A partir da próxima segunda-feira (8) será lançado em Campo Grande o primeiro ponto intinerante de coleta de resíduos recicláveis e de construção civil.
De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, o Ecoponto Itinerante será inaugurado nas instalações da Associação de Moradores do Jardim das Perdizes. O objetivo desta ação é atender áreas de dificil acesso, que são mais distantes dos centros fixos de descarte por meio de uma iniciativa móvel de coleta de resíduos recicláveis; resíduos da construção civil; resíduos eletrônicos; móveis inutilizáveis; e, galhos e podas.
O local de descarte sustentável ficará disponível para os moradores do Jardim das Perdizes, que fica na região do bairro Universitário, na rua Lurdes Coelho Costa, nº35, de segunda-feira até o sábado (13), com o seguinte horário de funcionamento do dia 8 ao dia 12: das 8h às 18h e no dia 13: das 8h às 12h.
É importante ressaltar que o limite de resíduos a serem recebidos no local será de 1m³ por dia e por CPF, com exceção dos materiais recicláveis, para os quais não haverá limite específico.
Conforme informado pela Prefeitura, os materiais permitidos para descarte no local são: Eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, entulhos de construção, galhos e podas, recicláveis, óleo de cozinha e latas de tintas vazias.
Oque não será permitido de levar são: Pilhas, baterias, lâmpadas, pneus, telhas de amianto e latas com resto de tinta.
Pensando no combate a dengue na cidade, a Secretária Municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, informa que o Ecoponto Intinerante pode contribuir nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
“A implantação de um Ecoponto Itinerante será um auxílio gigantesco às ações que a prefeitura tem realizado no combate ao Aedes aegypti, já que nossos agentes de combate de endemias têm identificado que a maior parte dos criadouros estão dentro das residências. Assim, os moradores da região fazem a limpeza de seus materiais inservíveis, que poderiam ficar armazenados de forma inadequada acumulando água e descartam em um local adequado, garantindo a redução dos números de focos do mosquito”, comenta.
A cricação do Ecoponto intinerante está sendo feita pela Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com o apoio da Concessionária SOLURB Soluções Ambientais.
Para o gerente operacional da Solurb, Bruno Velloso Vilela, a iniciativa é importante para o poder publico oferecer os meios adequados de descarte de resíduos para a população.
“Esta iniciativa demonstra o compromisso da Solurb e da Prefeitura Municipal de Campo Grande com a preservação do meio ambiente e com a promoção de práticas sustentáveis dentro da comunidade. Acreditamos que, ao educar e fornecer os recursos necessários para o descarte adequado de resíduos, podemos contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida e para a preservação do nosso ambiente local”, pontuou.
ECOPONTOS PELA CIDADE
Atualmente em Campo Grande existem cinco pontos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Ecoponto), estes locais são administrados pela Solurb, que recebem entrega voluntária e gratuita de resíduos recicláveis (metal, plástico, vidro, papel e papelão), resíduos gerados em construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, além de volumosos (mobílias, sucatas e madeiras) e resíduos provenientes de poda de árvores/galhadas. O limite de descarte é de um metro cúbico por usuário do sistema.
A população pode procurar uma das unidades, localizadas nos seguintes pontos da cidade:
- Ecoponto Panamá – Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Bairro Panamá;
- Ecoponto Noroeste – Rua Piraputanga esquina com Guarulhos, no Bairro Noroeste;
- Ecoponto Nova Lima – Rua Pacajús n. 194, no Bairro Nova Lima;
- Ecoponto União – Avenida Roseira, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no Bairro União;
- Ecoponto Moreninha – Rua Copaíba, entre as ruas Antônio Davi Macedo e Amado Nogueira Moraes, no Bairro Moreninha.

