couro com aquecimento.  

Caçamba gigante

Com 1.424 litros de capacidade volumétrica, a caçamba da Ram Classic acaba sendo uma das maiores entre as picapes no Brasil, perdendo apenas para a Ram 3500, que já é considerada caminhão. Com revestimento protetor e iluminação de LED na lateral e no alto (na terceira luz de freio), ela permite receber objetos grandes com facilidade. Mas não se anime, a capacidade de carga é de apenas 531 kg, porém, do lado de fora, a preparação para o gancho de reboque é de fábrica e pode rebocar até 3.534 kg, mais do que qualquer picape de outra marca no mercado.

Impressões ao dirigir

Se a primeira impressão é a que fica, então a Ram Classic é das boas. O visual robusto agrada de qualquer ângulo, o motor é potente e a suspensão é macia. Mesmo tendo o visual da Ram 2500 2018, a suspensão e o motor não têm nada a ver, e a Ram Classic mais parece um carro do que uma picape.  

Pode apostar, por ter a capacidade de carga baixa, a picapona é macia e, apesar de passar dos 5,80 metros de comprimento, é bem na mão. Para quem está curioso, ela é 11 centímetros menor que a Rebel e meio metro maior do que qualquer picape média do segmento.  

O teste foi no Circuito Panamericano, interior de São Paulo, realmente para sentirmos os 400 cv. Em contrapartida, não tivemos teste fora de estrada e nem de longa duração. Foi mais pauleira na pista, para se divertir com a picape. A Ram Classic é capaz, mesmo não tendo sistema de frenagem autônoma e piloto automático adaptativo.  

Sem dúvida, o ponto forte desse modelo é a esportividade e muito espaço interno. Já o ponto fraco fica por conta do consumo, pois, mesmo não medindo, sabemos que um motorzão desses para “carregar” seus 2.553 kg não vai fazer muito mais que 5 km/l. Segundo o órgão responsável, em ciclo urbano faz 5,2 km/l, já em trecho rodoviário, 6,4 km/l. Essa picape é mais voltada para o lazer do que para o trabalho.  

Exclusividades  

A Mopar, responsável pelo pós-venda e pelos acessórios do grupo Stellantis, preparou um plano de manutenção extremamente competitivo para a Ram Classic, que traduz bem o termo inglês dependability, um dos valores da marca Ram. As revisões são anuais ou a cada 12 mil km, e as três primeiras paradas na concessionária são gratuitas. Outro destaque é a possibilidade de compra antecipada da quarta até a sexta revisão.

Os lubrificantes e os fluidos utilizados são da linha original Mopar Oil, desenvolvida pela Shell em conjunto com a engenharia da Stellantis. A tranquilidade é completada pela assistência 24 horas do Privilege Service e pela garantia de fábrica de três anos, que pode ser ampliada até cinco anos, com a compra de um ou dois anos de extensão nos planos Total ou Motor e Câmbio.

Como o cliente Ram é apaixonado pela marca, nada mais natural que personalizar a Ram Classic a partir do portfólio com mais de 20 acessórios originais Mopar. Entre os destaques há alargador de para-lama off-road, capota marítima e lança de engate. Em breve, a lista vai crescer, com itens como estribos automáticos e capota elétrica.