Cidades

Exportação

Cachaça será reconhecida produto tipicamente brasileiro por Obama

Cachaça será reconhecida produto tipicamente brasileiro por Obama

agência brasil

09/04/2012 - 10h50
Continue lendo...

As relações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos vão parar muitas vezes na Organização Mundial do Comércio (OMC) por divergências na imposição de barreiras tributárias e elevados impostos. Mas, na reunião hoje (9) entre os presidentes Dilma Rousseff e o norte-americano Barack Obama as tensões ficarão de lado devido ao reconhecimento da cachaça como produto tipicamente brasileiro, facilitando sua exportação para os Estados Unidos.

Obtida pela destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado, a cachaça é tradicionalmente usada na elaboração da caipirinha, que virou marca do Brasil no exterior. No país, são produzidos por ano cerca de 1,5 bilhão de litros de cachaça – a maioria em destilarias e uma parte de fabricação artesanal, em pequenos alambiques. São mais de 30 mil produtores e 5 mil marcas.

Paralelamente, Obama e Dilma negociarão acordos sobre aviação e comunicações. Também foi solucionada a pendência sobre o suco de laranja, pois os norte-americanos vetaram a entrada do produto brasileiro no país. No entanto, após a interferência da OMC, os Estados Unidos aceitaram rever suas leis.

PORTO GERAL (CORUMBÁ)

Homem de 23 anos é ferroado por arraia no Pantanal

Ele teve ferimentos no pé esquerdo e alegou dores intensas, vermelhidão e inchaço

28/04/2025 12h02

Arraia do Bioparque Pantanal - IMAGEM ILUSTRATIVA

Arraia do Bioparque Pantanal - IMAGEM ILUSTRATIVA

Continue Lendo...

Homem, de 23 anos, foi ferroado por uma arraia no Rio Paraguai, na prainha do Porto Geral, em Corumbá, município localizado a 416 quilômetros de Campo Grande.

Conforme apurado pela reportagem, o rapaz nadava no rio, quando pisou no animal e foi ferroado. Ele teve ferimentos no pé esquerdo e alegou dores intensas, vermelhidão e inchaço.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) foi acionado e encaminhou a vítima até o pronto socorro de Corumbá.

As arraias, também conhecidas como raias ou peixes batóides, são peixes cartilaginosos marinhos "parentes" dos tubarões. Mas, também existem arraias de rios de água doce, mais especificamente da família Potamotrygonidae.

As arraias são conhecidas por seus corpos achatados e barbatanas peitorais que se assemelham a asas. Se defendem pela cauda, que é cheia de espinhos. Ferroada de arraia é uma lesão causada pelo ferrão venenoso de sua cauda.

A dor é intensa e pode causar sintomas como inchaço, vermelhidão, náuseas, vômitos, sangramentos, desmaio, dificuldade respiratória e cãibra.

O tratamento envolve limpeza da ferida com soro fisiológico, aplicação de água quente, antibióticos e vacinas antitetânica para prevenir infecções

Além disso, é necessário retirar os espinhos e conter o sangramento. "Poderá ser necessária uma intervenção cirúrgica para fechar a ferida, a depender da gravidade, mas geralmente são necessários alguns meses até a lesão se fechar por completo", acrescentou o CBMMS.

Para evitar picadas de arraias, não pise nelas. Uma forma eficaz é entrar na água arrastando os pés, o que sinaliza sua presença e permite que a arraia se afaste. Esta técnica, chamada de "arrasto de arraia", permite que a arraia se desloque sem ser pisada. 

 

 

TURISMO

Balneário de Bonito é interditado devido ao grande volume de chuvas

Nível do Rio Formoso subiu significativamente e local está fechado ao público desde a última sexta-feira (25)

28/04/2025 11h30

Balneário Municipal de Bonito foi interditado após chuvas elevarem nível do Rio Formoso

Balneário Municipal de Bonito foi interditado após chuvas elevarem nível do Rio Formoso Foto: Viagens e Destinos

Continue Lendo...

O Balneário Municipal de Bonito está interditado há quatro dias, sem previsão de reabertura, devido ao grande volume de chuvas que caiu na cidade e que elevou o nível do Rio Formoso significativamente.

A medida foi tomada pela prefeitura do município, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, para garantir a segurança de turistas e banhistas em geral.

O primeiro comunicado nas redes sociais do Executivo Municipal, informando sobre a interdição, foi publicado na sexta-feira (5). Deste então, diariamente o alerta foi renovado com o mesmo aviso, sendo o último divulgado na manhã desta segunda-feira (28).

Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em abril, choveu 182 mm na cidade.

Nos últimos dias, o acumulado foi de:

  • 17,2 mm na quinta-feira
  • 42 mm na sexta-feira
  • 0 mm no sábado
  • 4 mm no domingo

Nesta segunda-feira, até às 11h já choveu 18,2 mm em Bonito e a previsão é de as chuvas continuem pelo menos até a quarta-feira (30).

As chuvas intensas que atingiram a região de Bonito, Jardim e Guia Lopes da Laguna também provocaram estragos, transbordamento de rios e alagamento de casas nos últimos dias.

Além dos prejuízos e estragos, também foi observado o fenômeno curioso no Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado em Jardim.

Conforme reportagem do Correio do Estado, o Rio da Prata transbordou, nível da água subiu cerca de três metros e cobriu uma passarela de madeira, que ficou totalmente submersa pela água cristalina.

A situação aconteceu no fim de semana passado e o nível do rio baixou e os passeios de flutuação e mergulho já voltaram ao normal. 

Balneário Municipal

O Balneário Municipal de Bonito está localizado às margens do Rio Formoso, de águas cristalinas em tons de azul esverdeado.

Administrado pela Prefeitura Municipal de Bonito, é o mais antigo balneário e a entrada é gratuita para os moradores locais, com comprovação de residência.

Embora seja administrado pela Prefeitura, a entrada só é permitida mediante um voucher único emitido pelas agências de turismo locais. 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).