Morangos para o cérebro, músculos e ossos: ricos em antioxidantes, que ajudam a proteger contra os danos dos radicais livres, também possuem as antocianinas, que são particularmente úteis para a função cerebral e o trabalho dos músculos.
Chocolate amargo: rico em flavonoides, que diminuem o processo inflamatório, ajuda a inibir a formação de coágulos sanguíneos. Reduzir a inflamação, inclusive, é um dos maiores segredos da longevidade. Uma pesquisa recente mostra que a inflamação molecular é uma das responsáveis pelo envelhecimento e morte das células.
Beterrabas e o poder da betaína: a beterraba é rica em betaína. O composto é associado a níveis mais baixos de inflamação, de acordo com uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition.
Brócolis contra o câncer: o brócolis e outros vegetais crucíferos são ricos em sulforafano e outros antioxidantes que ajudam a proteger as células saudáveis dos danos causados pelos radicais livres.
Cereais integrais para a saúde cardiovascular: grãos integrais oferecem uma grande variedade de antioxidantes e vitaminas. Junto com as fibras, conhecidas por ajudar a proteger contra o colesterol elevado e regular os níveis de açúcar no sangue, podem prevenir o desenvolvimento do diabetes. A aveia, em particular, é rica em avenantramidas, que pode oferecer proteção adicional contra o colesterol.
Tomate para prevenir o câncer: ótima fonte de licopeno, nutriente solúvel em gordura que ajuda a proteger contra alguns tipos de câncer, como os de pulmão, próstata e estômago.
Nozes para abaixar o colesterol: as nozes são uma grande fonte de ácido alfa-linolênico, que é um tipo de ômega 3 associado à redução da inflamação.