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Campo Grande e duas cidades têm risco extremo para a Covid

Governo orienta lockdown, mas secretário diz que municípios têm autonomia para decidir

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Três municípios de Mato Grosso do Sul estão em grau de risco extremo devido à Covid-19: Campo Grande, Aquidauana e Miranda.  

Segundo relatório situacional do Programa de Saúde e Segurana da Economia (Prosseguir), com grau de risco dos 79 municípios do Estado, foi divulgado nesta sexta-feira (31).

Campo Grande se manteve com risco extremo, enquanto Aquidauana, que na última análise estava em grau alto, e Miranda, que constava como médio, tiveram piora na situação e passaram para a faixa de maior risco.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a situação já é grave na Capital, mas é mais preocupante no interior.

“É mais grave porque pega a comunidade mais vulnerável, que é a comunidade indígena”, disse.

O Prosseguir classifica os municípios em faixas de cores de acordo com o grau de risco, que varia de baixo a extremo, e apresenta recomendações de medidas a serem tomadas no combate a disseminação e aos impactos do coronavírus.

Para as cidades do grau extremo, de cor preta, a recomendação é restrição mais rígida, com o chamado lockdown.

Secretário de Governo, Eduardo Riedel, afirmou que o mapa dá um indicativo muito claro das ações que devem ser tomadas e que governo apenas apresenta recomendações em cima do que a área técnica diz, mas a autonomia de decisões é dos municípios.  

“O risco de colapso do sistema de saúde é real, com mais de 90% dos leitos ocupados. Nós temos que diminuir a pressão sobre o sistema de saúde, e só tem uma maneira de isso acontecer, que é aumentar o distanciamento social, o isolamento, evitar aglomerações, gostemos ou não, mas é até hoje o que foi identificado, não aqui no Mato Grosso do Sul, mas no mundo inteiro, como uma saída e uma solução para se evitar um número maior de perdas”, disse.

Campo Grande já estava em bandeira preta no primeiro relatório, quando foi recomendado lockdown. No entanto, prefeito decretou fechamento de atividades não essenciais apenas no fim de semana e flexibilizou a medida a partir de amanhã, com reabertura do comércio em geral.

Riedel afirma que o Estado está trabalhando conjuntamente com os três muicípios em maior grau de risco, para viabilizar o que for possível, principalmente em relação a estrutura de saúde e orientações, mas voltou a afirmar que a autonomia na tomada de decisões é dos prefeitos.  

“Nós podemos discutir, convergir, divergir e é natural que isso aconteça, mas nós sempre respeitamos dois fatores primordiais em todo esse processo. Primeiro, ouvir a ciência e deliberar com programas e sugestões em cima do que a área técnica nos diz, o que a voz da ciência nos diz. E segundo, respeitar a autonomia do municípios. Temos que ter esse posicionamento para não virar uma grande discussão politica, uma discussão de quem tem ou não razão”, disse.

Classificação

Com relação ao primeiro mapa situacional, 38 municípios mantiveram o grau de risco, 37 melhoraram e quatro pioraram. 

Para gerar a classificação, o programa avalia indicadores municipais relacionados à disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde, redução de novos casos, fronteira ou divisa com estado que tenha aumento de casos e necessidade de expansão de leitos.

Confira a classificação:

Grau tolerável 

  • Glória de Dourados
  • Inocência

Grau médio - 40 municípios

  • Água Clara
  • Anaurilândia
  • Antônio João
  • Aparecida do Taboado
  • Bataguassu
  • Batayporã
  • Bonito
  • Brasilândia
  • Caarapó
  • Caracol
  • Cassilândia
  • Coronel Sapucaia
  • Deodápolis
  • Douradina
  • Dourados
  • Fátima do Sul
  • Figueirão
  • Guia Lopes da Laguna
  • Itaporã
  • Ivinhema
  • Jateí
  • Laguna Carapã
  • Mundo Novo
  • Nova Andradina
  • Novo Horizonte do Sul
  • Paraíso das Águas
  • Paranaíba
  • Paranhos
  • Pedro Gomes
  • Ribas do Rio Pardo
  • Rio Brilhante
  • Rochedo
  • Santa Rita do Pardo
  • Selvíria
  • Tacuru
  • Taquarussu
  • Três Lagoas
  • Vicentina

