Olhos de crianças e adultos voltados para o céu acompanharam na manhã de hoje (05)REF a apresentação da Equipe de Salto Livre da Brigada de Paraquedistas do Exército, no gramado principal da sede do Comando Militar do Oeste (CMO), em comemoração ao seu 191º aniversário. Sob os acordes da Banda Musical da instituição, tropas das unidades da 9ª Região Militar e do CMO desfilaram em frente ao palanque das autoridades. A instituição militar regional remonta a 1821, quando se denominava Governo das Armas da Província de Mato Grosso.
No palanque, comandantes de unidades do Exército Marinha e Aeronáutica recepcionaram autoridades civis, militares e eclesiásticas. O comandante do CMO, general João Francisco Ferreira entregou o Diploma de Amigo dessa instituição para algumas autoridades e jornalistas - entre os quais, Montezuma Cruz, do Correio do Estado - com reconhecida colaboração nas atividades do CMO ou que contribuem para o fortalecimento dos laços de amizade e integração entre o Exército Brasileiro e a sociedade, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Após a solenidade, o CMO ofereceu coquetel e almoço no Recanto Marupiara.
Entre outros dados históricos, durante a cerimônia autoridades, convidados e demais participantes ouviram o Cerimonial do CMO anunciar que a primeira tropa militar a entrar na Região Oeste Brasileira fora conduzida pelo capitão-general Rolim de Moura Tavares, em 1748. A Companhia de Dragões, daquele período, assumira a guarnição das novas fronteiras. O nome do capitão-general foi dado a um município da Zona da Mata do Estado de Rondônia, desde a época do exinto Território Federal.
Posteriormente a 1748, o capitão-general Mello e Cáceres iniciava a defesa das fronteiras contra incursões externas, criando os Fortes de Coimbra – atualmente com 236 anos –, Corumbá e Cáceres e, depois, o Forte Príncipe da Beira, nas terras que mais tarde abrigaram o município de Costa Marques, em Rondônia. São postos defensivos que favoreceram a ocupação e a manutenção de limites territoriais brasileiros. Um dos fatos históricos mais importantes descritos pelo Correio do Estado em 1976 foi o bicentenário do Forte Coimbra, cuja cobertura coube aos jornalistas Montezuma Cruz e Hordonês Echeverría.
Já em 1871 ouve a criação do 7º Distrito Militar, que, 1908 evoluiu para 13ª Região de Inspeção Permanente. Em 1915 evoluiu para 1ª Circunscrição Militar e para 9ª Região Militar, em 1934. Nessa evolução, a 9ª Região Militar teve sedes em Corumbá, Cuiabá, Aquidauana e, finalmente, em Campo Grande.
Em passado recente, a 9ª Região Militar passou por outras transformações. Em 1980 passou a ser 9ª RM/Divisão do Exército (DE), em 1985, com a criação do CMO, foi aglutinada e transformada em CMO/9ªRM/DE.




