Polícia

QUADRILHA

Foragido da Máxima, conhecido como Lino, é apontado como chefão de quadrilha que roubou três aviões

Laudelino foi integrante de quadrilha que também roubou três aviões em Corumbá, em 2004

Continue lendo...

Laudelino Ferreira Vieira, o “Lino”, é apontado como o chefão da quadrilha que roubou três aviões no Aeroclube de Aquidauana.

Ele cumpria pena de 80 anos no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, quando realizou a fuga, no dia 2 de junho deste ano. A fuga ainda é um mistério.

Com isso, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), informa que foi instaurado a apuração preliminar do caso.

Últimas notícias

"Informamos que foi instaurado uma apuração preliminar, que é um procedimento investigativo e ainda está em fase de investigação. Posteriormente, pode resultar em instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), Sindicância ou arquivamento, conforme levantamento de provas", disse em nota.

Após o roubo, uma operação conjunta da Força Tática do 7º Batalhão de Polícia Militar de Aquidauana e do Batalhão de Choque de Campo Grande resultou na prisão de dois envolvidos no esquema, Roger Breno Wirmond dos Santos, de 22 anos, e Cristhofer Cristaldo Rocha, de 20 anos, ambos de Anastácio.  

Segundo o boletim de ocorrência, Roger disse que receberia o valor de R$ 5 mil de um terceiro autor, identificado por ele como Lázaro, para pode acompanhar a movimentação da polícia de Aquidauana.

No depoimento também foram citados o nome de 'Nego', 'Cupicho' e Lázaro.

Outros crimes

A ficha criminal de Laudelino é extensa, chegando a 80 anos de prisão por tentativa de homicídio, tráfico de drogas e uso de documentos falsos.

Laudelino foi integrante de uma quadrilha que também roubou três aviões em Corumbá, em 2004. O empresário Luís Fernandes de Carvalho foi morto pela quadrilha naquele ano.

O ROUBO

O roubo dos três aviões no Aeroclube de Aquidauana, aconteceu na madrugada da última segunda-feira (6). Os prejuízos somam mais de R$ 2 milhões.

Foram levados um avião Bonanza Modelo V35B (matrícula PT-ING), pertencente ao irmão do prefeito de Aquidauana, Odilon Ferraz Alves Ribeiro (PSDB), e mais um sócio; e dois Cessna Modelo 182 (matrículas PT-KDI e PT-DST).  

O KDI pertence à esposa do ex-prefeito de Aquidauana José Henrique Trindade, Liliane Paschoaletto, e o modelo DST, ao cantor Almir Sater.

A princípio, o plano era roubar cinco aviões, mas foram levados três, entre eles, a melhor aeronave.  

Os bandidos entraram pela cerca do Aeroclube e amarraram três pessoas, sendo o caseiro do local e seus dois filhos menores de idade. Entretanto, ninguém se machucou.

As vítimas foram levadas até o hangar em que estavam as aeronaves e mantidas presas à grade de proteção do tanque de combustível. Em uma delas foi jogado gasolina.

A Polícia Civil de Aquidauana, que também participa das investigações, considera esclarecido que o paradeiro dado às aeronaves foi o exterior, inclusive, com o conhecimento do país de destino, que não foi informado.

Assine o Correio do Estado

Crime

Homem é detido após lavar mandiocas em pia batismal de igreja em MS

Segundo a PM, suspeito teria xingado padre, se recusado a deixar o templo e resistido à abordagem policial

14/08/2026 14h30

Situação aconteceu em Antônio João

Situação aconteceu em Antônio João Reprodução/

Continue Lendo...

Um homem foi detido após entrar em uma igreja católica e usar a água da pia batismal para lavar raízes de mandioca, em Antônio João, a cerca de 320 quilômetros de Campo Grande. O caso foi registrado pela Polícia Militar e envolveu acusações de resistência, perturbação do sossego e discriminação religiosa.

Segundo o boletim de ocorrência, a PM foi acionada para atender à situação dentro da igreja. O padre José Eduardo relatou aos policiais que o homem entrou na igreja carregando um balde e começou a enchê-lo com água para lavar as mandiocas.

O religioso teria pedido que ele pegasse a água e deixasse o local. Conforme o relato, porém, o homem se recusou a sair e, em seguida, levou as raízes até o tanque batismal, onde passou a lavá-las.

Ainda segundo a ocorrência, durante o episódio, o homem teria proferido xingamentos contra o padre. O religioso também afirmou que, em determinado momento, o suspeito tentou atingi-lo com o balde.

A PM realizou buscas nas proximidades e localizou o homem, identificado como Ronaldo Machado da Silva. Ele estava com um balde contendo aproximadamente 13 pedaços de raízes de mandioca.

Abordagem

De acordo com a Polícia Militar, durante a abordagem, o homem apresentou comportamento agitado e agressivo e resistiu à ação policial. Os agentes utilizaram instrumentos de menor potencial ofensivo e algemas.

O homem foi encaminhado à autoridade competente para os procedimentos cabíveis. O caso foi registrado como resistência, perturbação do trabalho ou do sossego alheio.

Tráfico

PF apreende quase 5 kg de drogas sintéticas em ações contra tráfico internacional em Corumbá

Quatro bolivianos foram presos em flagrantes distintos; entorpecentes teriam como destino Santa Cruz de la Sierra

13/08/2026 14h00

Reprodução PF

Continue Lendo...

A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Receita Federal, apreendeu quase 5 quilos de drogas sintéticas em duas operações realizadas em Corumbá, na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia. Quatro bolivianos foram presos durante os flagrantes.

As apreensões ocorreram em ações integradas de inteligência, investigação e fiscalização. Ao todo, foram encontrados aproximadamente 3,9 quilos e 1 quilo de substâncias com características compatíveis com ecstasy, incluindo MDA, MDMA e MDEA, em formas como pó, cristais e outros materiais sólidos.

Segundo as investigações, os entorpecentes teriam como destino o mercado boliviano, principalmente a cidade de Santa Cruz de la Sierra. A origem das drogas é investigada, mas os primeiros elementos levantados indicam que os carregamentos podem ter saído da região Sudeste do Brasil.

A PF também apura o uso de uma estratégia conhecida como logística reversa do tráfico, utilizada por organizações criminosas para dificultar a identificação da origem, do destino e dos responsáveis pelas remessas de drogas.

As investigações continuam para identificar outros envolvidos e esclarecer toda a cadeia logística utilizada no transporte dos entorpecentes até a região de fronteira.

As substâncias apreendidas serão submetidas aos procedimentos periciais para confirmação da composição e das quantidades.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).