Cidades

Cidades

Alencar foi vítima de golpe de falso sequestro no Rio

Alencar foi vítima de golpe de falso sequestro no Rio

Redação

28/04/2010 - 20h05
Continue lendo...

BRASÍLIA

 

O vice-presidente da República, José Alencar, considerou a violência "altamente preocupante" e disse que manteve a calma durante a tentativa do golpe de falso sequestro da qual foi vítima no domingo, quando estava no Rio de Janeiro. Alencar relatou: "Eu estava sozinho, em casa (apartamento), e atendi um cidadão dizendo que havia sequestrado minha filha. Ele a colocou no telefone, ela chorou e disse: papai, eu fui assaltada. E eu tinha absoluta segurança de que era ela, pela voz. Então, eu dialoguei com o camarada por algum tempo, com paciência, e no fim acabou tudo bem", contou.

Alencar afirmou que o interlocutor lhe pediu R$ 50 mil e que travou o seguinte diálogo com o suposto sequestrador: "Eu disse para ele: eu não tenho nada aqui, eu estou no Rio, eu não tenho dinheiro aqui. ‘Não tem joia?’ (perguntou). Eu disse, não tem joia. ‘Mas sua mulher não tem joia?’ Não tem joia, ela não usa joia. ‘Qual é a atividade do senhor?’ Eu disse: eu sou vice-presidente da República. Ele disse assim: ‘O quê?’ Eu sou o vice-presidente da República. ‘Qual é o nome do senhor?’ José Alencar Gomes da Silva. E nisso chegou o meu pessoal, a Marisa e as meninas, elas ligaram para a Maria da Graça, minha filha. Ela estava em casa, tudo bem".

Alencar observou que o interlocutor "ficou na dúvida" quanto estar falando com o vice-presidente. "Papai nos ensinava uma coisa muito importante. Papai ensinava que o desespero não ajuda. Então eu tive calma. Tudo bem, passou". Segundo Alencar, não houve tempo para nenhum pagamento.

O vice-presidente contou o episódio ao chegar ontem na Câmara, onde foi homenageado em sessão solene. No início da sessão, um breve vídeo sobre Alencar, com depoimentos de amigos e de parentes, emocionou o vice-presidente. A cerimônia atraiu o primeiro escalão do governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi representado pelo secretário-geral da Presidência, ministro Luiz Dulci. Também estavam no plenário o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, o ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, e o chefe do gabinete pessoal do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho.

A pré-candidata petista à presidência e ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, chegou à sessão ao lado do deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) e do senador Hélio Costa (PMDB-MG). Os dois são candidatos em seus estados, contrariando o desejo do PT. Na Bahia, Geddel vai disputar com o governador Jaques Wagner. Em Minas, Hélio Costa e o PT disputam a candidatura ao governo do Estado dentro da aliança PT-PMDB.

Frio

Com sensação térmica de -2ºC, 80 pessoas procuram abrigo durante a madrugada

Prefeitura abre o local sempre que as temperaturas ficam abaixo dos 12ºC

24/06/2026 13h15

Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

A madrugada em Campo Grande registrou a menor sensação térmica dessa onda de frio, chegando a -2,5ºC e temperatura mínima de 8,5ºC. 

Mesmo com o frio intenso, a procura de pessoas em situação de vulnerabilidade por abrigo noturno oferecido pela prefeitura foi tímido. Ao todo, 80 pessoas estiveram no Parque Ayrton Senna, local destinado ao acolhimento em noites geladas em Campo Grande. 

O local começou a receber as pessoas às 18h, com um carro do Centro POP saindo às 17h30 para buscar pessoas em situação de rua que precisassem se abrigo. No local, foram preparadas salas com colchões, cobertores, alimentação quente e agasalho. 

Ao longo da madrugada, 12 pessoas procuraram o espaço de forma espontânea. Três animais de estimação também foram acolhidos. 

A operação Inverno Acolhedor, promovida pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (SAS), também conta com ajuda de projetos sociais. 

Durante a noite, voluntários da Fundação Fumagros prepararam 300 marmitas para serem servidas aos acolhidos, enquanto o grupo Anjos da Madrugada distribuiu lanches. 

O ponto de acolhimento continuará aberto até a próxima quinta-feira (25), enquanto a temperatura continuar baixa na Capital. 

Ao longo deste ano, outras 323 pessoas já foram acolhidas no abrigo, sendo 250 na primeira onda de frio do ano (de 9 a 11 de maio) e 73 na segunda onda de frio (18 de maio). 