Grau alto 

  • Alcinópolis
  • Amambai
  • Anastácio
  • Angélica
  • Aral Moreira
  • Bandeirantes
  • Bela Vista
  • Bodoquena
  • Camapuã
  • Chapadão do Sul
  • Corguinho
  • Corumbá
  • Costa Rica
  • Coxim
  • Dois Irmãos do Buriti
  • Eldorado
  • Iguatemi
  • Itaquiraí
  • Japorã
  • Jardim
  • Juti
  • Ladário
  • Maracaju
  • Naviraí
  • Nioaque
  • Nova Alvorada do Sul
  • Ponta Porã
  • Porto Murtinho
  • Rio Negro
  • Rio Verde de Mato Grosso
  • São Gabriel do Oeste
  • Sete Quedas
  • Sidrolândia
  • Sonora
  • Terenos

Grau extremo

  • Aquidauna
  • Campo Grande
  • Miranda

Itaquiraí

Mãe e filha morrem em acidente triplo na BR-487

Colisão ocorreu em trecho conhecido como estrada boiadeira, próximo ao município de Itaquiraí

13/12/2025 16h30

Foto: Portal Conesul

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Gabrieli de Freitas Vieira e sua filha Julia Pereira de Freitas, de apenas 3 anos morreram na manhã deste sábado após um acidente triplo na manhã deste sábado (13), na BR-487, próximo a região do Assentamento Santo Antônio, situado em Itaquiraí, distante 405 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a imprensa local, ambas estavam em um Jeep Compass com uma familiar de 40 anos, e seguiam de Maringá (PR) com destino a Dourados, cidade em que possuíam comércio. A família seguia na rodovia sentido BR-163 quando tentou uma ultrapassagem forçada e atingiu a traseira de um veículo Polo, que seguia na mesma direção.

Com o impacto da colisão, testemunhas afirmam que o veículo teria capotado e batido na traseira de uma carreta que seguia na pista contrária, impacto suficiente para arremeçar o carro da família para fora da pista, ao lado de uma borracharia. 

De acordo com a imprensa local, o acidente aconteceu por volta das 9h30. Gabrieli e a filha morreram no local. Socorrida, a outra pessoa da família foi levada ao hospital de Itaquiraí, consciente e orientada, apesar de cortes na cabeça.

Os demais motoristas envolvidos não sofreram ferimentos graves e testaram negativo para consumo de álcool.. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e da Perícia estiveram no local. As causas do acidente serão investigadas na Delegacia de Itaquiraí.

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Cidades

TCE suspende licitação para reforma de ponte sobre o rio Paraguai

Inconsistências e riscos de gastos excessivos na licitação levaram o Tribunal de Contas do Estado a suspender o certame

13/12/2025 13h30

Imagem divulgação

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Menos de um mês depois de assumir como conselheiro do Tribunal de Contas, o ex-integrante do governo do Estado, Sérgio de Paula, suspendeu a licitação de R$ 11,7 milhões para obras na ponte da BR-262, sobre o Rio Paraguai.

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (12), em edição extra do Diário Oficial do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

No dia 26 de novembro, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul) lançou a licitação prevendo investimento de até R$ 11.728.608,10 para a execução de obras de recuperação estrutural.

Os envelopes com as propostas feitas pelas empreiteiras seriam abertos na segunda-feira (15). No entanto, foi determinada a suspensão do certame após a equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) identificar “inconsistências e lacunas” em informações como:

  • Caderno de desenhos;
  • Relatório de critérios e especificações técnicas;
  • Verificação estrutural;
  • Projeto de recuperação estrutural;
  • Projeto de sinalização temporária;
  • Plano de execução.

A justificativa para suspender o processo licitatório da reforma da ponte foram inconsistências no Projeto Básico, que podem gerar gastos acima do necessário. Para isso, foi apontada a necessidade de atualização dos dados técnicos.

