O empresário Dmitry Itskov e uma equipe de cientistas da Rússia querem fazer seres humanos imortais. Esse projeto é chamado de Iniciativa 2045, na qual planejam criar um avatar holográfico humano, completamente funcional, com um cérebro artificial capaz de pensar e sentir (medo, paixão, memórias).
Em uma carta aberta ao mundo, Itskov disse:
— Quando a vida acaba é que percebemos o quanto nós não fizemos, que não tivemos tempo suficiente para fazer o que realmente queríamos.
Ainda na carta, Itskov pontua:
— Peço para tomar nota da importância vital do financiamento do desenvolvimento científico no campo da imortalidade cibernética e do corpo artificial. Essa pesquisa tem o potencial para libertá-lo, assim como a maioria de todas as pessoas no nosso planeta, desde a doença, a velhice até a morte.
O empresário ainda ressalta que a contribuição para inovações de ponta nas áreas de neurociência, nanotecnologia e robótica androide “é mais do que construir um futuro mais brilhante para a civilização”, mas também uma “estratégia de negócios inteligente e rentável que irá criar uma nova indústria da imortalidade”.
A questão agora é saber se o empresário pode obter o dinheiro necessário para cumprir os seus objetivos.
A Iniciativa 2045 tem um longo caminho pela frente no mundo das interfaces cérebro-máquina, cujo objetivo é conseguir construir um cérebro humano.