Frio em MS

De acordo com levantamento do meteorologista Natálio Abrahão, Amambai teve a menor temperatura do Estado, com apenas 1,9°C. Também houve registro de geada em Iguatemi (3,3°C), Sete Quedas (3,9°C), Caarapó (3°C), Laguna Carapã (2,5°C), Mundo Novo (4,2°C) e Ponta Porã (4,8°C), entre outros municípios do extremo sul.

Em Ponta Porã, além do frio intenso, a sensação térmica chegou a -3,2°C devido à combinação entre baixas temperaturas e ventos. Em Naviraí, a sensação foi de -1,2°C.

Na Capital, o frio também foi rigoroso. Campo Grande registrou mínima de 8,5°C, sensação térmica de -2,7°C e acumulado de 21 milímetros de chuva, resultado da passagem da frente fria que antecedeu a entrada da massa de ar polar.

Outras cidades apresentaram temperaturas mais amenas, mas ainda abaixo da média para esta época do ano. Três Lagoas teve mínima de 11,2°C, Miranda registrou 11,3°C, Corumbá marcou 11,2°C e Chapadão do Sul, 9,5°C.

Pelo menos 11 municípios registraram geada durante essa madrugada no Estado. 

Frio continua nos próximos dias

Segundo a previsão atualizada do Inmet, o frio deve persistir ao longo da quinta-feira (25), com temperaturas ainda bastante baixas durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

Em Campo Grande, a previsão indica mínima de 8°C e máxima de 18°C. Em Dourados, os termômetros devem variar entre 4°C e 17°C. Já em Ponta Porã, a temperatura pode oscilar entre 3°C e 15°C, mantendo o risco para formação de geada ao amanhecer.

Para Amambai e Iguatemi, cidades que registraram algumas das menores temperaturas desta onda de frio, as mínimas seguem próximas dos 3°C a 4°C, com possibilidade de novos episódios de geada.

Nas regiões pantaneira, norte e nordeste do Estado, as temperaturas permanecem mais elevadas. Corumbá e Três Lagoas devem registrar mínimas próximas de 11°C, enquanto as máximas podem superar os 20°C durante a tarde.

De acordo com o Cemtec, a tendência é de elevação gradual das temperaturas a partir de sexta-feira (26), quando as máximas voltam a subir em grande parte do Estado. Apesar disso, as manhãs devem continuar frias pelos próximos dias, especialmente nas regiões sul, sudoeste e fronteiriça.

Colaborou Alicia Miyashiro

Cidadania sem Fronteiras

Comunidade em Rio Brilhante recebe Expedição Judiciária

A ação cidadania sem fronteiras contou com atendimentos jurídicos, emissão de documentos, orientações eleitorais, dentre outros serviços

24/06/2026 12h45

A iniciativa teve como foco o respeito às especificidades culturais da comunidade, valorizando sua identidade, sua língua e suas formas próprias de organização

A iniciativa teve como foco o respeito às especificidades culturais da comunidade, valorizando sua identidade, sua língua e suas formas próprias de organização Foto: Reprodução/TJMS

Continue Lendo...

Na tarde da última terça-feira (23), a Casa de Reza da comunidade indígena Kaiowá Tekoha Laranjeira Ñhanderu, em Rio Brilhante, recebeu uma Expedição Judiciária: cidadania sem fronteiras, a fim de levar alguns serviços básicos à população. 

A ação conjunta contou com a participação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, a Advocacia-Geral da União (AGU), além de diversas instituições do sistema de justiça e órgãos públicos. 

Os serviços prestados à comunidade foram atendimentos jurídicos, emissão de documentos, orientações eleitorais, assistência à saúde, serviços sociais e atividades voltadas à promoção da cidadania.

O TJMS esteve presente na expedição realizando diversos atendimentos, em destaque para a Carreta da Justiça, que contou com o juiz Luciano Baladelli, que realizou atendimentos consensuais e pré-processuais relacionados a direito de família, como reconhecimento de paternidade, alimentos, guarda, união estável e divórcio. 

A equipe da Corregedoria-Geral da Justiça também esteve presente, realizando atendimentos técnicos aos cartórios, auxiliando na emissão e regularização de documentos civis.

Além do TJMS, participaram da expedição equipes do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24), Advocacia-Geral da União (AGU), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Exército Brasileiro e diversos órgãos públicos.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).