“Tais inconsistências podem acarretar riscos de sobrepreço, aditivos contratuais futuros e execução inadequada da obra, comprometendo a economicidade e a eficiência, em desacordo com a Lei nº 14.133/2021. Embora o projeto tenha avançado em sua conformidade com a nova Lei de Licitações, as lacunas técnicas e a necessidade de atualização são significativas. Para uma decisão embasada e para mitigar risos futuros, é crucial que as informações complementares e as atualizações necessárias sejam providenciadas e analisadas”, consta no ato.

Diante dos indícios de irregularidades no Estudo Técnico Preliminar (ETP) e no Projeto Básico, o relator, conselheiro Sérgio de Paula, determinou a aplicação de medida cautelar para suspender o processo licitatório até a regularização dos pontos apontados.

Previsão

Com previsão de início das obras somente no segundo trimestre de 2026, o valor estimado, como adiantou o Correio do Estado, indica que a reforma da ponte pode custar o dobro do apontado pelo ex-secretário de Obras, Hélio Peluffo.

Em 2023, ele previu gastos em torno de R$ 6 milhões na recuperação da estrutura da ponte, que tem sofrido diversas intervenções e situações que resultaram em tráfego em meia pista.

Essa situação ocorreu em 2023, quando a interdição durou mais de um ano, até que os reparos emergenciais fossem concluídos na pista de rolamento.

Além disso, há situação emergencial nos “amortecedores” instalados entre as pilastras e a parte superior da ponte (pista), que apresentam desgaste por falta de manutenção. Essa obra deverá ser bancada, agora, com recursos públicos.

Pedagiada "até ontem"
 

Investimento público em uma ponte seria algo normal não fosse a cobrança de pedágio, feita até setembro de 2022. Pequena fatia da receita era repassada ao Estado e a única obrigação da empresa era fazer a manutenção da estrutura, que tem dois quilômetros e foi inaugurada em 2001.

Porém, em 15 de maio de 2023 a empresa Porto Morrinho encerrou o contrato e devolveu a ponte Poeta Manoel de Barros sem condições plenas de uso, embora tivesse faturamento milionário.

Em 2022,  com tarifa de R$ 14,10 para carro de passeio ou eixo de veículo de carga, a cobrança rendeu R$ 2,6 milhões por mês, ou R$ 21 milhões nos oito primeiros meses daquele ano.

No ano anterior, o faturamento médio mensal ficou em R$ 2,3 milhões. Conforme os dados oficiais, 622 mil veículos pagaram pedágio naquele ano. Grande parte deste fluxo é de caminhões transportando minério. A maior parte destes veículos têm nove eixos e por isso deixavam R$ 126,9 na ida e o mesmo valor na volta.

Esse contrato durou longos 14 anos, com início em dezembro de 2008, e rendeu em torno de R$ 430 milhões, levando em consideração o faturamento do último ano de concessão. 

Em março de 2017, a Porto Morrinho conseguiu um abatimento de 61% no valor da outorga. Na assinatura, em 22 de dezembro de 2008, o acordo previa repasse de 35%  do faturamento bruto obtido com a arrecadação tarifária estabelecida em sua proposta comercial. A partir de março de 2017, porém, este valor caiu para 13,7%. 

Se tivesse de repassar 35% dos R$ 2,6 milhões arrecadados por mês em 2022, a Porto Morrinho teria de pagar R$ 910 mil por mês ao Estado. Com a repactuação do contrato, porém, este valor caiu para a casa dos R$ 355 mil. Em ambos os casos os valores teriam alguma variação porque ainda seria necessário descontar impostos.

Ou seja, a repactuação garantiu R$ 555 mil mensais a mais aos cobres da concessionária, que mesmo assim não cumpriu com sua única obrigação, que era manter a ponte em condições de uso. 

E, mesmo depois de parar de cobrar pedágio, ela continuou cuidando da ponte, entre setembro de 2022 até maio de 2023.  Neste período, recebeu indenização milionária, de pouco mais de R$ 6 milhões. 

O pedágio acabou por causa do fim do acordo do governo estadual, que construiu a ponte, com o DNIT, já que a rodovia é federal. Porém, o governo federal só aceita receber a ponte depois que estiver em boas condições de uso. 

** Colaborou Neri Kaspary

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