Cidades

Previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para hoje (12) em Campo Grande e demais regiões de Mato Grosso do Sul

Frente fria se aproxima do sul do estado

Continue lendo...

Nesta quinta-feira (12), previsão indica tempo firme com sol, porém com aumento de nebulosidade, principalmente na metade sul e oeste do estado. Essa situação ocorre devido a aproximação de uma frente fria, aliado a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai.

Destaca-se que as temperaturas ficarão altas e acima da média. Aliado às altas temperaturas, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 5% e 20%.

Recomenda-se estado de alerta para a população devido às condições meteorológicas previstas e mantém-se alto risco para ocorrência de incêndios florestais no estado.

Além disso, o céu deverá permanecer acinzentado essa semana devido ao elevado número de incêndios florestais sobre a região Amazônica (tanto no Brasil quanto na Bolívia) e em outros biomas brasileiros, além de incêndios florestais em outros estados e países vizinhos.

Essa situação meteorológica ocorre devido a uma intensa massa de ar quente e seca, que atua como um bloqueio atmosférico, favorecendo uma onda de calor na região central do país.

Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40 km/h e 60 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Confira abaixo a previsão do tempo para cada região do estado: 

  • Para Campo Grande, estão previstas temperatura mínima de 24°C e máxima de 37°C. 
  • A região do Pantanal deve registrar temperaturas entre 24°C e 40°C. 
  • Em Porto Murtinho é esperada a mínima de 24°C e a máxima de 35°C. 
  • O Norte do estado deve registrar temperatura mínima de 22°C e máxima de 39°C.
  • As cidades da região do Bolsão, no leste do estado, terão temperaturas entre 20°C e 38°C. 
  • Anaurilândia terá mínima de 22°C e máxima de 38°C. 
  • A região da Grande Dourados deve registrar mínima de 21°C e máxima de 39°C. 
  • Estão previstas para Ponta Porã temperaturas entre 24°C e 34°C. 
  • Já a região de Iguatemi terá temperatura mínima de 22°C e máxima de 38°C. 

Assine o Correio do Estado

Ponta Porã

Casal de paraguaios é preso por falsidade ideológica na fronteira

Conforme informações da Polícia Federal, os dois paraguaios, por orientação de uma advogada brasileira, forneceram endereços falsos para a confecção da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM)

17/09/2024 15h40

Agentes da Polícia Federal nas ruas de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero

Agentes da Polícia Federal nas ruas de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero Divulgação/ Polícia Federal

Continue Lendo...

Um casal de paraguaios foi preso pela Polícia Federal de Ponta Porã por praticar o crime de falsidade ideológica, após declarar informações inverídicas sobre sua localização em uma unidade de migração da Polícia Federal, durante o processo de confecção da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM)

Conforme informações da Polícia Federal, o casal apresentou declaração de residência assinadas por uma advogada brasileira, deixando que eles morassem em Ponta Porã. Após investigações feitas por policiais federais, obteve-se que, no endereço informado, funcionou o escritório de advocacia do declarante, e que a própria advogada já havia informado que outros sete cidadãos paraguaios residiam no mesmo local para a confecção da Carteira de Registro Nacional

Durante o flagrante, o casal de paraguaios admitiu que morava em Pedro Juan Caballero e que apenas seguiam as orientações da advogada. Os indivíduos foram presos em flagrante por crime de falsidade de identidade. 

Outra operações na fronteira 

A região de fronteira com o Paraguai ocorreu nesta terça-feira (17) outras operações, o cumprimento de ordens judiciais após investigadores apontarem Tiago Godoy, de 26 anos, como membro importante do PCC (Primeiro Comando da Capital) na fronteira. 

Segundo as investigações, o grupo criminoso atuava em cinco núcleos autônomos e teriam movimentado ao longo de dois anos mais de R$ 82 milhões de origem ilícita, em grande parte, provenientes de câmbio ilegal e tráfico de drogas.

Além de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, as operações aconteceram nas cidades de Curitiba/PR, São José dos Pinhais/PR, São Paulo/SP, São Caetano do Sul/SP, Natal/RN, Ponta Porã/MS, Chuí/RS, Bagé/RS e Aceguá/RS.
 

Assine o Correio do Estado. 

 

 


 

APARECIDA DO TABOADO

Casal morre vítima de descuido e negligência de lenhador

Dono de sítio cortava árvores de eucaliptos, uma caiu sobre a rede de energia, a fiação caiu e energizou uma cerca de arame. Ele deixou o local sem alertar os vizinhos

17/09/2024 15h10

Continue Lendo...

Uma mulher de 42 anos e um homem de 36 morreram eletrocutados nesta segunda-feira (16) em um sítio na área rural de Aparecida do Taboado, região leste do Estado, na divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo e Minas Gerais. Até a manhã desta terça-feira a identidade das vítimas não havia sido revelada, mas os dois estavam ajudando a combater um incêndio em uma pastagem. 

Conforme o boletim de ocorrência registrado na delegacia, as mortes aconteceram depois da queda de uma árvore de eucaliptos sobre a fiação da rede de energia elétrica, que rompeu dois fios e energizou uma cerca de arame. O proprietário do sítio havia vendido a plantação e estava fazendo o corte, quando os galhos de uma delas atingiu a fiação. 

E, em vez de acionar a Energisa e alertar moradores próximos sobre o risco de alguém sofrer uma descarga elétrica, abandonou o local, segundo relato de bombeiros feitos à polícia. Os bombeiros foram ao local para combater um incêndio na pastagem e nem mesmo tinham conhecimento sobre a morte do casal ou a queda da fiação.

Depois que conseguiram controlar o fogo, com ajuda de voluntários, descobriram que o fogo havia sido provocado justamente pelas faíscas procedentes da fiação que havia sido rompida pelos galhos da árvore de eucaliptos. 

Ainda de acordo com o relato dos bombeiros à polícia, o casal morreu ao encostar em uma cerca de arame. O homem teria tentado cruzar a cerca e sofreu a descarga. A mulher tentou ajudar e também acabou sofrendo a descarga elétrica. O casal teria ido ao local para ajudar a combater o incêndio. 

Conforme o relato de um dos bombeiros à polícia, “a mulher estava com um corte enorme no pescoço e se encontrava sobre o rapaz que estava parcialmente carbonizado”. 

Ao perceber o perigo, o bombeiro emitiu um alerta a todos que estavam nas imediações e acionou técnicos da Energisa, que finalmente desativaram a fiação. O galho que havia atingido a rede de energia estava inclusive bloqueando a entrada do sítio. 

Questionado pelos bombeiros, o responsável pelo corte das árvores, que estava recebendo R$ 85 por metro cúbico de eucaliptos, alegou que não havia reparado que fora ele o responsável pelo incêndio na vegetação, embora tivesse percebido o surgimento do fogo antes de deixar o local. 

E, mesmo alertado para que preservasse o local até que a perícia fizesse os levantamentos, o proprietário do imóvel, identificado apenas como Roberval Claudino, utilizou um trator para arrastar o galho e desobstruir o acesso. 

NOTA DA ENERGISA

 Em tese, a fiação de energia deveria desligar automaticamente, mas nem sempre isso ocorre. Por isso, concessionária de energia emitiu uma nota de alerta. 

 “a Energisa se coloca à disposição das autoridades para contribuir na apuração das causas do acidente. A concessionária reforça a importância de um profissional habilitado para a atuação do serviço de poda de árvores com o uso indispensável dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). E reforça que, em casos onde haja proximidade ou contato com a rede elétrica, não faça a poda da árvore, entre em contato com a Energisa.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).