Cidades

Mato Grosso do Sul

Boliviana que autorizou voo da Chapecoense que terminou em desastre é presa em Corumbá

Com a colisão, 71 pessoas morreram

Continue lendo...

A Polícia Federal em Corumbá confirmou no começo da noite desta quinta-feira (23) que prendeu boliviana envolvida no acidente aéreo que matou jogadores da Chapecoense, em novembro de 2016. 

A mulher estava foragida da Justiça boliviana e foi responsável pela análise e aprovação do plano de voo da aeronave.

O acidente ocorreu à noite e quando estava aproximando-se do Aeroporto Internacional José Maria Cordova, em Rio Negro, a poucos quilômetros da cidade de Medelín, na Colômbia, acabou caindo. 

Últimas notícias

Com a colisão, 71 pessoas morreram. O avião transportava o time da Chapecoense, que disputava a Libertadores da América na época.

"A boliviana era especialista em segurança de voo e, na ocasião, teria deixado, fraudulentamente, de observar os requisitos procedimentais mínimos para a aprovação do plano de voo da aeronave, eis que no programa apresentado, a autonomia de voo não era adequada para a viagem", explicou a Polícia Federal, em nota.

A mulher detida permanecerá reclusa em Corumbá e aguardará os trâmites legais para que seja entregue às autoridades bolivianas.

Assine o Correio do Estado

Copa do Mundo

TJMS fechará mais cedo dia 24, por causa do jogo do Brasil

O Tribunal encerrará as atividades no dia da partida da seleção contra a Escócia às 16h30

11/06/2026 11h00

TJMS encerrará as atividades mais cedo no dia 24/06, em decorrência do jogo do Brasil

TJMS encerrará as atividades mais cedo no dia 24/06, em decorrência do jogo do Brasil Divulgação

Continue Lendo...

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) anunciou por meio do Diário da Justiça Eletrônico, que excepcionalmente no dia 24 de junho, irá encerrar suas atividades às 16h30, em decorrência do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, a partida começa às 18h. 

O Desembargador Dorival Renato Pavan, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de MS, protocolou o ofício de fechamento mais cedo que o convencional, visto que, a partida do Brasil na Copa do Mundo é considerada de interesse público e é um evento de relevante repercussão nacional. 

Além do Tribunal, outros órgãos do judiciário devem seguir a medida, como a Defensoria Pública.

A tendência é de que diversas instituições governamentais sigam o padrão de fechar antes em dias de jogos do Brasil. 

Calendário 

Além dos jogos da fase grupos, têm o mata-mata, a fase mais decisiva da competição e com isso o torcedor fica na expectativa para saber quando o Brasil jogará novamente. 

O Correio do Estado, montou um breve calendário com os possíveis jogos da seleção nas próximas fases, para isso foi levado em consideração dois cenários, a classificação em primeiro do grupo e em segundo. 

Caso a Seleção se classifique em primeiro do grupo jogará nas seguintes datas: 

  • Pré-Oitavas: Segunda-feira 29/07 às 13h; 
  • Oitavas de Finais: Domingo 05/07 às 13h; 
  • Quartas de Finais: Sábado 11/07 às 17h; 
  • Semifinal: Quarta-feira 15/07 às 15h. 

Já em um outro cenário em que o Brasil passe em segundo de seu grupo, o calendário ficaria dessa forma: 

  • Pré-Oitavas: Segunda-feira 29/07 às 21h;
  • Oitavas de Finais: Sábado 04/07 às 17h;
  • Quartas de Finais: Quinta-feira 09/07 às 16h;
  • Semifinal: Terça-feira 14/07 às 15h. 

Deste modo, caso passe em primeiro o Brasil jogará apenas duas partidas em dias úteis e em horário comercial, caso se classifique em segundo lugar, fará três jogos em dias de semanas, porém apenas dois em horário comercial. 
 

EDUCAÇÃO

MS chega ao 8º curso de medicina após MEC confirmar faculdade em Coxim

Com a afirmação do ministro da Educação, Leonardo Barchini, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul terá seu terceiro curso de medicina

11/06/2026 10h45

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Durante visita ao campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, nesta quarta-feira (10), o ministro da Educação, Leonardo Barchini, confirmou que a proposta de implantação do curso de Medicina no campus de Coxim está em estágio avançado.

"O curso de Medicina em Coxim já está em andamento nas comissões do MEC. Esperamos que até o final do ano a gente consiga já aprovar os cursos em todas as instâncias. Mas, uma coisa é certa: nós vamos ter Medicina em Coxim, sim", declarou o ministro.

Com mais esta instalação, Mato Grosso do Sul terá, ao todo, oito opções para cursar medicina no Estado, são elas:

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Campo Grande e Três Lagoas; 
  • Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); 
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande;
  • Universidade Uniderp/Anhanguera de Campo Grande
  • Faculdade Unicesumar, em Corumbá
  • Faculdade de Medicina de Dourados (FMD/UNIFRON).

O Estado possui faculdades bem conceituadas, de acordo com a primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), divulgada no dia 19 de janeiro pelo Ministério da Educação (MEC). A UFMS do campus de Três Lagoas, alcançou nota máxima (conceito 5). O curso obteve 100% de aproveitamento, empatando no topo do ranking nacional com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo.

Ao todo, o Enamed avaliou 351 cursos de Medicina em todo o País. Desses, 163 obtiveram conceitos 4 ou 5, considerados de excelência acadêmica. Apenas 49 cursos atingiram a nota máxima, entre eles a UFMS de Três Lagoas, que figura entre os melhores desempenhos do Brasil.

Além disso, dos cursos com avaliação positiva, 114 receberam conceito 4, entre eles está o da UEMS e da UFMS, ambos de Campo Grande.

Investimentos

Durante a agenda na UFMS em Campo Grande, o ministro Leonardo Barchini participou da inauguração do Centro de Convivência e Empreendedorismo Estudantil, espaço voltado ao desenvolvimento social e comunitário, construído em uma área total de 12,6 mil m². 

A edificação tem aproximadamente 2,1 mil m², com dois pavimentos em arquitetura modular, compostos por cozinha experimental, espaço para escritórios, salas de coworking, refeitório, livraria, lojas e ambientes para eventos com palco, camarim e bilheteria.

A comitiva também esteve no tradicional Autocine, que está sendo reaberto após permanecer fechado por 37 anos. O espaço agora integra o Centro de Convivência e Empreendedorismo Estudantil. Ao todo, nesse complexo, foram investidos cerca de R$ 6,8 milhões.

O ministro também participou de uma cerimônia no anfiteatro da Universidade, onde foram anunciados novos investimentos para a instituição que somam R$ 35 milhões. Foram assinados:

  • ordens de serviço para a construção de estruturas acadêmicas para estudantes indígenas do campus de Aquidauana;
  •  ampliação do projeto Aldeias Conectadas;
  • construção e estruturas para atender os acadêmicos do campus de Corumbá;
  • execução da infraestrutura elétrica do Bloco 4 do campus de Paranaíba;
  • obras de ampliação do Edifício Multiuso da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) - Bloco 24

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).